O marketing de experiência do Rock in Rio

Muito mais do que as atrações, o Rock In Rio carrega consigo toda a história de um dos maiores eventos musicais da história. Muito dessa grandeza e reconhecimento ao redor do mundo se dá pelas apresentações históricas que já foram realizadas, como o famoso show do Queen em 1985. Apesar disso, a experiência proporcionada pelo evento trouxe ainda mais visibilidade para o festival. 

O marketing de experiência foca em como o cliente irá se sentir e tem um olhar estratégico para a relação dele com a marca. Desta forma, podemos perceber que o Rock In Rio se trata de um evento que vai muito além dos shows e das atrações nos seus lineups. Com ele, podemos ver um marketing muito focado na experiência do consumidor. Toda a organização do evento é pensada para trazer a melhor vivência para o público que irá participar do mesmo. Contudo, como uma organização pode usar o Marketing de experiência e o que exatamente ele é?

O que é o marketing de experiência?

O marketing de experiência é uma estratégia focada em utilizar a emoção para atrair, conquistar e fidelizar clientes. Todo o andamento da compra – pré venda, atendimento e pós venda – devem gerar estímulos e engajar o comprador de forma impactante e positiva. É aí que o marketing experiencial entra em ação e desenvolve uma relação direta entre marca e cliente. Uma experiência pode provocar os sentidos, o sentimento, pensamento, a ação e identificação. Dessa maneira, a marca ganha um diferencial uma vez que o cliente cria uma memória sensorial associada à ela.

Um dos grandes fatores para o marketing de experiência é fazer com que o cliente se sinta especial. Para que isso aconteça de forma qualitativa, é necessário realizar um estudo aprofundado acerca do seu público-alvo, a fim de entender os seus comportamentos.

Os 3V’s do Marketing Sensorial

  • Além disso, para ser efetivo, o plano de comunicação deve ser sustentado por três pilares: verdade, vontade e valor. A marca precisa cumprir com suas promessas, aumentando a confiança do comprador. Mostrar histórias verdadeiras e alinhamento de valores evocam positividade das pessoas, que passam a simpatizar com a marca ainda que não tenham consumido o produto em um primeiro momento. Clientes que enxergam verdade nas marcas têm mais chances de serem fidelizados.
  • A vontade é o interesse do cliente de vivenciar aquilo. Assim, todo o processo de contato com o consumidor precisa atender seus desejos e estar à disposição para suas preocupações.
  • E por fim, o valor está ligado à percepção do cliente, se ele se identificou com a marca e se a experiência foi enriquecedora para sua vida. Logo, o marketing de experiência é uma tática usada para tornar a marca memorável e confiável.

Benefícios do Marketing de Experiência

Através da aplicação e adaptação do Marketing de Experiência à realidade da sua companhia, você poderá obter retornos efetivos para a sua marca. Dentre eles, podemos destacar a fidelização de clientes e geração de maior identificação com a marca, melhoria nos feedbacks e a atração de novos clientes.

Construir uma base sólida de clientes fiéis e valiosos é importante para qualquer negócio. Com o Marketing de Experiência, a fidelização dos clientes ocorre de forma mais orgânica, ao passo que toda a interação dele com a marca é pensada para atrair e retê-lo. A partir do que é proporcionado, a marca pode mostrar de forma mais evidente os seus valores, as causas pelas quais luta e a identidade de fato da empresa. Com essa evidência, as pessoas podem se identificar mais individualmente com a organização e não apenas com o produto ou serviço oferecido, é como se a empresa se tornasse um amigo daquela pessoa.

Com a construção da identificação, os clientes passam a ver a sua marca de forma mais pessoal. Assim, a troca de feedbacks torna-se mais verdadeira e significativa. Com os feedbacks dos clientes, as marcas acabam por ter a visão por parte deles, algo que torna futuras interações ainda melhores e mais voltadas para os olhos do público.

Como os patrocinadores do Rock in Rio tornam o evento memorável

A união do festival com seus patrocinadores e marcas parceiras é um dos fatores que torna o Rock in Rio tão inesquecível. As ativações das marcas vão além de pontos de vendas habituais, oferecendo experiências únicas ao público, como a famosa tirolesa da Heineken. 

Em 2019, a atração radical fez parte da campanha “O rock não vem só do palco, vem de você“ que, alinhado ao gênero conceitual do festival, trata o cliente como protagonista da história do Rock in Rio. Além disso, a ativação conta com robôs bartenders, experiências gastronômicas e shows surpresas em seus lounges para surpreender o público

Em 2017, a Casa Fanta Guaraná criou, na Rock Street, um espaço que imitava uma floresta tropical, feito para recarregar as energias. Em homenagem à região do Amazonas, o lounge era decorado com cipós e pufes com formato de pedra, além de oferecer degustação da bebida da marca. A ideia era oferecer ao público um ambiente para relaxar, recarregar celulares e tirar fotos divertidas. Com isso, a Fanta atrelou a divulgação da marca e o consumo do produto à preocupação do bem-estar dos clientes, impactando de forma positiva sua experiência no festival. Assim, o sabor e o refresco da Fanta Guaraná se tornaram parte da lembrança de quem visitou a Cidade do Rock.

A Coca-Cola é uma das maiores patrocinadoras do Rock in Rio, tendo  uma forte presença na última edição com um palco interativo, onde o público teve a chance de se tornar um astro musical, cantando e tocando instrumentos. Já esse ano, a marca irá transportar o festival, pela primeira vez, para o metaverso com o Rock in Verse. No projeto, o jogador poderá interagir com uma música exclusiva da dupla de DJ´s “Cat Dealers”. Dessa maneira, a Coca-Cola proporciona uma experiência diferenciada também para aqueles que não vão poder ir ao evento físico, promovendo inovação e inclusão.

Como podemos te ajudar?

Sabemos que uma boa estratégia de marketing é extremamente importante para o desenvolvimento de uma organização! 

Pensando nisso, nós, da Empresa Júnior, oferecemos um serviço de Plano de Marketing personalizado para a sua organização. A partir do entendimento do seu negócio, montamos estratégias de marketing que englobam a melhor abordagem para os seus clientes, de forma a alcançá-los efetivamente e obter um ótimo retorno perante às suas campanhas!

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