O mercado está cada vez mais competitivo, os consumidores estão super exigentes e procuram por empresas que melhor atendam suas necessidades de consumo, desde a oferta de produtos de boa qualidade até os preços mais acessíveis. Os empreendimentos, sejam eles pequenos, médios ou grandes, são obrigados a se ajustar e atender os desejos do seu público-alvo. Visto isso, o Marketing, ferramenta que tem como principal função elaborar estratégias baseadas no seu conhecimento do mercado para aumentar o conhecimento da marca, seus clientes e, consequentemente, aumentar o rendimento da empresa. O Marketing conquistou um espaço enorme no mercado mundial e vem ajudando as organizações a se destacarem frente aos seus concorrentes.
Longe de ser apenas um meio de propaganda de produtos e serviços oferecidos, o Marketing permite estudos aprofundados sobre os interesses dos consumidores, formas de atingi-los e quais estratégias seguir para ser destaque no seu segmento.
Sendo assim, a fim ajudar o seu negócio a se desenvolver, a Empresa Júnior PUC-Rio trouxe quatro estratégias de Marketing que podem começar a ser aplicadas a partir de agora:
- Criar redes sociais para a sua marca
Um caminho fundamental no Marketing para todo e qualquer empreendimento é ter uma presença ativa nas redes sociais. Além da sua importância para o reconhecimento e visualização da marca pelos consumidores, as pessoas estão usando essas plataformas cada vez mais como uma ferramenta de comunicação com as empresas, como um canal de atendimento ao cliente.
Visto isso, é importante salientar que o Marketing nas redes sociais não significa unicamente fazer postagens. As publicações precisam gerar laços de relacionamento com a sua empresa, desenvolver uma verdadeira comunidade em torno do seu negócio.
Um perfil no Instagram e uma página no Facebook podem ajudar em muito na divulgação do seu negócio e até mesmo se transformarem em canais de venda também.
- Analise os seus possíveis concorrentes
Não importa se você está começando do zero ou otimizando uma estratégia de conteúdo, conhecer, entender e acompanhar o que os seus concorrentes fazem é essencial para tomar decisões que realmente mostrem resultados para sua empresa. Para uma análise completa de concorrência, você precisa levar em conta empresas que criam conteúdo direcionado para o mesmo público-alvo que a sua, mesmo que os produtos/serviços em si não sejam competidores diretos.
Após este estudo, é possível mensurar pontos de otimizações que podem ser feitos nas suas estratégias a curto e longo prazo, transformando a sua empresa em destaque no seu segmento.
- Realize a análise SWOT (Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades)
Após realizada a análise dos concorrentes e a comparação deles com a sua marca, é hora de realizar a Análise SWOT. Ela é uma metodologia fundamental para dar melhores direcionamentos estratégicos para o futuro empreendimento, através de um viés interno e externo.
Na parte interna, serão analisadas as Forças e Fraquezas do empreendimento em relação aos concorrentes. Já na parte externa, serão analisadas as Ameaças e Oportunidades, que variam de acordo com fatores que acontecem fora do ambiente da empresa. Depois de ter todos esses tópicos listados, devem-se realizar cruzamentos entre fatores internos e externos para assim, poder impulsionar os pontos positivos e corrigir os negativos.
- Defina seu público-alvo e pense em como atingi-lo
Para conseguir vender o seu produto ou serviço, é muito importante saber quem são os clientes da sua marca. A definição do público-alvo é realizada através de um recorte demográfico, socioeconômico e comportamental de uma parcela específica de pessoas, que tenham necessidades semelhantes.
Tendo isso estabelecido, será possível entender os hábitos dos potenciais consumidores para que as futuras estratégias de comunicação sejam mais assertivas.
De produto para produto, as características do público-alvo variam bastante. Dentre elas, é interessante definir: gênero, idade, classe social e localidade, por exemplo. Tendo isso definido, você deverá pensar em como atrair as pessoas com as características selecionadas a conhecerem a sua marca. Ou seja, se o seu público-alvo for jovem, deve-se pensar em uma linguagem mais descontraída, e assim por diante.
É importante ressaltar que, apesar de essas estratégias serem eficientes, existem diversas outras ações mais avançadas que são fundamentais para o desenvolvimento do seu empreendimento. Por serem de difícil execução, o recomendado é entrar em contato com profissionais especializados no assunto. Consultorias, agências de publicidade e freelancers são diferentes opções que tornarão o seu negócio mais atrativo.