Uma empresa que tem seus processos aprimorados de forma constante ganha competitividade no mercado. Por isso, para se manter em uma boa colocação no mercado competitivo é preciso ter um negócio ágil e eficiente!

O caminho para obter essa agilidade e ser um destaque passa por uma boa gestão dos processos do seu negócio.

Ainda que o gerenciamento de processos seja um conceito de gestão extremamente importante, as metodologias utilizadas para tal função ainda são muito inexploradas. O BPMN é uma dessas metodologias e ela pode mudar a gestão da sua empresa. Quer saber por quê? Preste atenção!

BPMN (Business Process Model and Notation ou Gestão de processos de negócios em português) é uma notação que traz uma representação gráfica de um fluxo de processos. Em outras palavras, é um conjunto de ícones que permite a montagem visual de uma operação, mostrando todo o fluxo de processos e suas etapas.

Ainda na dúvida se essa metodologia se aplica ao seu negócio? Trouxemos 4 razões que deixam claro a importância do BPMN em qualquer gestão de processos.

  • Otimizar processos

A primeira e mais importante razão pela qual o BPMN pode mudar a gestão da sua empresa é pelo fato que a representação visual de um processo, através de desenhos e ícones, pode fazer com que gargalos na operação sejam percebidos. Isso faz com que a operação não possua retrabalhos e, por consequência, tenha redução de tempo, gastos e falhas.

  • Facilidade

O BPMN é uma notação muito simples e intuitiva. Não é preciso de um estudo profundo para compreender os ícones e desenhos utilizados. Profissionais de diferentes áreas do conhecimento podem entendê-lo e utilizá-lo para melhorar processos.

  • Evolução Contínua

Entender os processos faz com que os erros da operação sejam percebidos. No momento em que entende-se que algo está errado, um passo já está dado para resolvê-lo. Sendo assim, a melhoria contínua vai ocorrer mais facilmente após a utilização de um mapa por BPMN.

  • Transparência dos processos

Com a implementação do BPM, os processos se tornam mais transparentes para os colaboradores. Dessa forma, todos ficam mais cientes dos seus processos e, consequentemente, executam as suas atividades com uma maior qualidade e alinhadas com os objetivos da empresa.

A metodologia BPMN não é apenas uma tendência, já se tornou uma realidade no cenário empresarial, que ajuda desde multinacionais até pequenas empresas que estão saindo do papel

Agora que você já sabe as vantagens dessa metodologia, aproveite para entrar em contato com nossos consultores e saber mais sobre como a Empresa Júnior pode ajudar a alavancar o seu negócio!  Sendo uma consultoria interdisciplinar conseguimos ter uma visão holística do seu negócio e propor metodologias que vão mudar a forma como você faz a gestão da sua empresa!

Texto escrito por Beatrice Stewart e Isabella Lins

× Agende um diagnóstico