No final do ano passado, a Globo redesenhou sua identidade visual, atualizando sua aparência e a forma que se apresenta para o público. A novidade veio, pela primeira vez, junto à clássica campanha de final de ano da empresa. A ideia seria homenagear aqueles que se foram durante a pandemia, mas mantendo uma visão otimista para o futuro.

Apesar disso, o novo visual da emissora brasileira repercutiu nas redes sociais e muitos internautas compartilharam opiniões polêmicas sobre o assunto. Pensando nisso, iremos discutir alguns pontos importantes sobre o caso, a importância de ter uma identidade visual bem consolidada e desenvolvida e entender o que a Globo pode nos ensinar sobre Design.

Anos de história ganhando uma atualização

Hans Donner, designer teuto-brasileiro de cidadania austríaca, atuou na TV Globo até 2016, sendo o criador do famoso logotipo da empresa na década de 1970. Isso permitiu que a empresa recebesse muitos comentários acerca de como as cores conseguem extrapolam os limites do símbolo, estando agora presentes em toda a tela da televisão.

Embora tenha as suas diferenças, a nova identidade visual busca manter o legado de Hans, reforçando a tradição da Globo e o respeito a todos os anos de história. Agora, o já conhecido logotipo, acompanha seis novas cores, estando em sintonia com a sociedade atual. A proposta por trás da novidade é trazer uma personalidade mais humana, companheira e popular, estando antenada nas transformações do nosso país. Para entender mais sobre essa transição de identidade visual, clique aqui!

Assim, mostra-se a importância de ter todo um embasamento por trás da identidade visual criada, já que o objetivo vai muito além de ser esteticamente bonito. Apesar da recepção de muitos internautas ter sido negativa, entende-se que há uma conceituação, sendo definida a essência e os conceitos que guiam as escolhas gráficas e visuais. Na imagem abaixo, é possível visualizar a evolução da logo da Globo ao longo dos anos.

Importância de uma identidade visual consolidada

Entende-se como identidade visual todos os elementos gráficos que vão representar a empresa ou produto criado. Seja o nome, a paleta de cor, tipografia, etc., todos são pensados tendo como princípio a conceituação, a primeira etapa por trás de uma identidade visual. Exemplos clássicos disso são o icônico “M” amarelo com fundo vermelho ou até a maçã mordida, já que basta bater o olho e sabemos sobre qual marca estamos falando.

Tendo isso em vista, a Globo sendo uma emissora notória nacionalmente, está presente há bastante tempo no imaginário da população, gerando identificação. Tudo isso é consequência de uma identidade visual consolidada, transmitindo todos os valores e o que ela preza como empresa.

Como desenvolver uma identidade visual com a minha cara?

Agora que você já sabe as principais ações realizadas pela Globo, maior conglomerado de mídia e comunicação do Brasil, está na hora de começar a colocá-las em prática na sua empresa!

Gostou do blog e deseja implementar algum serviço de design no seu projeto? Nós podemos te ajudar! Na Empresa Júnior PUC-Rio nós oferecemos diversos serviços de Design que com certeza se encaixam com o seu objetivo. Clique aqui e venha saber mais sobre os serviços oferecidos e além disso, para entender mais sobre as vantagens de contratar a Empresa Júnior PUC-Rio, não deixe de dar uma olhada nesse outro blog.

Que tal marcar um diagnóstico gratuito conosco, e saber em detalhes, como esse serviço pode te ajudar a atrair mais clientes para a sua empresa?

× Agende um diagnóstico