Muitos sonham com a abertura de um negócio ou até mesmo com o desenvolvimento de um novo projeto, mas qual a importância do estudo de viabilidade financeira nessa situação? É essa pergunta que buscaremos responder ao longo do blog. Entende-se que a questão financeira é, muitas vezes, o maior medo dos empreendedores em suas trajetórias. Assim, apresentaremos a relevância dos estudos prévios do cenário atual do mercado para o início da aplicação de qualquer projeto.

O que é o estudo de viabilidade financeira?

O estudo de viabilidade financeira é calculado através das despesas e lucros previstos de um estabelecimento. Sendo assim, é possível calcular o quanto deve ser investido para que um empreendimento se torne viável. São analisados pontos como tempo e dinheiro para entender possíveis retornos, juntamente com a análise de mercado.

Focos de análise

No estudo de viabilidade financeira, são analisados pontos como o capital inicial necessário, a atividade de destino do mesmo, o tamanho do caixa necessário, despesas e receitas a curto, médio e longo prazo, rendimento do capital investido e estimativa de lucratividade.

Esses focos de análise são importantes para que o empreendedor possa ter uma compreensão mais embasada da relação investimento-retorno de seu projeto.

Por que realizar um estudo de viabilidade financeira?

A importância do estudo de viabilidade financeira é realizar uma análise que vai além de um olhar humano. Isso tem como objetivo a redução do risco de fracasso do empreendimento, uma vez que se tem um conhecimento maior acerca das questões que virão a ser encontradas.

Quando realizar esse estudo?

Devemos recorrer ao estudo de viabilidade financeira quando surgir a necessidade de realização de um novo projeto. Em outras palavras, podemos usá-lo quando houver desejo de ampliar a área de atuação de um empreendimento, criar um novo público-alvo ou até lançar novos produtos.

A importância do estudo de viabilidade financeiro pode ser notada em diversas situações. Por isso, é muito importante que o empreendedor esteja alinhado com esses conceitos e necessidades. Dessa forma, é possível minimizar os riscos e possíveis perdas futuras. 

Aqui na Empresa Júnior, contamos com os consultores da área de finanças para realização desse serviço. Que tal marcar um diagnóstico gratuito conosco e saber, em detalhes, como esse serviço pode te ajudar a aprimorar a experiência do seu cliente?!

Gostou do blog? Clique aqui e venha saber mais sobre os serviços de finanças da Empresa Júnior PUC-Rio.

× Agende um diagnóstico