O que é SEO?
O universo digital tem crescido rapidamente nos últimos 20 anos. De acordo com o Statista, site especializado em análise de estatísticas do e-commerce, em 2019, o fluxo digital movimentou mais de 3 bilhões de dólares em receita mundial. Esta expansão acarretou em um grande movimento que despertou o interesse de ser analisado e compreendido com fim de torná-lo uma ferramenta para empreendedores na plataforma digital. Nesse contexto, foi criado o SEO em 1997.
Quando estamos com alguma dúvida ou queremos comprar algo, é comum buscarmos respostas no Google ou em outras páginas de pesquisa. Por isso, ao colocar um site no ar é importante estar atento ao seu rankeamento nos resultados de busca, para que sua visibilidade na plataforma seja favorecida.
SEO (Search Engine Optimization), em português, otimização para mecanismos de busca, consiste em um conjunto de estratégias para sites e blogs que têm como objetivo posicionar uma página no topo dos resultados nos motores de pesquisa. Com isso, essa ferramenta pensa em estratégias para otimizar o fluxo de usuários direcionados nas páginas da web no rankeamento orgânico, promovendo um volume maior de tráfego e visibilidade para o servidor.
Metodologias SEO
– Palavras chaves
Quando pensamos em estratégias de SEO, para que a página seja encontrada com mais facilidade é importante começar fazendo melhorias no conteúdo. Entre elas está a escolha de palavras-chave que são uma ou mais palavras que irão representar a dúvida que o usuário irá digitar na busca no Google para obter uma resposta. Ao escolher as palavras corretas o site aparecerá primeiro no rankeamento.
Além disso, é importante ser assertivo nessa escolha pois um dos critérios que o Google utiliza para entender se o conteúdo é relevante, é o tempo que o usuário permanece no site. Uma dica antes de identificar as palavras ideais para o seu site, é pensar em expressões mais específicas que são mais facilmente “rankeáveis” do que expressões genéricas.
– SEO On Page
São todas as alterações realizadas dentro das páginas e que serão entendidas como boas práticas de SEO pelos algoritmos do Google. O On page é responsável por todas estratégias de otimização relacionadas a tamanho de conteúdo/artigo, títulos e subtítulos, descrição nas imagens, url de página apropriada, meta-tags, links internos e título de página ele, e representa 20% da responsabilidade do rankeamento orgânico.
– SEO Off Page
Já o Off Page tem 80% da responsabilidade do que é preciso para estar no topo das páginas do Google. Ele funciona através de backlinks que são links dentro de conteúdos de outros domínios e páginas que direcionam os usuários desses locais para dentro do seu site. Pensar em backlinks de qualidade torna o conteúdo de um site relevante. Esse fenômeno é chamado de autoridade.
– SEO na EJ
Na Empresa Júnior PUC-Rio, estamos constantemente buscando inovar nossas estratégias visando adquirir conhecimento e expansão. Nesse contexto, enxergamos nossas plataformas digitais como pontes de contato da empresa com o ambiente externo e, para tal, buscamos cada vez mais alternativas que otimizam nossas conexões.
Por isso, começamos a aprofundar o uso da ferramenta de SEO no ambiente de trabalho, traçando metas e metodologias que norteiam para esse objetivo. E atualmente, mantemos o SEO intrínseco na Empresa Júnior, tanto que ele se tornou um novo serviço que oferecemos em nossa consultoria.
- Flora Nolasco e Giovanna Camps