Entenda a importância de criar uma identidade visual para sua marca.

A identidade visual é o que designa unicidade identitária à uma marca. A partir do estabelecimento de valores representativos, são traçadas características tanto gráficas quanto visuais para que seja possível criar uma identidade visual exclusiva para sua marca. Isto é, são desenvolvidos slogans, nome, cores, tipografia e outros serviços.

Muitas marcas hoje em dia são reconhecidas e referenciadas no mercado por conta do seu forte branding, uma vez que é atrativa ao público e reconhecida amplamente pela sua facilidade de reconhecimento. 

Nesse fenômeno de cores, não podemos deixar de comentar do “Azul Tiffany”, azul turquesa, conhecido pela sua elegância e sofisticação, característico da joalheria americana “Tiffany & Co”. 

A história começa em meados do século XIX, quando a empresa adicionou essa cor a sua paleta na identidade visual, e a patenteou. Este caso é um exemplo de como a identidade visual pode impactar culturalmente e consagrar uma marca. 

ideia para criar uma identidade visual. logo da Tiffany e co.

Além disso, temos o exemplo do banco brasileiro “Nu Bank”, que tem como proposta única ser um banco completamente digital focando em inovação e praticidade ao cliente. Eles traduziram isso para uma identidade visual extremamente marcante em todo país, representada por um tom de roxo que se tornou conhecido nacionalmente como símbolo do banco.

ideia para criar identidade visual. logo da nubank

Visto esses casos, vamos analisar alguns motivos da importância de se criar a identidade visual para a sua marca.

Como criar uma identidade visual e gerar um fácil reconhecimento?

Uma das maiores jogadas de marketing do empreendedor em relação ao público é a construção do reconhecimento de sua marca pelos olhos do consumidor. Não necessariamente simplicidade se traduz em qualidade, como muitos confundem com a tendência de “modernização” de logomarcas. É vital criar experiências visuais e de design únicas, que sejam facilmente reconhecíveis, o que pode ser alcançado através de uma identidade visual de qualidade.

Um dos critérios a serem seguidos no processo criativo é sua aceitação geral, pois não adianta criar algo agradável esteticamente que não será comentado nas ruas, não se tornará referência e nem será convidativo.

Portanto, investir em uma identidade visual de qualidade e que seja bem aceita pelo público é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento de qualidade. É preciso que a construção da marca seja um processo contínuo, acompanhado e atualizado conforme as mudanças do mercado e do público-alvo. 

A Apple possui uma identidade de marca extremamente única em relação aos seus produtos e todos associam a maçã à Apple. Reconhecemos facilmente um celular da empresa graças à sua logo e à sua apresentação ao público. Toda a linha de identidade visual é distinta e característica, concedendo à marca um poder de mercado e diferenciando-a dos seus concorrentes, exercendo assim uma vantagem competitiva.

Branding e identidade visual da apple. rebranding durante o tempo.

Outro caso é a Red Bull, cujo diferencial não são os gostos e sabores, e sim sua identidade visual e seu marketing. Com o propósito de vender um estilo de vida radical e aventureiro, a empresa traduziu isso em seu branding, tornando-se facilmente reconhecida ao fornecer uma experiência única e inspiradora, ela consegue fidelizar seus clientes e conquistar novos consumidores. 

Branding e identidade visual trazendo coerência para a marca:

Ao criar o seu negócio, é necessário ter muita atenção em que imagem passará com o seu branding, caso você tenha uma empresa de roupas de bebê não adianta ter uma identidade visual similar ao do McDonald ‘s, por exemplo, marcada pelas cores vermelhas que incentivam a fome. Precisa seguir a teoria das cores, a tipografia adequada para o seu público-alvo, elaborada e com credibilidade a fim de estabelecer uma imagem clara e coesa, trazendo uma boa experiência ao consumidor. 

A Red Cross estabeleceu um dos brandings mais icônicos e coerentes de todos os tempos, associando à consciência coletiva que o símbolo de adição matemático vermelho é sinônimo de ajuda médica. Sem mesmo ter tido interação direta com a instituição, isso se tornou uma quase lei universal das práticas do design. Destrinchando a logo, o vermelho sinaliza atenção e adição, sendo um símbolo de fácil reprodução e entendimento em todos os lugares do mundo.

Além disso, a análise crítica das identidades visuais de uma empresa é fundamental para garantir que as mensagens e valores transmitidos estejam em coerência com a sociedade. Infelizmente, muitas empresas ainda falham em perceber como suas ações podem afetar negativamente a imagem da marca e, consequentemente, prejudicar suas vendas e experiência do usuário.

Um exemplo claro disso foi a abordagem racista da Bombril em seu logotipo e naming, que associava o produto à cabelos crespos, denominando-o como “Krespinho”. Esse tipo de atitude prejudica não apenas a imagem da empresa, mas também incentiva o preconceito e racismo, algo inaceitável, que devemos fortemente combater e refletir em nossas ações. 

