Qual o significado de mundo VUCA e mundo BANI, e como você pode se adaptar a esse contexto?

Pense em como era o mundo há 4 anos atrás. Agora pense em como tudo era antes da pandemia e como o mundo está agora. São cenários bem diferentes, certo? 

A inserção da internet no mundo empresarial através do que chamamos de “Transformação Digital” resultou no acesso rápido à informação como nunca antes visto e, com isso, na mudança constante do contexto em que estamos inseridos. Se o mundo muda constantemente em alta velocidade, as empresas devem se adaptar rapidamente para alcançar suas novas exigências. Por isso, entender a mudança entre o contexto de mundo VUCA para BANI é essencial para os empreendedores que desejam enfrentar o mundo pós-pandemia com o menor impacto possível.

A seguir, explicamos o significado de cada sigla, o porquê da sua mudança e como se adaptar ao novo mundo.

  • O que é mundo VUCA?
  • A pandemia como catalisadora
  • O que é mundo BANI?
  • Como devo agir depois da pandemia?

O que é mundo VUCA?

O mundo VUCA teve início no pós-Guerra Fria, na década de 1990, indicando as incertezas e mudanças geradas pela instabilidade política da época. O termo foi trazido para o âmbito empresarial durante a crise de 2008, que consolidou o cenário de mudanças constantes e falta de previsibilidade anterior.

Volatility (volatilidade)

É a velocidade com que as coisas acontecem. Tudo muda muito rapidamente, pois trocar informações para tomar decisões se tornou extremamente simples. Esse aspecto dá uma sensação de que o tempo passa rápido demais.

Uncertainty (incerteza)

Um mundo que está sempre mudando gera incertezas quando se pensa sobre o futuro. Prever cenários futuros se tornou cada vez mais difícil. Nesse mundo, qualquer acontecimento pode surgir e gerar grandes mudanças no cenário socioeconômico, exigindo adaptação das empresas.

Complexity (complexidade)

Essas mudanças tornam o mundo cada vez mais complexo. Dizer um simples “sim” insere em si outras dúzias de “nãos” e diversos posicionamentos. Cada problema levantado possui diversas camadas e perspectivas, por isso, a complexidade.

Ambiguity (ambiguidade)

Muito relacionado à complexidade, a ambiguidade significa que, dentro dessa análise, no mundo de hoje não há respostas unânimes: está repleto de tons de cinza – não há certo nem errado. Muitas vezes, algo que pode ser visto como correto, quando observado de outra perspectiva está, na realidade, equivocado, tornando o nosso mundo ambíguo.

Até pouco tempo, o mundo era muito bem definido por essa sigla, contudo, a pandemia do Coronavírus gerou tantas mudanças no contexto socioeconômico e tecnológico, que foi necessário repensar o termo que define o planeta em que vivemos.

Transição para mundo BANI

O mundo VUCA se mostrava como uma realidade do presente, mas que, por outro lado, estava caindo em desatualização por causa da velocidade da digitalização, acabando por não mais apresentar perspectivas para o futuro. Além disso, um acontecimento inesperado pegou todos de surpresa e decretou a nova realidade da nossa sociedade: a pandemia do Coronavírus.

Somando os avanços tecnológicos com as consequências que a pandemia trouxe para a vida do ser humano, estava decretado o fim do Mundo VUCA e o início do Mundo BANI.

Mundo BANI

Criado pelo antropólogo Jamais Cascio, o início do Mundo BANI representa a passagem de volatilidade para fragilidade, da incerteza para ansiedade, da complexidade para a não linearidade e da ambiguidade para a incompreensão. 

A sigla BANI significa Brittle, Anxious, Nonlinear e Incomprehensible, ou, em português: Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível. Mas afinal, qual o significado desses adjetivos?

Brittle (Fragilidade)

O mundo está cada vez mais frágil e dinâmico. O que é uma certeza hoje, pode se tornar uma incerteza amanhã. A economia pode mudar, o mercado pode evoluir e até mesmo novas pandemias podem acontecer. 

É um erro gravíssimo ter uma linha de pensamento despreocupada ao considerar que tudo está sob o seu controle. Temos que ter sempre uma carta na manga. Uma saída para situações urgentes. Precisamos prever o imprevisível, buscando sempre antecipar possíveis contratempos.

