O Pix é um novo sistema de pagamentos anunciado pelo Banco Central em fevereiro de 2020, que permite transferências e pagamentos em tempo real – funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo feriados e fins de semana. O objetivo de sua criação foi desburocratizar os modelos de operações com dinheiro, facilitando a rotina tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.

Sim! PJs também podem utilizar o PIX!

Para quem possui um empreendimento, o Pix PJ também é uma modalidade de pagamento vantajosa em relação aos meios tradicionais. As transferências são rápidas com tarifas gratuitas ou com preços muito baixos.

Para utilizar o PIX PJ, basta que a pessoa tenha uma conta ou carteira digital em alguma das instituições financeiras participantes.

Como cadastrar o PIX para a minha empresa?

É necessário ter uma conta transacional mantida em uma instituição financeira que ofereça a modalidade.

Para quem não sabe como cadastrar o pix para empresas, o processo é fácil. Basta fazer o registro nos próprios canais do banco que a organização possui conta. Depois você irá informar qual chave Pix a empresa gostaria de utilizar no cadastro.

Quais são as taxas do PIX PJ?

Enquanto a opção de PIX para as pessoas físicas é gratuita, para as empresas pode haver uma taxa por transação ao receber ou fazer pagamentos e nas transferências. Os valores variam de uma instituição para outra. Ainda assim, a taxa a ser cobrada tende a ser menor do que as cobradas em outras modalidades.

Quais as vantagens para os negócios com PIX?

O Pix parte do princípio de um pagamento mais eficiente e seguro. Por isso, listamos 3 benefícios do Pix para pessoas jurídicas!

Maior economia

Como a organização não precisa contar com intermediários que cobram taxas a cada pagamento e recebimento, é possível reduzir custos nas operações.  

Facilidade para as empresas na relação com seus stakeholders

Suas operações são concluídas em segundos e os valores pagos ou recebidos ficam disponíveis imediatamente. Além disso, a empresa consegue facilitar o pagamento dos salários dos próprios funcionários, depósito para fornecedores, impostos e outras obrigações.

Maior segurança

O PIX também reduz parte do risco associado às vendas, principalmente para as empresas que negociam diretamente com o consumidor final. Como os pagamentos são imediatos, é possível reduzir os riscos de fraude.

O PIX revolucionou o jeito com que o brasileiro efetua seus pagamentos! São várias as vantagens para o uso desse sistema na sua empresa. Para saber outras formas de dinamizar e atualizar seus sistemas financeiros, veja os serviços que a Empresa Júnior PUC-Rio pode te oferecer!

× Agende um diagnóstico