Nesse caso foi evidenciado quão importante é que as empresas estejam sempre atualizadas e engajadas com os valores socioambientais, com objetivo de garantir a coerência de seus serviços e produtos. Uma maneira de fazer isso é através de consultorias com empresas que compartilham desses mesmos valores, como é o caso da Empresa Júnior PUC-RIO.

Identidade e comunicação clara com o cliente

A definição de uma identidade visual transmite para o seu público-alvo todos os valores de uma marca. Objetivando a fidelização do cliente, deve-se manifestar confiabilidade e familiaridade, sempre de maneira transparente.  Portanto, quanto mais a identidade visual representar aquilo que a marca corresponde, melhor e mais clara será a mensagem e comunicação com o receptor. 

A Coca-Cola é um exemplo de empresa que possui características fortes e específicas que são facilmente associadas à ela. Seu vermelho rosado e sua tipografia configuram uma singularidade para a identidade visual da marca e, junto disso, são atrelados os valores de comunicação que exaltam a felicidade, família, amizade e diversão.

Visto isso, também se pode relacionar a boa interlocução da marca com o marketing que será produzido. Uma vez que, possuindo uma identidade consolidada e única, os seus consumidores terão uma conexão emocional atrelada à marca, podendo ser a primeira a vir em mente ao se tratar do mercado de concorrência. Logo, com os valores sendo transmitidos e a personalidade da marca estando exposta, o público consegue desenvolver um sentimento de familiarização e fidelidade através de uma comunicação clara.

Como gerar credibilidade através de uma identidade visual?

Uma das melhores estratégias para se construir credibilidade em uma empresa é a criação de uma identidade visual. Os consumidores possuem o costume de adquirir aquilo que estão familiarizados e, a formação de uma personalidade constrói justamente essa conexão mais pessoal com o público.

A identidade visual reflete aquilo que a marca acredita, objetificando uma transparência com o público. Dessa forma, quando bem feita, ela é capaz de gerar sentimentos de confiança no consumidor, o tornando em um cliente fiel a marca. 

Esses clientes chamados de “cativos” possuem valor significativo para uma empresa. Tendo em vista que essa clientela é responsável pela maior parte das vendas, tanto diretamente quanto indiretamente – por meio de indicações, é imprescindível se manter uma boa comunicação e relação com estes.  

A Apple pode ser tomada como exemplo em questões de credibilidade. Apesar de seu alto valor agregado à seus produtos e serviços, se comparados com o resto do mercado, ela ainda assim consegue manter uma porção gigante de clientes cativos. Isto pois, a empresa, ao longo dos anos, conseguiu construir sua credibilidade por meio da alta qualidade, excelência em seu atendimento e confiabilidade.

A influência do meio digital na identidade da sua marca

Atualmente, um dos principais veículos de comunicação são as redes sociais. Tendo em vista que 59% da população mundial já é considerada como usuários ativos, segundo pesquisa feita pela Cuponation, é possível ter noção do tamanho, impacto e alcance que esses veículos possuem. 

Com os avanços tecnológicos, o marketing digital tem ocupado espaço no mercado e, uma grande preocupação tem sido o investimento em alcançar destaque nele. A sobrecarga em massa de informações sobre esses telespectadores, indicam a urgência de possuir um diferencial para se sobressair em meio à concorrência e, a formulação de uma identidade visual singular é a perfeita solução para isso.

Assim, investir em uma identidade de marca atrai e prende o público, podendo fidelizar os clientes já existentes e, ainda, converter aqueles que são apenas potenciais. Algo essencial para o estabelecimento de uma melhor comunicação com o público e ainda intensificar suas vendas.

A Nike é uma empresa que vem evidenciando seu investimento nessa área. O “Swoosh”, seu logotipo mundialmente conhecido, é a maior característica associada à marca. Além disso, a marca traz consigo uma paleta de cores pensada para transmitir sentimentos de simplicidade e fluidez, assim como o esporte. Nas mídias sociais, a comunicação que ela estabelece está diretamente relacionada com essa identidade, justificando sua enorme clientela.

Após ler esse blog e entender a necessidade desse serviço, caso seja identificado a carência de uma identidade visual em sua empresa, nós da Empresa Júnior, buscamos solucionar essa questão através de nossa consultoria. Oferecendo não só um ótimo custo benefício, mas também extraordinários resultados.

Marque seu diagnóstico gratuito!

Somos uma empresa que já está a mais de 27 anos no mercado com muitos cases de sucesso,  e com identidades visuais elaboradas com muito brilhantismo. 

Em conclusão, a elaboração de uma identidade visual é fundamental para a consolidação de uma marca no mercado, seja em relação ao seu público ou aos seus concorrentes. 

Nós, por entendermos essa urgência, além de fornecermos excelência ao realizar esse serviço, listamos alguns dos principais benefícios que ela pode trazer para a sua empresa. 

Gostou do blog? Quer saber mais sobre outras tendências no mercado? 

Clique aqui para conhecer mais sobre a Empresa Júnior PUC-Rio.

Autoras: Nicole Moleri e Carla Martins.

Veja Mais

Categorias

Entre em contato conosco se você tiver alguma dúvida