A empresa do McDonalds surgiu em 1940, em Illinois, Estados Unidos e pertencia aos irmãos Richard e Maurice McDonald. Até que em 1955 a rede foi comprada por um dos sócios franqueados, Ray Kroc, que foi o responsável pela expansão dos restaurantes mundo afora. Hoje, o McDonald ‘s é o líder mundial de restaurantes de fast-food, atendendo em média 68 milhões de clientes todos os dias em 118 países. Mas você sabe porque o McDonalds consegue atrair tantos clientes?

Aí vão 4 medidas tomadas pelo Mcdonalds que fazem com que eles conquistem seus milhões de clientes:

Maximização da satisfação dos clientes 

Um dos principais motivos de o McDonalds atrair tantas pessoas é a priorização das necessidades de seus clientes. A partir de uma estratégia chamada “Plano para vencer”, o McDonalds passou a analisar minuciosamente os 5 Ps da empresa: pessoas, produtos, promoções, preços e pontos de venda. 

Visando a satisfação dos clientes, os restaurantes passaram a fazer mudanças em relação ao ambiente no qual estavam inseridos e adicionaram diferentes opções de lanches adaptados às culturas locais, personalizando a experiência.

Tal ação visou trazer uma experiência mais agradável para os seus clientes, algo que deve ser levado em consideração quando pensamos em um serviço que traz maior valor agregado para o que está sendo oferecido.

Adaptação às novas tendências

Frente a mudanças, o McDonalds se posiciona de maneira extremamente efetiva. O restaurante está sempre preocupado em atender os gostos dos clientes, e suprir as suas necessidades por meio de uma boa experiência de consumo. 

Diante da tendência de uma vida saudável, por exemplo, a empresa adicionou ao cardápio opções de saladas e fatias de maçã para acompanhar o lanche infantil.

Além disso, para manter o crescimento do público, a empresa busca novas opções conectadas com as tendências da moda. 

Com o aumento da demanda por produtos para viagem, a empresa reformulou as suas embalagens e criou o McWraps, opção rápida para atender as necessidades do mundo moderno.

No ano de 2020, o restaurante precisou fazer adaptações para lidar com o novo cenário enfrentado pelo mundo inteiro: a pandemia do COVID-19. Novos hábitos surgiram, com as novas necessidades, e a empresa precisou inovar e reforçar seus serviços. O foco, que antes era receber os clientes no restaurante, deu espaço para a aprimoração dos canais de delivery e drive-thru.

O restaurante então, reestruturou seus serviços de delivery, que acabou por se tornar o seu principal meio de vendas.

Com isso, podemos visualizar a adaptabilidade do MCDonalds frente às dores que seus clientes vêm enfrentando e as exigências de mercado, se mantendo sempre atualizada acerca das novas tendências.

Inclusão

O intuito do restaurante é servir com qualidade ao máximo de pessoas possíveis. O McDonalds quer ser um lugar diverso, onde se pode encontrar de um estudante, a um trabalhador a um executivo. 

Todos os tipos de pessoas são bem vindas, sem que haja distinção. E para isso, a rede implementou promoções que permitem com que os produtos sejam acessíveis a um maior número de pessoas. 

A empresa anseia que seus restaurantes sejam ambientes democráticos, por isso, oferece opções de hambúrgueres de menor preço, para que os consumidores de classes emergentes possam ter uma experiência satisfatória.

Marketing Assertivo

Quando Kroc entendeu que o seu público alvo era composto majoritariamente por crianças e famílias, deu início a campanha de marketing assertiva que focava em captar esse público. Em 1965 nasceu Ronald Mcdonald, para um comercial televisivo de 60 segundos, que fez muito sucesso e atraiu muitos clientes.

O McDonalds continuou realizando campanhas de marketing a fim de ganhar a notoriedade do público, como o concurso que selecionava crianças para acompanharem os jogadores na abertura das partidas da Copa do Mundo de 2014. 

Uma campanha de marketing realizada pela empresa, concluiu que o restaurante se tornou tão popular no Brasil, a partir das táticas de dinamização de vendas e satisfação completa dos consumidores, que foi carinhosamente apelidado de “Méqui”. 

No cenário da pandemia, a empresa buscou formas de se aproximar dos seus clientes. Algo que, para muitas organizações, poderia ser um empecilho, visto o claro afastamento das marcas em relação ao seu público devido à quarentena imposta ao redor do mundo.

O McDonalds viu essa dificuldade como uma oportunidade para  inovar e, com isso, conquistar mais espaço nas casas dos clientes. A empresa realizou esse feito entendendo os novos hábitos dos consumidores e ajustando o seu tom de voz nas suas estratégias.

Para isso, utilizou o espaço de propagandas durante uma festa do Big Brother Brasil, mostrando um anúncio no qual eram mostradas pessoas consumindo seus lanches de um novo modo: pijamas.

Com o ajuste no seu tom, a marca conseguiu um feito excelente, se tornar um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, trazendo uma visualização ainda maior para a empresa, tornando-se destaque em relação aos seus concorrentes.

Todas essas medidas são responsáveis por aproximar os clientes da marca, atraindo-os cada vez mais.

Deseja atrair mais clientes para a sua empresa?

Agora que você já sabe as principais ações realizadas pelo McDonalds, a maior cadeia mundial de restaurantes de fast-food, para expandir a atração de clientes e aproximar o vínculo que eles possuem com a sua marca, está na hora de começar a colocá-las em prática na sua empresa!

Manter-se sempre atualizado a respeito do seu público alvo e das tendências do mercado é essencial para um bom desempenho do negócio. O McDonalds apenas conseguiu alcançar as suas metas estabelecidas devido ao conhecimento acerca do seu público-alvo e, como consequência, uma comunicação assertiva e clara com o mesmo.

Na Empresa Júnior, nós oferecemos o serviço de Plano de Marketing, no qual estudamos desde o mercado no qual a sua empresa (ou, até mesmo futura empresa) está inserida, até o seu público alvo e como você deve se comunicar para alcançá-lo. Assim, atraindo cada vez mais pessoas para que sua marca se torne um grande sucesso!

Que tal marcar um diagnóstico gratuito conosco, e saber em detalhes, como esse serviço pode te ajudar a atrair mais clientes para a sua empresa?

× Agende um diagnóstico