A Reserva sempre apostou em campanhas revolucionárias. Um dos diferenciais mais representativos de Rony Meisler, co-fundador da marca, é sua capacidade de construir narrativas poderosas. Apesar das críticas em sua origem, a Reserva sempre trouxe inovação e estilo para suas criações, se destacando no mercado da moda masculina.
A marca foi inaugurada em 2006, como uma parceria entre amigos que tinham a ideia de vender bermudas. Juntos, alugaram uma pequena loja em Ipanema que, com o tempo, foi crescendo até se tornar a grande rede de lojas que conhecemos hoje.
Dentro dos ensaios fotográficos realizados pela empresa carioca, é possível perceber porque a Reserva aposta em sessões de fotos revolucionárias. A marca tem um portfólio de “roupas de verdade para pessoas de verdade”. Ela não desenvolve campanhas de produtos, e sim temas de valor para a sociedade atual.
Por esse motivo, os personagens das propagandas, ao invés de serem representados por modelos, são representados por pessoas da vida real, interpretando “seus próprios papéis”. Podemos dizer que a visão da companhia passa pela valorização da verdade em suas relações.
A aposta da Reserva
Recentemente a Reserva fez uma campanha publicitária um tanto inovadora. A campanha em questão foi a do Dia dos Namorados, estrelando um casal real de idosos usando somente peças íntimas.
Os cartazes foram espalhados pela cidade e compartilhados nas redes e chamaram bastante atenção do público. A campanha passava a seguinte mensagem: Têm coisas que não mudam com o tempo.
A publicidade foi extremamente ousada ao trazer como seus protagonistas uma faixa etária que não é geralmente associada ao amor físico. Nas fotos, o contato é evidente e marcante, explorando o tema pouco comentado pela sociedade em geral: a sexualidade na terceira idade.
Sendo assim, a campanha se tornou um tremendo sucesso, não só atraindo clientes de diferentes idades, gêneros e estilos, como também sendo extremamente comentada positivamente nas redes sociais. As fotos tiveram uma recepção estrondosa, recebendo matérias em diversos veículos de notícias, incluindo a Forbes.
Sessão de fotos revolucionárias
Uma sessão de fotos pode vir a ser uma grande jogada de marketing para a sua empresa, como foi o caso da Reserva. Fotos marcantes, provocadoras e inovadoras chamam atenção do público e servem como uma ótima divulgação da sua empresa.
Pensar fora da caixa no momento de divulgação de uma nova coleção é essencial para quebrar as barreiras que cercam seu “público-bolha”.
A antiga frase, “uma imagem vale mais que mil palavras”, que pode até soar como um clichê, continua totalmente verdadeira. Uma foto é capaz de chamar a atenção de seu público e garantir vantagens na hora de transmitir uma mensagem.
A importância da imagem nas divulgações
Vivemos em um mundo em que a cultura visual predomina. E assim, o nosso próprio cérebro já está programado para captar e guardar na memória as informações transmitidas através de imagens de forma muito mais rápida e eficiente.
A proporção chega a ser impressionante: o processamento da imagem é 60.000 vezes mais rápido que o processamento do texto. Nossos sentidos e cérebro têm todo um equipamento para prestar atenção e responder melhor a esse tipo de comunicação.
A foto certa mexe com o público, toca em pontos sensíveis e às vezes aborda assuntos considerados tabus. Tal fato cria ainda mais burburinho do público, tanto nas redes, quanto ao vivo. É como se a imagem, na qual a roupa se insere, fosse mais importante do que o produto que está sendo vendido em si.
Como devemos atrelar a imagem à mensagem que desejamos evidenciar?
A mensagem que se deseja passar deve ser explícita e identificável. Assim, quanto mais clara, mais facilmente a mensagem da propaganda será entendida pelo público. A inclusão de mais pessoas, e de clientes cada vez mais diversos, também são fatores que contribuem para o sucesso de uma campanha.
Esse caso da Reserva mostra, na prática, a validade de uma ação conhecida como Storydoing, que é complementar a visão do Storytelling. Segundo essa visão, as marcas devem se preparar para construir narrativas baseadas na verdade e não em histórias fictícias. Isso porque a sociedade, cada vez mais, é pautada pela transparência de informações e todas marcas estão absolutamente expostas.
O objetivo da Reserva foi trazer visibilidade a temas como o etarismo (discriminação etária) e o amor em todas as idades e gêneros. A mensagem é: o amor não tem idade.
Quando bem feita, a sessão de fotos fica gravada na mente do público, mesmo anos depois de ter sido finalizada. Como por exemplo: a campanha da Heinz em 2017. “Essa Coca é Fanta?” também de 2017 e Anúncio Grelhado do Burger King em 2019.
Por que a sessão de fotos da reserva foi revolucionária?
As pessoas que se encontram dentro do grupo 50+ têm diversas dificuldades dentro do mercado de trabalho e na questão de visibilidade. Os produtos e propagandas focadas nessa faixa etária são coisas muito específicas e 99% das vezes focado em algo relacionado a terceira idade.
Portanto, eles são muito mais que isso. São consumidores como quaisquer outros e não merecem ser atribuídos a uma caixinha tão simplória e fechada e na maioria das vezes, conservadora.
A Reserva quis ir além, e criou em 2018 um programa de inserção de idosos no mercado de trabalho chamado “Cara ou Coroa”. Neste programa, a empresa oferece vagas dentro de suas lojas e departamentos administrativos, além de possuírem uma parceria com um site de vagas de emprego, onde apresentam vagas além de seus estabelecimentos. É notável e admirável a dedicação da Reserva com esse tópico.
Em suma, isto só reforça a importância da campanha que pode até ser vista como revolucionária e definitivamente considerada como precursora num futuro promissor de campanhas estreladas por modelos idosos.
Como podemos te ajudar?
Uma sessão de fotos pode ser uma ótima estratégia para impulsionar a sua empresa e criar uma campanha de marketing chamativa e atrativa.
Na Empresa Júnior, dentro da nossa área de Audiovisual, contamos com consultores especializados e preparados para realizar uma sessão de fotos incrível para você e sua empresa.
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