O que são OKRs?

Tirar ideias e planejamentos do papel, em qualquer empresa, é um processo que exige o uso de ferramentas e métodos que visam uma gestão eficiente. Nesse sentido, a fim de alcançar o que almejam, muitas organizações passaram a utilizar os OKRs, um modelo de gestão ágil de desempenho com foco nos resultados.

Essa metodologia ganhou destaque ao ser utilizada por grandes nomes como Google, Spotify e Linkedin. Em tradução literal, Objectives and Key Results significa Objetivos e Resultados Chave, em que os Objetivos são descrições de uma meta a ser alcançada, e os Resultados Chave, as métricas que indicam o desempenho de forma quantitativa.

Sua grande diferença para os métodos tradicionais é que seus processos são simples e de cadência rápida, e requerem um grande engajamento de todos os colaboradores para que as metas sejam atingidas. No mais, quando aplicados com êxito, os OKRs funcionam como uma ferramenta de comunicação interna, integrando as equipes por meio de objetivos alinhados à cultura organizacional da empresa.

Como funcionam as OKRs?

Entender a estrutura da metodologia OKR é bem simples. Em primeiro lugar, são determinados os objetivos principais da empresa, ou seja, o que ela pretende alcançar. É recomendado que eles sejam curtos e claros, mas que ao mesmo tempo sejam capazes de motivar todos os membros da organização.

Logo em seguida, deve-se pensar em metas que, se cumpridas, garantirão o sucesso dos objetivos principais. Essas metas são chamadas de resultados-chave. É importante que sejam pensados de forma numérica para que o seu progresso seja facilmente analisado.Para facilitar o entendimento, aqui vai um exemplo:

OBJETIVO PRINCIPAL: Aumentar o fluxo de clientes no seu restaurante.

RESULTADOS-CHAVE:

  1. Enviar 1.000 emails marketing em uma semana.
  2. Investir R$ 5.000,00 em anúncios em redes sociais.
  3. Atingir 1.000 interações dos seguidores no Instagram em uma semana.

Viu como é fácil? Agora o próximo passo é pensar de que forma essa estrutura pode se aplicar ao seu negócio.

Como inserir a metodologia OKR na sua empresa

Apesar de ser uma metodologia simples e direta, não basta apenas pensar em objetivos e resultados-chave para finalizar a estratégia.Tendo isso em vista, listamos abaixo sete passos que garantirão um bom funcionamento da metodologia, permitindo que ela gere resultados.

1- Saiba definir suas metas

É essencial definir metas claras e que sejam possíveis de serem atingidas. Metas muito complicadas podem ocasionar na falta de alinhamento e de motivação entre os membros de sua empresa.

2- Pense nos objetivos coletivamente

Para que todos os funcionários se engajem no objetivo, é interessante que, além dos gestores da equipe, eles também façam parte das tomadas de decisão. Por mais que estejam em um patamar hierárquico inferior, todos os colaboradores podem contribuir com insights que certamente agregarão ao resultado final.

3- Estabeleça prazos plausíveis

Essa etapa requer um olhar estratégico. Deve-se tomar cuidado para que não seja estabelecido um prazo nem muito curto, nem muito longo. Enquanto um prazo muito curto pode gerar desmotivação devido a um alto nível de estresse pelo excesso de demandas, uma data de entrega muito distante ocasiona em funcionários trabalhando com baixa produtividade.

4- Pense em como dividir suas tarefas

Assim como em um time de futebol, diferentes atletas são designados para criar as jogadas, finalizar ao gol e defender ataques do adversário. Na sua empresa, cada funcionário possui uma habilidade específica. Dessa forma, cabe ao líder do grupo alocar funções aos membros de forma que o talento de cada um seja impulsionado e gere os melhores resultados possíveis para a equipe.

5- Acompanhe os resultados constantemente

É essencial que se analise o andamento do projeto constantemente. Isso garantirá a consistência do trabalho, permitindo que erros sejam identificados e corrigidos rapidamente.

6- Exponha os OKRs para sua equipe

Ser transparente com sua equipe é meio caminho andado para atingir o sucesso. A partir do momento em que todos os membros se sentirem igualmente importantes, haverá maior motivação e determinação para alcançar os objetivos.Ademais, saber como o projeto se encaminha em tempo real estimula os membros a manter o ritmo desejado.

7Foque nas métricas

Jamais confunda esforços com resultados. É claro que a dedicação de cada um é um ponto muito importante, mas de nada adianta se esforçar se os resultados não são alcançados.Caso isso aconteça, é necessário dar um passo atrás e procurar onde houve equívocos.

OKRs na Empresa Júnior PUC-Rio

Na Empresa Júnior PUC-Rio, usamos essa metodologia em nosso Planejamento Estratégico. Nesse contexto, a fim de deixar nosso objetivo anual mais tangível para todos os sócios, foram traçadas metas que queremos alcançar e os resultados chaves para que possamos estar em constante acompanhamento do nosso desempenho.
Em suma, percebe-se que os OKRs podem funcionar como uma ótima ferramenta de gestão e comunicação interna. Alinham toda a equipe de trabalho, ditam o ritmo da organização e como consequência, trazem resultados rápidos e efetivos para a sua empresa.

  • Antônia Pires e Ricardo Villar
× Agende um diagnóstico