Já estava produzindo uma arte para um post ou até quis utilizar uma imagem com fundo transparente, mas não conseguia encontrar o formato desejado?!

Entendemos que às vezes é complicado compreender qual forma deve ser utilizada em determinada ocasião. Pensando nisso, escrevemos algumas dicas para você saber o formato ideal de arquivo para o seu projeto!

JPEG/JPG (Joint Photographic Experts Group)

Desenvolvido por um grupo de fotógrafos na década de 80, seu intuito seria possibilitar o compartilhamento de fotografias e o seu uso online. Assim, esse formato minimiza o tamanho do arquivo, tornando-o mais leve e facilitando sua distribuição.

Entre suas desvantagens estão a perda de qualidade e a baixa qualidade de impressão. Isso acontece por conta do seu tamanho reduzido, o que faz o arquivo perder certas informações da imagem como consequência da compressão. 

PNG (Portable Network Graphics)

O Portable Network Graphics (Gráfico para redes portáteis), ou PNG, como é mais conhecido, foi criado com o propósito de substituir o formato GIF, já que esse detinha patentes e dificultaria o uso gratuito.

Dessa forma, em 1993, o PNG foi criado, se diferenciando do JPEG por conseguir manter uma maior qualidade dos arquivos. Uma das suas principais características é a capacidade de lidar com arquivos com fundo transparente, sendo utilizado geralmente em logotipos, ícones e textos.

PDF (Portable Document Format)

Por último, temos o PDF, um formato de arquivo criado pela Adobe. Esse surgiu com o objetivo de ser uma configuração de documento universal, podendo ser utilizado em qualquer sistema e dispositivo. 

Seu diferencial se deve ao fato de ser uma cópia exata do arquivo criado, sem sofrer alterações e nem perder a qualidade. Por conta disso, é ideal para a impressão, uma vez que não compromete as informações da versão impressa.

Entretanto, apesar das vantagens, é importante destacar que ele não é facilmente editável, sendo recomendado exportar nesse formato apenas quando o arquivo estiver no seu modelo final.

Saber o formato ideal de arquivo para seu projeto pode, em muitos momentos, ser difícil. As particularidades desses são muito específicas e fazem toda a diferença no produto final. 

Sabemos da importância de uma boa escolha quando se trata desse ponto, por isso trouxemos essa apresentação sobre os principais formatos disponíveis. Além disso, desenvolvemos um material baixável para te ajudar nesse processo! 

Aqui na Empresa Júnior PUC-Rio contamos com uma área de design com diversos serviços estratégicos para seu negócio! Clique aqui e venha contratar uma consultoria de Design! 

× Agende um diagnóstico