Tudo sobre o significado, por que é importante e um passo a passo sobre como fazer um Planejamento de Trajetória.

Também conhecido como Plano de Carreira, o Planejamento de Trajetória é o primeiro passo para se ter uma história de sucesso! Esse método consiste em refletir sobre seus principais objetivos pessoais e profissionais e colocá-los no papel. É pensar no que deve ser feito a partir de hoje para alcançar um futuro de sucesso e oportunidades.

Mas por que esse planejamento tem se tornado tão importante?

Nos anos 70, as pessoas iniciavam suas carreiras em uma empresa e permaneciam nela por tempo indeterminado. Hoje, o seu crescimento profissional está nas suas mãos: o mercado de trabalho atual encontra-se significativamente diferente, uma vez que sua carreira pode ser construída por etapas. Se especializando em cargos diferentes em diversas empresas, você constrói a bagagem necessária para alcançar seu emprego – e vida – dos sonhos, sem precisar sempre esperar pelo reconhecimento da firma para atingir o próximo patamar. Antes, a vida profissional era uma linha reta, com início, meio e fim planejados. Hoje, é uma montanha-russa, por isso, devemos nos planejar para conseguir aproveitá-la da melhor forma possível.
Se você não sabe por onde começar, não se preocupe: Trazemos aqui os passos fundamentais para você dar início ao seu plano de carreira agora!

5 passos essenciais para realizar seu plano de carreira:

1 – Defina o seu objetivo final
O futuro é composto por projeções dos nossos sonhos, somos nós que o construímos. Nesse momento inicial, volte-se para si e reflita sobre onde você deseja chegar em um cenário ideal. Se tiver um emprego dos sonhos ou cidade dos sonhos onde deseja morar, essa é a hora de colocá-las no papel. O que deseja aprender? Onde espera estar daqui a 5 ou 10 anos? Como seria, para você, a relação ideal entre trabalho e vida pessoal?

2 – Estude o LinkedIn
Realizar pesquisas no LinkedIn pode parecer um pouco estranho para algumas pessoas, contudo, é imprescindível usar a rede social profissional ao seu favor. Os usuários são constantemente influenciados a completar dados básicos para atingir um “perfil campeão” e são essas informações que te ajudarão a conhecer um pouco mais sobre o que você deve fazer para alcançar o seu objetivo final. Busque pela empresa ideal onde você deseja trabalhar. Em qual área você se encaixa? Quem são as pessoas que compõem esse segmento? Onde elas estudaram? Quais são os feitos e conhecimentos que as levaram até lá? Não se esqueça de se “conectar” com essas pessoas, especialmente com cargos estratégicos, como RH e níveis mais próximos ao seu. Se você é um estudante universitário ou estagiário, por exemplo, se conecte com trainees do empreendimento. Faça o seu #networking!

Quer saber mais dicas sobre como usar o LinkedIn? Dá uma olhada nesse texto aqui!

3 – Pense nas competências necessárias
Pessoas qualificadas possuem mais chances de chegar onde querem e enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Por esse motivo, é importante compilar e avaliar as competências observadas nos perfis do LinkedIn, assim como definir como você irá desenvolvê-las. Se você, por exemplo, é um universitário, pense no seu primeiro emprego como uma porta de entrada para a sua carreira de sucesso. O que as pessoas que, hoje, estão no seu emprego dos sonhos fizeram para chegar lá? Após decididas, é momento de ir atrás das ferramentas que podem te ajudar nesta jornada, como livros, cursos ou até mesmo matérias eletivas e domínios adicionais do seu curso de graduação.

4 – Seja organizado
Pense em uma espécie de linha do tempo para alcançar os conhecimentos necessários. Mapeie seus próximos passos, reflita sobre as pessoas e lugares que podem te ajudar no desenvolvimento de certas competências e quando é melhor você buscar por elas. Lembre-se que a organização é uma peça fundamental para o sucesso. Visto isso, ter uma agenda com passo a passo, prazos e objetivos detalhados impede que você se desvie da jornada planejada. Alguns exemplos de ferramentas para te ajudar são: aplicativos de agendas como o Google Agendas, plataformas de organização como o Trello e sites de quadro branco como o Miro.

Coloque a mão na massa!

Agora você já entende a importância de traçar o caminho necessário para alcançar seus objetivos e como isso pode fazer toda a diferença para a sua carreira. Lembre-se: organização é a chave do sucesso e estar preparado para o que vem pela frente é essencial. Visto isso, agora é hora de se preparar para um futuro de conquistas.

  • Maria Antonia Pires e Rafaela Lima
× Agende um diagnóstico