A visualização da identidade de sua marca em mockups é fundamental. Além de uma boa construção da identidade visual, eles formam um conjunto de elementos gráficos com o fim de transmitir de maneira rápida e eficiente o conjunto de conceitos, qualidades e atributos que caracterizam sua marca. Portanto, é essencial compreender como usar o mockup no design.

Tendo isso em mente, separamos algumas vantagens, desvantagens e a importância de ter um profissional capacitado na criação de imagens que utilizam desse tipo de representação.

O que é Mockup e como ele é feito no design?

Traduzido do inglês, mock-up significa modelo ou maquete. Ao trazer para o universo do design, eles são arquivos que permitem simular como ficaria uma arte em um objeto. Ecobags, embalagens de cosméticos e itens de papelaria são só alguns dos inúmeros exemplos de mercadorias que possibilitam o uso desse modelo em escala.

Embora o resultado permita uma rápida edição, a produção de um mockup de qualidade pode levar um bom tempo. Inúmeras questões são levadas em consideração durante esse processo. Como por exemplo: o material a ser simulado, a luz, o enquadramento, a relação entre figura e fundo, a escala dos objetos e a organização do documento.

Em sua grande maioria, esses arquivos são feitos por designers. Os profissionais podem utilizar programas de edição de imagens, como o Photoshop e o Illustrator, ou de modelagem 3D para criá-los, como o Cinema 4D e o Blender. Já que eles têm um maior controle para pôr em prática todos os pontos mencionados anteriormente.   

Designers e outros profissionais de comunicação utilizam muito essas simulações nas suas apresentações e em seus portfólios. Assim como já fizemos aqui na Empresa Júnior, quando realizamos um projeto de identidade visual para o Ateliê Beans. Não realizamos aplicações por sermos uma empresa de consultoria, mas podemos demonstrar como elas podem ser desenvolvidas. Nesse projeto utilizamos mockups de cartões e ecobags para tal.

Vantagens do uso de um mockup no design

Ajudar na comunicação:

A apresentação de um projeto é tão importante quanto a criação do design em si. Saber como usar o mockup no design é essencial. Trazer apenas os grafismos separados, o arquivo fechado ou impresso de um rótulo, nem sempre comunica como o item vai ficar no final. O cliente muitas vezes não tem o olhar do designer e tem dificuldade em visualizar como a arte ficará impressa no produto final. Enviar um pdf para cliente como se fosse para impressão não é o mais adequado. Principalmente se a pessoa não tiver experiência prévia em impressão e criação de produtos. 

Pensando nisso, os designers utilizam muito os mockups com a finalidade de ajudar o cliente a entender como uma embalagem ou identidade visual podem se manifestar na realidade.

Ou seja, o uso desse material facilita com que qualquer membro de uma empresa ou um cliente consiga compreender o que a equipe criativa está propondo. Isso proporciona um ambiente no qual todos possam dar feedbacks qualitativos. Dessa forma ocorrem menos mal entendidos, facilitando a aprovação e tornando a etapa de reajuste mais rápida e satisfatória para o consumidor.

Essa pequena ação ajuda a sua empresa a ser bem vista. Porque seus clientes receberam identidades visuais, embalagens e outros projetos gráficos com uma maior qualidade e mais alinhado com as expectativas dos contratantes. Por isso, é imprescindível saber como usar o mockup no design.

Forma rápida e barata:

A criação de uma simulação física de algo requer tempo e dinheiro. Além disso, questões como o tamanho do suporte, ou o material que precisa ser utilizado, encarecem e dificultam a produção. Por conta disso, os mockups são uma opção muito utilizada. Eles possuem um baixo custo, um tempo de produção relativamente rápido e um bom resultado final.
Além disso, como eles já são criados pensando na disposição do item a ser apresentado e na iluminação, não há necessidade de fotografá-los para mostrar para um cliente. Diminui tempo e dinheiro, pois não haverá necessidade de contratar um fotógrafo ou estúdio para tal teste e caso o cliente peça uma alteração ou desaprove o que foi mostrado, não será necessário repetir essas etapas.

Desvantagens de não comprar mockups

Limitações em mockups gratuitos:

Por outro lado, também há algumas desvantagens no uso de mockups, principalmente entre os modelos gratuitos, que costumam ser limitados e muito semelhantes entre si. Para conseguir encontrar um modelo que se destaque, é necessário que se faça uma pesquisa extensa ou se utilize modelos pagos. 

A importância do mockup ser feito por um designer

Além disso, é muito importante que os mockups sejam feitos por designers. Profissionais adequados que dominam as técnicas necessárias para um melhor resultado final. Por isso, é necessário que haja alguém que saiba como usar o mockup no design de um produto. Dessa forma, distorções nas imagens são evitadas e é mantida a qualidade do arquivo.

Não só isso, mas o profissional também é capaz de utilizar suas habilidades de forma a tornar tal representação virtual ainda mais real, simulando de forma mais verídica o objeto desejado pelo cliente.

Por já possuir experiência na realização de tais trabalhos, esse profissional já sabe em que locais pesquisar os mockups que ele irá utilizar, sejam eles gratuitos ou pagos.

Normalmente, quando não se tem experiência no assunto, não profissionais elaboram mockups virtuais através de sites. Realizar nos softwares adequados geram resultados mais bem feitos. Visto que os sites não dispõem de tantos recursos e ferramentas quanto tais softwares, sendo bastante limitados.

Além do mais, muitas vezes, ao se depararem com mockups muito semelhantes, os designers conseguem contornar a situação, criando um mockup único e exclusivo para o seu cliente através de modelagens tridimensionais ou montagens digitais. Dessa forma, aquele produto se destaca ainda mais do restante.

Inclusive, o  uso de mockups é muito comum na Empresa Júnior, não só no interno, mas principalmente no externo, dentro da frente de Comunicação. Em alguns de nossos serviços como identidade visual, branding e layout de embalagem são entregues os mockups como parte dos arquivos finais, além das demais entregas. Dessa forma, nosso cliente já consegue ter uma visão de como a sua identidade visual ficará quando aplicada em seus produtos.

Agora que você já sabe a importância tanto do design quanto dos mockups para a melhoria do seu serviço, que tal entrar em contato com a gente e marcar uma reunião de diagnóstico gratuita?

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