Em uma sociedade digital e imediatista, que busca cada vez mais consumir conteúdos curtos e de fácil absorção e interpretação, é preciso saber como instigar e reter a atenção do público e potenciais clientes para o seu negócio.
Segundo o Relatório Global de Inteligência de Mídia da eMarketer, a população mundial passa, em média, 2 horas e 29 minutos por dia navegando nas redes sociais. Sendo assim, as redes sociais tornaram-se um aliado imprescindível na jornada do empreendedor.
A partir disso, é possível explorar novas técnicas de marketing para atrair clientes, podendo investir menos e alcançar resultados ainda maiores. Isso acontece porque os conteúdos são divididos e segmentados em nichos de interesse, ou seja, ele é direcionado de acordo com as análises das métricas do perfil de seguidores e consumidores.
Dentre os métodos mais utilizados e bem-sucedidos presentes nas redes visuais, tais quais Instagram, Facebook e Tik Tok, encontra-se o Video Marketing.
1- O que é Vídeo Marketing?
O Video Marketing é um recurso que visa, por meio de conteúdos audiovisuais, atrair, persuadir e fidelizar clientes. É uma ótima forma de gerar identificação para sua marca, justamente por trazer um lado mais próximo e pessoal para os seus consumidores, além de ser uma excelente maneira de atrair leads.
Seus formatos são variados:
- Vídeos institucionais, que explicitam os valores e posicionamento da marca;
- Vídeos de apresentação de novos produtos;
- Vídeos de caráter educativo, que explicam conceitos da marca;
- Publicidade e anúncios;
- Vlogs;
- Transmissões ao vivo, workshops, etc;
Hoje em dia, conteúdos de cunho audiovisual estão em alta, muito devido ao Tik Tok e o Instagram – ferramentas que estimulam a produção de vídeos. Estima-se, de acordo com a pesquisa da Cisco Annual Internet Report, que o consumo de vídeos compõem 82% dos tráfegos online.Além disso, o vídeo marketing é uma ótima forma de gerar laços com os clientes, uma vez que é dinâmico, rápido e chamativo.
Ademais, conteúdos visuais estão em alta por trazer interação e proximidade com o consumidor, dando muito mais espaço para engajamento. Muitas empresas utilizam o vídeo marketing para divulgar anúncios internos, por ser uma forma atrativa de se comunicar. O uso de vídeo marketing também é muito utilizado em condomínios, onde a administração utiliza essa ferramenta para informar os moradores. O video marketing mais do que tudo é um instrumento muito versátil.
2- Vídeo Marketing no mercado
Inúmeras marcas no mercado exploram os diferentes formatos de Vídeo Marketing para aumentar seu engajamento nas redes sociais. Assim, criam um vínculo emocional entre a marca e seu público alvo, que alimenta a relação de consumidor para além da necessidade, e sim para o desejo de pertencer àquele grupo.
A Nike, por exemplo, é considerada uma das maiores empresas do setor esportivo do mundo. Em seus canais de comunicação, como o Tik Tok, explora diferentes conteúdos de marca que possam despertar o interesse dos consumidores: desde montar um look composto apenas por peças da Nike, até o estabelecimento de relação com grandes esportistas, tornando-os embaixadores da marca – essencial para aproximar os ídolos daqueles que neles se espelham – a produções de nível cinematográfico.
Para a Apple, por outro lado, como empresa do ramo de tecnologia, é muito mais interessante mostrar os benefícios dos produtos da marca na prática. Portanto, seu conteúdo de marca é voltado para técnicas de filmagem, exemplos que exploram o potencial tecnológico de seus aparelhos.
Ademais, precisam construir uma base sólida de fãs que continuem a consumir Apple. “Qual é o perfil de um ‘Apple lover’?” É essa pergunta que eles buscam responder. Por isso, adotam uma abordagem inovadora e diferente da maioria das marcas no mercado, postando vídeos registrados pelos próprios usuários e clientes Apple em seus aparelhos. Mais uma vez, reforçando os laços entre marca e consumidor.
3- A importância de manter a identidade visual da marca em seu conteúdo audiovisual
É muito importante que os conteúdos audiovisuais tenham relação com a marca, ou seja, devem conversar e se relacionar com a identidade visual e os valores do empreendimento.
Nesse sentido, a base para que toda e qualquer empresa consiga transmitir a sua mensagem de forma eficaz é unificar seu posicionamento de marca através de elementos gráficos e visuais: é isto que chamamos de identidade visual. Desde cores, fontes, tipografia, até o slogan da marca.
A Identidade visual deve ser muito explorada em qualquer ação da marca. E no vídeo marketing é muito importante que ela se mantenha. Isso pode ocorrer por meio de efeitos visuais, grafismos relacionados à marca ou até mesmo pelo tom da roupa de quem aparece no vídeo.
