Por que seu marketing digital não gera os resultados esperados?


O Marketing Digital é o marketing realizado em ambiente digital, ou seja, na internet, por meio de ações de comunicação e estratégias que visam promover uma marca, ajudando a conquistar novos clientes e vender seu produto ou serviço. Ele inclui o uso de ferramentas como redes sociais, e-mail marketing, sites e apps, permitindo que as empresas se aproximem mais de seus públicos e estejam mais presentes nas suas vidas. Muitas empresas pensam que estão fazendo o marketing delas da maneira ideal, mas durante o caminho podem cometer algumas falhas que as impedem de alcançar os resultados esperados. Para isso, listamos aqui 4 estratégias fundamentais para o marketing digital de seu negócio.

1. Planejamento

Marketing, em sua essência, é criar valor a um produto ou serviço oferecido pelo negócio e, para isso, é necessário um planejamento prévio. Um mau planejamento, ou até mesmo a falta dele, cria barreiras para a alavancagem da empresa e, até mesmo, uma má concepção sobre a mesma, afastando mais os clientes do que os atraindo. Com isso em vista, é preciso ter uma estratégia definida para que seus objetivos não fiquem confusos. Traçar um planejamento de marketing envolve as suas metas, o público que você pretende atingir e a estratégia escolhida para fazer isso. Um erro comum no planejamento a é deixá-lo no papel e não aplicar na prática.

2. Conteúdo relevante para o público alvo

Um dos maiores problemas da atualidade são conteúdos sem embasamento. Diversas empresas produzem um alto número de conteúdo, mas estes acabam não trazendo o retorno desejado. Isso é consequência da falta de conhecimento do seu público alvo. Para isso não acontecer, é indicado selecionar temas que tenham relação com o seu produto ou serviço e que abordem questões de interesse do público. Sem o mapeamento e entendimento do seu alvo, torna-se impossível ter assertividade em seus conteúdos, criando um ciclo vicioso de posts com pouca relevância para os clientes e baixo engajamento. Tendo o público alvo bem mapeado, torna-se bem mais fácil cativá-los, aumentar o engajamento e trazer retornos.

Dica: Para descobrir os assuntos que mais chamam a atenção, é interessante verificar quais palavras-chave têm sido mais buscadas, para obter insights e ideias dos temas a serem produzidos.

3. Análise de dados

Os dados surgem para serem analisados e transformados em informações, que por sua vez precisam gerar conhecimento para desenvolver ainda mais o negócio. Sendo assim, é necessário levantar todos os dados possíveis do ambiente digital, definir a mensuração desses resultados periodicamente e reunir, em documentos, todas as estatísticas coletadas. Em seguida, procurar analisar quais são os aspectos positivos e negativos que cada relatório apresenta. Com isso torna-se viável entender como esses aspectos podem influenciar na tomada de decisões e elaborar uma conclusão. O marketing baseado em dados é fundamental para ter sucesso no ambiente digital, afinal o que pode ser medido pode ser melhorado.

4. Estética e layouts

Além do conteúdo de qualidade, é necessário ter uma identidade visual clara e agradável, sabendo escolher as palavras certas, atrair atenção para a temática e passar a mensagem de forma direta. Boa parte das empresas não criam uma estratégia visual para participar das redes sociais, o que acaba as prejudicando pois estas são uma poderosa ferramenta de relacionamento com os consumidores. A identidade visual ajuda a guiar a leitura, facilitar o entendimento das informações e aumentar o reconhecimento e associação do conteúdo à imagem da sua marca.  Dessa forma, o seu negócio consegue se  destacar no meio digital.

Com esses quatro tópicos bem definidos se torna possível uma imagem mais coerente e compreensível da sua marca em um ambiente digital. O marketing é um processo contínuo e por isso é interessante que você trace um plano com metas que sejam realistas para o seu negócio. Um marketing digital de sucesso envolve organização, colher os resultados e analisar o que funcionou e o que ainda precisa ser aprimorado.

  • Rafaella Montuori

× Agende um diagnóstico