Anxious (Ansiedade)

Com o isolamento social e a ausência de respostas, o fator ansiedade prejudicou muitas pessoas. Sendo assim, as incertezas do contexto atual afetaram negativamente a saúde mental da população, de forma que foi gerado um cenário de medo, insegurança e impotência diante das mudanças.

Dessa forma, a tensão de não saber o que estava por vir se tornou uma realidade para a maioria dos profissionais, fazendo com que muitos se sentissem completamente perdidos. 

No mundo BANI, essa ansiedade acarreta no medo de tomar decisões e no receio de criar novas iniciativas.

Nonlinear (Não-linearidade)

A complexidade do mundo VUCA se transformou na não linearidade, marcada especialmente pela desconexão entre causa e efeito. Atualmente, grandes planejamentos passam a não fazer tanto sentido. Já que tudo está em constante mudança, é preciso adaptar o seu negócio para fazer parte dessa realidade.

Incomprehensible  (Incompreensível)

Por último, o conceito de ambiguidade é substituído por um momento de profunda incompreensão, que surge principalmente devido ao excesso de informações. No mundo BANI, as informações correm com tanta velocidade, que simplesmente não sabemos como agir. 

Isso se mostra extremamente prejudicial ao ser humano, que por essência busca resposta para tudo. Além disso, bolar uma estratégia com base em dados pode não dar certo, pois não se sabe mais qual é a veracidade e a longevidade deles.

Como sua empresa deve agir nesse momento?

  1. Aprimore suas “soft skills”

Pelo fato de esse novo conceito se prezar pela valorização das pessoas e de suas capacidades de lidar com cenários de fragilidade e ansiedade. Sendo assim,  habilidades comportamentais (Soft Skills) como resiliência e empatia se tornam cada vez mais importantes.

Para lidar com esse cenário tão complexo, os líderes de empresas precisam de cinco atributos: um elevado grau de autocontrole, discernimento, objetivos definidos, caráter apaziguador e comprometimento com o resultado e com seus comandados.

  1. Invista em tecnologia e proteção de dados

Além disso, outro fator que requer atenção é o uso de dados. Levando em consideração a realidade de sobrecarga de dados, a tomada de decisões pode se tornar mais difícil.

Para lidar com esse complexo dilema, o avanço das tecnologias também pode ser a solução. As dificuldades aumentam mas, por outro lado, estamos apoiados por Inteligência Artificial, Big Data e tantas outras soluções que continuam surgindo para apoiar os empreendedores.

Dessa forma, investir em capacitação analítica e softwares que ajudem as empresas a destrinchar esses novos cenários pode fazer com que grandes desafios se tornem oportunidades.

  1. Entenda as mudanças do seu mercado

Realizar pesquisas é essencial para refletir sobre o seu mercado e se atualizar quanto às demandas exigidas neste novo cenário. Para compreender mudanças nos desejos dos seus clientes, realizar uma breve pesquisa de satisfação através de um questionário é uma ótima ideia. 

Para compreender as diferentes exigências de possíveis clientes, é interessante pensar em pesquisas qualitativas, ou seja, conversas guiadas por um roteiro de perguntas e geralmente realizadas por telefone. Para confirmar que essas são demandas de todo o público, uma pesquisa quantitativa, feita no Google Forms, por exemplo, dará as respostas certas. Assim, o mundo que antes parecia incerto e obscuro, fica mais fácil de entender.

  1. Se atualize com jovens

Quem melhor para entender como o mundo funciona do que as pessoas que nasceram nele? Se atualizar com a juventude, que está mais adaptada a esse modo de vida, garante ótimos insights e traz renovação para a sua empresa. Trocar conhecimento fará com que você compreenda melhor o ambiente onde está inserido. Contactar uma Empresa Júnior, por exemplo, é uma ótima forma de obter essa visão.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é o Mundo VUCA e BANI, o seu significado, os impactos do Coronavírus e como enfrentar o mundo pós-Covid, basta seguir os nossos conselhos para que o seu negócio saia da pandemia com confiança e assertividade.

Sobre nós:

Somos a Empresa Júnior PUC-Rio, uma consultoria interdisciplinar formada por alunos universitários. Trabalhamos nas frentes de Gestão, Comunicação e Arquitetura.

× Agende um diagnóstico