Quando pensamos no Nubank, por exemplo, imediatamente nos vem à mente a cor roxa! E, para além dos cartões físicos roxos, e sua logo, o banco expande e aplica os elementos que compõem a identidade visual em seus vídeos.
Outro exemplo de marca que utiliza a identidade visual em todos os seus vídeos marketing é a “FRAN by Franciny Ehlke”. A influenciadora Franciny Ehlke lançou uma marca de maquiagens que ficou muito conhecida por sua identidade visual. A blogueira faz questão de em todos os seus vídeos, posts e inclusive nas roupas que usa que haja algo relacionado a sua marca. Esse foi um fator importantíssimo para que seu engajamento e visualizações aumentassem, uma vez que, toda vez que alguém visualiza um FR em preto e branco lembra da marca, por mais que não tenha nunca usado ou adquirido as maquiagens . Sua marca cresceu tanto que hoje em dia ela está no Forbes under 30, o que é uma grande conquista para o mercado de maquiagem brasileiro.
Podem ser citadas outras marcas que também ficaram famosas por sua identidade visual marcante, algumas dessas são: Farm, Coca Cola, McDonald ‘s, Louis Vuitton e Gucci.
4- Como aumentar as visualizações!
O aumento de visualizações do vídeo postado nas redes sociais está atrelado a diversos fatores, como por exemplo: um áudio que está em alta, replicação de trends do momento, o horário do post, se o conteúdo do vídeo é voltado para o seu público alvo, o uso de ads. Todos esses fatores são um conjunto de ferramentas de marketing digital, que levam a um maior engajamento.
Além dos elementos mencionados acima, é de suma importância que o vídeo esteja alinhado de alguma maneira ao seu público alvo, uma vez que, serão eles que irão impulsionar e engajar no conteúdo da sua conta. Para detectar e mapear quais tipos de conteúdo seu público consome, é necessário que a empresa realize um estudo de público alvo e depois emende em estratégias de comunicação.
Outrossim, para o aumento das visualizações, é possível patrocinar, ou seja, pagar os anúncios das respectivas redes sociais, justamente por serem uma ótima forma de divulgação. A empresa pode utilizar, também, as plataformas de anúncio das próprias redes sociais. Por exemplo, caso queira anunciar no Instagram ou no Facebook, a plataforma indicada é os Anúncios da Meta, caso queira divulgar no google a plataforma ideal é o Google Ads . Essas são formas de atrair leads para as contas o tempo todo.
Na Empresa Júnior oferecemos os dois serviços e, atualmente, dentro da empresa, existe uma área que é voltada somente para o audiovisual a qual realiza serviços como vídeo marketing. Os resultados para o empreendimento sempre são muito positivos, já que o cliente aprende como divulgar de forma efetiva e alinhar sua divulgação ao seu objetivo.
O que mais surpreende sobre os anúncios nas redes sociais, é que você pode anunciar da forma que quiser, pode ser com vídeo, post, stories. E o video marketing é uma ótima opção por ser um material interativo, informativo e informal.
Uma outra forma muito efetiva de gerar visualizações nos vídeos da sua marca é através do uso de influenciadores. Como foi dito ao longo do blog, a plataforma Tik Tok, deu um novo significado e função para os vídeos de curta metragem e o vídeo marketing tornou- se algo muito em alta nas plataformas digitais. Com isso, houve um crescimento de criadores de conteúdo e diversas marcas atualmente preferem contratar criadores de conteúdo para divulgar sua marca. Já que, divulgam em suas próprias redes sociais onde possui diversos seguidores. A jogada do uso de digital influencers é que eles influenciam as pessoas a querem consumir ou simplesmente acompanhar uma marca na qual eles divulgam. Hoje em dia, marcas de grande renome como Dior, Dolce & Gabbana e Chanel utilizam influenciadores para divulgar seus produtos.
O Video Marketing, além de ser uma ferramenta, também é uma forma das empresas divulgarem e atraírem novos clientes. Por mais que às vezes seja difícil engajar os clientes com o conteúdo produzido, é muito importante que as dicas e sugestões que foram listadas anteriormente sejam seguidas, pois assim seu conteúdo e vídeos alcançarão muitas visualizações.
Na Empresa Júnior temos uma área voltada somente para o audiovisual a qual oferece serviços como o de video marketing. Os resultados para o empreendimento sempre são muito positivos, já que o cliente aprende como divulgar de forma efetiva e alinhar sua divulgação ao seu objetivo.
Se a sua empresa não tem um enfoque para um público alvo específico e precisa formular melhores estratégias de comunicação, entre em contato com a Empresa Junior PUC Rio e agende um diagnóstico gratuito!
Gostou do blog? Clique aqui e venha saber mais sobre a Empresa Júnior PUC-Rio