O que é Compliance e 3 passos essenciais para implementar.

O que Compliance significa? 

Se você está lendo esse texto, é porque já se perguntou o que é “Compliance” e encontrou definições complexas e em inglês que não te tiraram do escuro.Mas, daqui pra frente isso vai mudar porque Compliance é o programa criado por uma empresa para estar de acordo com as leis a ela aplicáveis, e, principalmente, com o próprio desenvolvimento do empreendimento e de seus membros. Logo, ter um programa de Compliance atualizado é muito importante para mostrar ao mercado que a sua empresa está em constante aperfeiçoamento, o que pode atrair mais clientes. 

Primeiro passo

Uma ação inicial é conscientizar a sua empresa de que todos os membros estão lá para um fim comum: se desenvolver e deixar a empresa, como pregamos aqui na Empresa Júnior, melhor do que pegaram. Por isso, é essencial que o primeiro passo de implementação seja a conversa dos sócios da empresa com todos outros membros para os conscientizarem sobre  o fim da iniciativa que é de desenvolver os membros, principalmente no âmbito profissional, e a própria empresa de forma transparente e ética. Logo, quando se cria um ambiente consciente disso e que se pauta pelas boas práticas se consegue naturalmente mostrar isso aos clientes da empresa.

Pontos chave: Dentro da empresa, é necessário que se tenha transparência entre os membros e comportamentos profissionais, ou seja, linguagem, roupa e comportamentos adequados ao ambiente de trabalho, que transmitam a essência e valores do seu empreendimento, essa é a mensagem que os responsáveis pelo programa de Compliance devem passar. 

Segundo Passo

Quando se constrói um ambiente de trabalho como o descrito acima, é natural que os clientes percebam o comprometimento da empresa com a qualidade de seus serviços. Em razão disso, é importante criar um Código de Ética que formalize o que foi falado no primeiro passo. Podemos usar o nosso Código de Ética  como exemplo. Ele dispõe sobre os objetivos da empresa, que inclui o desenvolvimento dos membros, como se comportar no ambiente de trabalho, quais roupas usar e o que não fazer como membro da empresa que inclui não vincular a empresa a fins políticos. Leia aqui o nosso Código de Ética!

Assim sendo, esse documento formaliza as boas práticas que se deve seguir como membro da empresa e como cliente, visto que, quando um cliente trabalha conosco, ele automaticamente se alinha aos nossos valores e posicionamentos, ou seja, também se submete ao nosso Código de Ética. Esse movimento também é muito importante para mostrarmos que estamos caminhando juntos na mesma direção:  ao nosso desenvolvimento mútuo.

Terceiro Passo

O terceiro passo essencial é a implementação de uma Ouvidoria, que também é interessante que seja colocada no Código de Ética, na medida que é um canal aberto de recebimento de comentários sobre a empresa ou de condutas de membros como elogios, o que melhorar, reclamações e denúncias Esse mecanismo, é importante para que a empresa tenha sempre um canal de comunicação aberto com seus membros e clientes, porque a Ouvidoria é um canal que recebe muita informação para auxiliar no desenvolvimento da empresa. 

É provável que você esteja se perguntando por onde que você receberia essas denúncias, e quem faria parte da Ouvidoria. Em relação à primeira pergunta, você pode criar um e-mail para a Ouvidoria da sua empresa e já na segunda, os sócios da empresa ou diretores, porém, não há regra específica para isso, importante é serem pessoas que podem tomar medidas em relação aos comentários recebidos pela ouvidoria. 

Dica Extra

Você que já tem uma empresa ou busca empreender, tem de ter em mente que um programa de Compliance realmente cria segurança aos seus clientes. Porém, é necessário justamente para evoluir sua empresa e seus membros, ter um planejamento estratégico bem pensado, um plano de marketing para atingir melhor seu público alvo, entender se seus processos internos estão otimizados, entre outras questões essenciais para quem quer empreender. 

Pensando nisso, a Empresa Júnior PUC-Rio pode te ajudar, pois há mais de 26 anos ajudamos empreendimentos a se desenvolverem e empreendedores a tirarem seus sonhos do papel, fica o convite para marcar sua reunião de diagnóstico sem compromisso conosco por meio do seguinte e-mail: faleconosco@empresajunior.com.br .

Qualquer dúvida ou comentário estamos abertos para conversar!

  • Texto realizado pelo sócio Gabriel Mello.
× Agende um diagnóstico