A sociedade tem se inclinado cada vez mais para empresas que se preocupam com valores socioambientais, por isso, negócios vem usando ESG como trunfo no mercado. A sigla vem do inglês Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). Assim, sua aplicação visa a interdependência dos valores da empresa com os do público, buscando uma maior aceitação e, consequentemente, expansão das vendas.
Diante disso, montamos um blog com os principais tópicos acerca do tema para que você possa aplicar esse conceito no seu negócio! Com sua marca alinhada a esses princípios, torna-se muito mais fácil atingir um crescimento sólido, sustentável e bem estruturado.
O que é ESG e como funciona?
O conceito de ESG visa olhar o interno e o externo da empresa. Nesse sentido, há uma preocupação para que a essa utilize critérios socioambientais para embasar suas estratégias e se posicionar publicamente.
A partir disso, conseguimos olhar para o mercado e analisar a questão ESG pelo externo. Ou seja, as marcas são avaliadas a partir de três critérios: ambiental, social e de governança. Estar alinhado com isso, permite uma maior confiança do público e, consequentemente, um melhor desenvolvimento no mercado e no ESG do seu empreendimento.
Benefícios ESG
- Melhora desempenho financeiro;
- Aumenta a confiança do investidor;
- Garante a fidelidade do consumidor;
- Fortalece imagem positiva da empresa;
- Amplia retenção e satisfação de talentos;
- Reduz custos e desperdícios;
- Assegura transparência;
- Mitiga riscos.
Investimentos ESG
A mobilização das pessoas pelo tema é tão grande que impacta fortemente sobre os investimentos internacionais. No cenário global, estima-se que pelo menos 30 trilhões de dólares em ativos estão hoje sob gestão de fundos que apenas aplicam seus recursos em negócios e empresas com práticas sustentáveis.
Lojas Renner e o ranking ESG
A gigante loja de departamento Renner teve a maior pontuação entre redes varejistas globais no ranking ESG. A empresa vem olhando para as suas práticas e adotando medidas sustentáveis, como a economia circular dentro de suas lojas, bem como a busca por investir em energia renovável.
Buscando esse alinhamento com tais questões, A Renner assumiu quatro compromissos para o fim do ano passado: ter 80% dos produtos com menos impactos ambientais, sendo 100% do algodão certificado; suprir 75% do consumo corporativo de energia com fontes renováveis de baixo impacto; e reduzir em 20% as emissões de gás carbônico em relação aos níveis de 2017.
Competitividade no mercado
Investir no alinhamento com práticas ESG é estratégico para sua empresa porque além de trazer vantagens no mercado, mostra que o negócio está focado nos aspectos certos. Dessa forma, é possível o aumento da lucratividade, bem como a atração de novos investidores.
Todos sentimos os impactos da pandemia, por isso agora, mais do que nunca, é o momento da sua empresa dar uma maior ênfase às pessoas e o contexto em que vivem. Entenda mais sobre ESG como trunfo no mercado, além de outras estratégias, acessando nosso site, que está cheio de blogs com dicas fundamentais para impulsionar o seu negócio!
Gostou do blog? Clique aqui e venha saber mais sobre a Empresa Júnior PUC-Rio https://empresajunior.com.br/