O que a Farm pode nos ensinar sobre identidade?
Ter uma identidade visual bem consolidada é essencial para toda marca. Através desse recurso, é possível não só transmitir os seus valores como também estabelecer o seu diferencial no respectivo segmento de mercado. Do mesmo modo, uma identidade de marca estruturada também contribui para a construção de um reconhecimento ainda maior nesse cenário. Assim, como uma marca que conseguiu conquistar sua singularidade nesse quesito, veremos o que Farm pode nos ensinar sobre identidade.
Origem da marca
A Farm surgiu no cenário da moda através da feira Babilônia Feira Hype, localizada no Rio de Janeiro, que atua como uma vitrine para novos criadores movidos pelo espírito empreendedor. Em cerca de dois anos, com a crescente demanda do mercado, os idealizadores da Farm, Marcello Bastos e Kátia Barros, viram surgir a necessidade de profissionalizar a marca e planejar a sua expansão, dando início ao que viria a ser uma grande rede de lojas que conquista cidades, estados e até países.
Desde o princípio, o seu foco direcionou-se ao mercado de moda feminina e, principalmente, à promoção do estilo da garota carioca da zona sul. Ou seja, a Farm não vende apenas produtos de vestuário, mas um estilo de vida que traduz toda a essência carioca e suas particularidades. Desse modo, ao consumir uma de suas peças, o consumidor adere também a um novo lifestyle natural, contemporâneo e autêntico.
Hoje, com 25 anos de história, é perceptível que a marca contém a mesma essência que a originou, o que não é fácil de ser mantido com o passar dos anos. Quando uma marca não tem um posicionamento bem consolidado, os seus valores tornam-se fáceis alvos de mudanças temporais, o que não aconteceu com a Farm por ter estruturado-os desde o princípio. Por isso, ela pode ser considerada uma referência nesse sentido, uma vez que manteve uma coerência admirável que certamente é a base de sua identidade tão singular.
Identidade visual
O sucesso conquistado pela Farm neste mercado é também resultado de seus esforços na manutenção da sua identidade visual. Ao ser composta por elementos como slogan, cores, tipografias, entre outros, ela exerce o papel de comunicar os seus valores e sua essência ao público através do campo gráfico. Neste item, é possível identificar que todos esses elementos também foram muito bem pensados pela marca, considerando que a naturalidade e a autenticidade transmitida pelo seu logotipo cumprem, mais uma vez, com os valores propostos pela Farm.
Para começar, o ícone da flor ilustrado em um formato simples transmite os sentimentos de mimo e delicadeza que a marca tem com suas peças. Já o mar, disposto abaixo da flor, além de emanar a mesma simplicidade, simboliza a origem da marca que seria o lifestyle carioca. Os demais detalhes, como os formatos dos traços também desempenham a finalidade de expressar determinados atributos que seriam: confortável, acolhedor e elegância.
Identidade de marca
A identidade de marca, por sua vez, também possui um papel bastante relevante nesse contexto. Ela pode ser traduzida como o que as pessoas dizem sobre uma marca quando ela está fora de vista, ou melhor, ausente. Quanto a isso, o que garante o selo de referência da Farm é o fato de a sua identidade de marca ser bem consolidada ao ponto de o seu público-alvo ser composto não por consumidores, mas por grandes admiradores.
Para além do ícone da marca, a farm também é conhecida por sua estamparia característica. Através de misturas de estampas com jogo de cores, inúmeras ilustrações, formas e identidade alegre, a empresa conseguiu estruturar características que são instantaneamente relacionadas a ela. Quem nunca bateu o olho em uma roupa estampada e se perguntou se ela era da Farm? Afinal, essa identidade confeccionada traz consigo todos os valores e essência fomentados pela marca, e é esse o seu diferencial.
A missão de elaborar uma marca forte de identidade não é um feito fácil de ser realizado, até porque requer que ela seja consideravelmente impecável em grande parte dos seus pontos de contato. Para isso, a Farm faz uso da coerência, da criatividade e da originalidade que, nesse processo, se mostram fatores decisivos na construção de uma relação mais íntima com o público. Como resultado, observa-se uma imagem de marca consistente e exemplar.
Tenha uma identidade única!
No conteúdo deste blog, vimos o quanto uma identidade bem estruturada pode fazer a diferença na forma como uma marca é vista pelo seu respectivo mercado e também pelo seu público-alvo. Pode ser esse o elemento que está faltando no seu negócio!
Na Empresa Júnior, temos o serviço ideal para que a sua marca tenha uma identidade única. Já trabalhamos para as marcas Uoman e Cali batidas na realização de suas identidades visuais. Esse serviço conta com uma imersão da marca para definir a melhor tipografia, paleta de cores, moodboard, tripé conceitual e desenvolvimento de alternativas até a aprovação do cliente. Após essas etapas, ocorre uma revisão de tudo que foi feito levando em conta os valores da empresa com a finalidade de criar uma identidade que seja de fato, a cara da marca!
Que tal marcar um diagnóstico gratuito conosco e saber como o nosso serviço de Identidade Visual pode aprimorar a sua marca?!