5 Técnicas de tráfego pago que impulsionarão o branding da sua marca

O que é Tráfego Pago?

Você já parou para pensar em quantos anúncios você vê diariamente na internet? 

Ao navegar nas redes sociais, fazer pesquisas online ou até mesmo jogar um jogo inofensivo, é comum se deparar com um número significativo de anúncios que buscam capturar a atenção de um certo público-alvo.

No Instagram, por exemplo, a cada quatro stories pelo menos, um é uma propaganda. Esse tipo de estratégia é chamada de tráfego pago, que consiste em comprar anúncios para direcionar o público desejado ao seu site. Vivendo em uma era de constante conexão digital, a presença online se torna indispensável e a mídia paga se torna uma das armas mais poderosas do marketing digital.

Dito isso, algumas empresas não adotam essa prática e acabam se perguntando o que poderia ser feito para melhor se desenvolverem. Sendo assim, iremos apontar as melhores técnicas de tráfego pago, para impulsionar seu negócio, sem deixar você pensando sobre o que poderia fazer de diferente!

Marketing digital

Quais as vantagens de adotar essa estratégia no seu empreendimento?

O tráfego pago, como já dito anteriormente, é uma estratégia de marketing digital na qual donos de negócios investem financeiramente em anúncios online que têm como objetivo direcionar novos visitantes aos seus sites. Quais são as vantagens de adotar essa estratégia no seu empreendimento? É de extrema importância ressaltar que uma grande vantagem se dá na possibilidade da sua empresa gerar vendas recorrentes e altamente escaláveis. E como o anúncio pago faz isso?

Uma das vantagens desse tipo de propaganda se dá na possibilidade de criação de uma segmentação avançada, ou seja, plataformas de anúncio mais utilizadas para tráfego pago, como o Instagram, Facebook e Google, conseguem segmentar da maneira correta as suas campanhas de tráfego pago. Isso se dá através da definição de faixa etária, interesse e localização dos seus potenciais clientes para que assim, os anúncios publicados nessas plataformas obtêm resultados qualitativos e quantitativos simultaneamente, impulsionando suas vendas.  

Esse aumento do número de conversões e vendas para sua empresa também se baseia no aumento da visibilidade do seu empreendimento perante seus concorrentes, visto que o tráfego pago proporciona que seu negócio se torne mais conhecido no mercado. 

Como consequência, há um aumento no fluxo para sua página e, assim, também há uma melhoria no posicionamento da marca. Essa, por sua vez, torna-se mais respeitada e mais confiável aos olhos de sua clientela, podendo também resultar em indicações.

O que é Retorno sobre Investimento e como calcular o ROI das suas campanhas de tráfego pago?

A sigla ROI significa return on investment, ou “retorno sobre investimento” em português e é um dos principais indicadores financeiros para qualquer negócio. Isso se dá pois essa métrica é responsável por avaliar o desempenho das suas campanhas e o retorno sobre o seu investimento. A relevância do cálculo do ROI torna-se indispensável ao possibilitar a identificação dos investimentos empresariais que estão gerando um retorno mais significativo. Essa conta permite que um empreendimento direcione seus recursos financeiros de forma mais estratégica para obter resultados mais satisfatórios.

ROI

Este indicador é apresentado na forma de uma porcentagem ou como uma relação e sua conta é simples. Primeiramente, você precisa saber o custo exato do seu investimento e a receita obtida a partir desse. Então, basta reduzir os custos da receita e dividir o resultado pelos gastos gerados durante determinado período. E por fim, para obter o resultado em porcentagem, basta multiplicar o resultado obtido por 100. A fórmula, então segue o seguinte formato:

ROI (%) =  [ ( Receita – Custos ) / Custos ] x 100

                   

Para ficar mais claro como funciona o cálculo do ROI, aqui está um exemplo:

Suponha que um empreendimento tenha investido (custos) R$10.000 em uma campanha de marketing digital, podendo ela ser um anúncio de tráfego pago. A partir dessa campanha, a empresa gera um lucro líquido (receita) de R$25.000. Ao substituir os valores do exemplo na fórmula acima, o cálculo segue o seguinte formato:

ROI (%) =   [ ( 25.000 – 10.000 ) / 10.000 ]   x 100 = 150%      

                

Isso significa que o ROI desse investimento, nesse caso em mercado pago, é de 150%, indicando um retorno sobre o valor investido inicialmente. A partir disso, fica claro de perceber que o cálculo do ROI é uma medida um tanto quanto importante quando se trata de avaliar a eficiência de uma aplicação. Quanto maior for o resultado, mais lucrativo é um investimento e se esse número for muito baixo ou até mesmo negativo, a empresa tem a responsabilidade de procurar outras estratégias para investir.

