A apresentação de um currículo é o primeiro passo para ingressar em um novo emprego. Para isso, é necessário que esse documento se destaque diante dos demais feitos pelos outros candidatos. Desta forma, há uma série de requisitos a serem cumpridos para que um currículo fique ainda mais completo.

Formatação
A formatação de um currículo pode ser um grande diferencial. É a partir dela que são notadas características e habilidades do candidato, como a organização, apresentação e a capacidade de se promover. Em complemento, a diagramação do documento é um fator passível de exposição de criatividade; em algumas profissões, como arquitetos e designers, isso é mais ponderado. Tem dificuldade para fazer isso? Sites como Canva, Kickresume, CVMaker, entre outros, disponibilizam modelos pré-prontos.

O Texto
A escrita é um coeficiente muito analisado, por se tratar de um esclarecimento de como um candidato se comunica e de que forma irá se adaptar com a situação. Erros de português e textos muito longos ou pouco objetivos são condições que desagregam o currículo, por exemplo.

Resuma suas qualificações e sua área de atuação
Por não se tratar de um texto longo, o poder de síntese é sempre muito bem-vindo em um currículo. A melhor forma de fazer isso é expor objetivamente sua área de atuação e adequar suas qualificações que melhor se encaixam dentro da vaga pela qual está  aplicando. 

Agregar nas experiências
A trajetória é uma das partes mais importantes de um currículo. Aqui, o entrevistador poderá observar as experiências que o candidato vivenciou, sejam elas trabalhos profissionais, formação acadêmica, cursos ou outras atividades complementares. O candidato expor algumas informações de uma empresa que já tenha trabalhado previamente é outro ponto importante, já que indica preocupação para contextualizar o currículo. Além disso, é sempre bom indicar que está com interesse por novas experiências. Habilidades também são sempre muito bem-vindas, como o uso de plataformas digitais, por exemplo, o pacote Adobe e Office.


Os tópicos elencados são fundamentais para a confecção de um bom currículo. Portanto, a capacidade de organização, a experiência e a articulação de ideias, uma vez apresentadas, já indicam um grande diferencial. Boa sorte na elaboração do seu documento!


-Felipe Jordão

× Agende um diagnóstico