Sessão de fotos como forma de comunicação

Sabemos que a comunicação é fundamental para o bom funcionamento de qualquer negócio ou empresa. É através da interação, da troca e do bom relacionamento com o cliente que se configura um empreendimento de êxito no mercado. A comunicação empresarial pode ser vista como um elemento que possui dois âmbitos: o interno e o externo. O primeiro tem como objetivo motivar e promover uma boa integração entre empresa e funcionários, enquanto o segundo é mais voltado para o relacionamento empresa e cliente.

Dentro desse contexto, o uso da sessão de fotos como forma e meio de comunicação pode ser extremamente benéfico, considerando as diversas qualidades que a fotografia pode trazer, a partir do momento em que é utilizada com tal propósito.

O valor comunicativo da imagem

Na nossa sociedade, a imagem possui imenso valor. Através das lentes, é possível recordar alegria, lágrimas, momentos únicos que podem ser eternizados e sentimentos genuínos. Mais do que imortalizar um momento, a fotografia torna possível a sua partilha em larga escala, de maneira surpreendentemente real. 

 Sabe-se que, de todas as formas de representação que conhecemos, os elementos visuais são os que mais instantaneamente impactam o espectador. Neste sentido, a fotografia, enquanto elemento puramente visual, detém um incrível poder de atração.

Martine Joly, escritora do livro “Introdução à Análise da Imagem”, afirma:

“O ser humano é um consumidor de imagens, dessa forma, nasce a necessidade de compreendermos a maneira como a imagem comunica e transmite as suas mensagens”

Segundo Joly, a imagem é um dos utensílios que mais domina a comunicação contemporânea.

Como deve ser feito o investimento em sessões de fotos?

Existem diversas maneiras de utilizar fotos no mercado. Muitas vezes, a fotografia corporativa e empresarial é essencial para transmitir profissionalismo e seriedade para o público alvo da empresa, trazendo-o mais para próximo e passando a ideia de humanização do serviço. 

É muito importante que a primeira imagem transmitida para um possível cliente ou qualquer público que se esteja almejando atingir seja um arquivo fotográfico muito bem produzido. Essa produção deve ocorrer, caso possível, a partir do trabalho de um profissional da área, que terá o objetivo de ajudar na construção de uma imagem voltada para o nicho de atuação de determinada empresa dentro do mercado.

Além disso, atualmente, qualquer sessão de fotos ou também qualquer produção audiovisual inserida no contexto empresarial voltada para o âmbito externo deve fazer parte de um investimento no marketing digital do negócio e na produção de conteúdos de valor comunicativo do mesmo. Deve ser levada também em consideração a importância que têm as redes sociais no mercado de trabalho contemporâneo. Hoje em dia, são as principais plataformas onde futuros clientes podem conhecer empreendimentos e, caso sejam impactados pelo trabalho, buscar o contato. Torna-se assim imprescindível a publicação de conteúdos visuais muito bem pensados, produzidos e discutidos estrategicamente em redes como o Linkedin, Facebook, Instagram e até mesmo o WhatsApp.

Já nos sites das empresas, a necessidade de uma sessão de fotos profissional visando uma comunicação de qualidade é a mesma. Neles, é importante a presença de fotografias atualizadas com todos os associados da equipe, bem como colaboradores e parceiros. 

Fotografia para o meio interno

Registros fotográficos que demonstram para o público interno as atividades corporativas e suas principais características tem também grande importância para a comunicação integrada de uma empresa. Fotografias Institucionais capturam elementos que caracterizam o espaço de trabalho da instituição. O retrato corporativo transforma uma fotografia numa imagem com uma importante ligação entre o lado humano e o lado empresarial.

Dicas para uma boa sessão de fotos

Aqui vão algumas dicas para quem deseja realizar uma sessão de fotos empresarial.

Tenha um objetivo

É essencial que você tenha em mente qual é o objetivo das fotos, em que plataformas serão utilizadas, se nas redes sociais, para se recolocar no mercado de trabalho, etc. A imagem retratada geralmente precisará estar de acordo com a marca e alinhada ao pensamento da empresa.

O que vestir

Nossa maneira de se vestir diz muito sobre a nossa personalidade. Sabemos que, hoje em dia, as empresas adotam códigos de vestimenta diversos. Algumas ainda mantêm um código de vestimenta mais tradicional, onde se faz obrigatório o uso de traje social completo, como vestidos, blazers, saias e jalecos. Para decidir a vestimenta, é preciso conhecer a essência da marca, e o contexto das fotos que serão tiradas para que a vestimenta esteja seguindo a mesma linha.

Local da sessão de fotos

Ao decidir o local das fotos a serem tiradas, é importante tentar harmonizar as cores das roupas com o local, tomando cuidado para não chamar tanta atenção ou criar uma confusão visual com o excesso de informação no local. Quando a ideia é criar uma harmonização da vestimenta com o plano de fundo escolhido, cores sólidas são melhores do que as estampadas.

Poses estratégicas

Qual seria a melhor pose de foto para atrair clientes estrategicamente para sua empresa? A pose de frente e “braços cruzados”, por exemplo, transmite seriedade, profissionalismo e confiança. Além de transpassar um tom de autoridade, é uma pose muito utilizada no ambiente corporativo e em perfis profissionais. 

Outra pose é sentado(a) de frente a uma mesa ou móvel. Essa posição possibilita um resultado direcionado a sócios que querem mostrar seu ambiente de trabalho, como forma de aproximar quem vê a imagem da empresa ou promover seu espaço. Pose para plano médio curto, Sentado com as mãos apoiadas, Braços solto, existem múltiplas posições possíveis para uma fotografia corporativa. É imprescindível ter certeza da sensação desejada a ser transmitida ao receptor da imagem para que a melhor maneira de se posicionar seja escolhida.

Tenha sessões de fotos únicas

Com esse blog, fica mais claro o entendimento de porque as sessões de fotos podem ser uma ótima maneira de comunicação da empresa com seu público alvo. Através delas, é possível transmitir mensagens e expressar seus valores e posicionamento. Por isso, na Empresa Júnior, prezamos muito por um olhar mais aprofundado quando o assunto são clientes! 

Pensando nisso, nossa área de Audiovisual desenvolveu e aprimorou o serviço de sessão de fotos, trazendo qualidade e conteúdo para sua comunicação visual. Marque um diagnóstico gratuito para entender melhor como podemos te ajudar!

Veja Mais

Receba uma consultoria gratuita para o seu negócio

Fale com especialistas em consultoria empresarial

Quer receber apoio profissional para alavancar o seu negócio?

Receba uma consultoria gratuita dos nossos especialistas da Empresa Júnior PUC-Rio

Agende um diagnóstico gratuito da sua empresa e receba um orçamento