Vale ressaltar que os custos englobam todos os gastos que a empresa teve para a implementação de uma campanha ou um projeto e que a receita é todo o valor monetário obtido a partir dessa estratégia.

Branding, brand equity e tráfego pago, como se relacionam?

O Branding é um aspecto muito conhecido no mundo do Marketing, é tudo aquilo que é feito por uma empresa visando trazer mais reconhecimento  Esse processo é realizado através de estratégias que buscam fortalecer vínculos entre uma marca e seus clientes. Em outra perspectiva, existe o conceito de brand equity, que consiste no valor adicional agregado a um produto por meio de estratégias de comunicação. Nesse ponto, faz-se existente a condição de percepção de valor dos clientes, que, muitas vezes, compram algo pensando somente na marca, ignorando o produto em si.

O uso correto das técnicas de tráfego pago é extremamente importante para a construção de um brand equity forte em sua empresa, por meio de mensagens certeiras, juntamente com a segmentação desse público-alvo. O conceito pode ser sintetizado através de algumas perguntas, como por exemplo: Com que tom de voz seu cliente mais se sente confortável: algo mais descontraído, mais alegre ou mais técnico e rígido? 

Através dessa segmentação e do contato constante, os clientes conseguem aprender mais sobre a marca, fomentando seus interesses e gerando visões acerca dessa. Se as campanhas de marketing digital forem feitas corretamente, fortalecendo o brand equity, a sua marca será a primeira a vir na mente do cliente quando surgir uma necessidade (ou mesmo irá criar um senso de necessidade no cliente). Um dos pontos mais importantes é a construção de uma conexão com o seu público-alvo.

As melhores técnicas de tráfego pago para nunca sair da mente do seu cliente

O primeiro passo é entender onde essas campanhas podem ser realizadas. Esses locais são, principalmente, o Facebook Ads, Google Ads, LinkedIn Ads e Pinterest Ads. Claro que não deve-se limitar aos citados, o ponto de divulgação depende bastante do seu empreendimento e dos seus objetivos.

Defina seu público através da criação de Personas: A criação de imagens de “clientes ideais” possibilita o desenvolvimento de mensagens personalizadas que vão atingir o seu público da melhor forma possível, trazendo à tona seus desejos, pensamentos e necessidades.

Segmente e crie anúncios diferentes para cada tipo de cliente: Com a segmentação, campanhas em redes sociais irão mostrar diferentes assuntos para diversos possíveis leads. Cada um receberá a mensagem mais adequada à sua personalidade e suas dores.

Fidelize aqueles que já compram com você: A parte mais importante é manter os clientes na sua marca, através de e-mails constantes, cupons de desconto, brindes, mensagens em datas comemorativas, entre outros. Muitos teóricos do Marketing dizem que os clientes recorrentes são um dos mais importantes para o seu negócio.  

Invista para melhorar o SEO do seu site: Essa sigla significa Search Engine Optimization e diz respeito a um conjunto de estratégias que buscam melhorar o rankeamento orgânico do seu site em mecanismos de busca. Um ponto fundamental é também estudar as palavras-chave que estão mais em alta entre empresas do seu ramo e entender como implementá-las no seu site ou na sua página.

Tenha uma boa landing page: Não adianta nada ter ótimos anúncios quando o cliente se desinteressa logo após clicar. Páginas esteticamente desagradáveis ou que performam mal em computadores ou telefones possuem grandes chances de acabarem afastando qualquer um que clicar no seu anúncio. O Google disponibiliza um software gratuito que analisa todos os aspectos técnicos do seu site, incluindo o SEO.

Técnicas de tráfego pago

Ainda não sabe ao certo como começar? Nós iremos te ajudar! 

Portanto, o uso inteligente das técnicas de tráfego pago no Branding da sua marca mostra-se extremamente necessário, visto que os conceitos abordados neste texto ensinam a nutrir relacionamentos com os seus clientes, construir visões em suas mentes e fortalecer a imagem da marca. Além disso, apresenta dicas imprescindíveis para qualquer um que for utilizar o tráfego pago no marketing digital do seu negócio.

Depois de entender todas essas estratégias, o próximo passo é iniciar as campanhas. Mas, como começá-las do modo correto? Como realizar esses estudos e agir com eficiência para que os resultados sejam positivos? 

Bom, é para isso que colocamos à disposição um time de especialistas em Marketing que te ajudarão nesse processo. Então, propomos uma reunião de diagnóstico para você se proteger dos pontos cegos da operação. É gratuita e feita pelos nossos especialistas.

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Autores: Miguel Rebello e Isabela Rezende

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