5 passos para garantir a eficiência do seu Processo Seletivo

O processo seletivo é algo que a maioria dos atuantes no mercado de trabalho temem. Porém, essa ideia fica cada vez mais ultrapassada, uma vez que as empresas estão desenvolvendo processos ainda mais fluidos e menos desgastantes para seus candidatos. 

A partir disso, é de extrema importância que a sua empresa acompanhe o andamento destas mudanças, garantindo mais adesão e qualidade à contratação de novos integrantes. Diante dessa nova realidade do mercado, preparamos 5 dicas para garantir a eficiência do processo seletivo da sua empresa.

1 – Certifique-se das necessidades da empresa

Para que sua empresa esteja atuando de forma qualitativa, é de extrema importância que os membros da instituição pontuem os principais requisitos e qualidades necessárias na empresa. Sendo assim, para efetuar um bom recrutamento, é preciso definir  quais são as habilidades ideais  para se encaixar na instituição.

A partir disso, é recomendável que seja feito um estudo detalhado sobre os cargos e competências presentes na empresa. Assim, serão divididos às demandas de forma mais qualitativa e produtiva, fazendo com que sejam localizadas as qualidades necessárias de cada candidato, encaixando o perfil deles com o da empresa.

Seguindo esse estudo, será feito um planejamento sobre a vaga que será divulgada. Desta forma, sua empresa fica menos suscetível à emitir falhas em suas contratações. O ideal é que o   planejamento seja feito sem pressa, de forma alinhada com os objetivos da empresa e os ideais dos líderes da instituição.

Uma descrição detalhada sobre a vaga, alinhada juntamente com as necessidades da empresa, garante uma comunicação clara e objetiva com o mercado. Tal fato atrai candidatos cada vez mais equiparados com as necessidades do empreendimento. Isso porque os critérios de seleção estão mais transparentes.

 2 – Enfatize informações sobre a cultura da empresa

Outro fator de extrema importância para garantir a eficiência do seu processo seletivo é enfatizar a missão, os valores fundamentais e as tradições da empresa. Dessa forma, os futuros colaboradores irão saber a realidade que irão encontrar e tomar decisões acerca do processo seletivo com base nela.

Enfatizar a cultura da sua empresa facilita o processo de seleção de novos funcionários. Um novo candidato, ao conhecer sobre a cultura de certa empresa, já consegue identificar se tal instituição combina com suas vontades e interesses. Dessa forma, gera-se nele uma maior,ou menor,  motivação para participar da empresa.

Isso é bastante benéfico, uma vez que a contratação de novos funcionários fica muito mais fácil. Expor a cultura da empresa causa um maior engajamento dos candidatos. A partir desse engajamento, a empresa conclui sobre quem seria o profissional ideal para a vaga, sabendo quem estaria mais disposto e quem combina mais com as demandas do cargo.

Além disso, para garantir uma cultura bem estabelecida entre toda a empresa, é de extrema importância o planejamento de um bom sistema de onboarding. Ou seja, deve-se receber novos contratantes da melhor forma possível, evitando um maior índice de turnover para o empreendimento.

Com um processo de onboarding bem estabelecido, o novo contratado trabalha de maneira mais integrada com sua equipe, alcançando melhor produtividade e maiores resultados. O novo colaborador fica com o sentimento de que realmente faz parte da sua equipe, contando muito com seus companheiros de trabalho e assim melhorando e se desenvolvendo.

 3 – Crie uma área de recrutamento

Para que uma empresa possa desenvolver um processo seletivo de qualidade, é muito importante que a estruturação de uma área focada no recrutamento de novos membros seja criada. Assim, será possível obter mais profissionais direcionados e intimamente relacionados com a produção do processo, gerando avaliações mais específicas e eficientes.

No entanto, vale ressaltar que diversas empresas não possuem capital o suficiente para estruturar uma equipe somente para o desenvolvimento de processos seletivos, e, por isso, é essencial que haja uma flexibilização nos cargos da instituição.

Para essa flexibilização, utilizaremos um exemplo: uma gestora de investimentos abrirá um processo seletivo. Porém, seu capital ainda é baixo para criar uma equipe de RH. Assim, tal função de entrevistas e criação de dinâmicas seria delegada entre os funcionários de diferentes funções na empresa. Nesse caso, um analista sênior, um júnior, um secretário, um advogado da empresa e um gerente dividirão tal função da melhor forma.

4 – Escolha os canais certos para divulgar suas vagas

Após toda a estruturação das etapas do seu processo seletivo, chegou a hora de atingir os candidatos alvos para a participação do mesmo. Escolher bons canais é de extrema importância, isso porque garante agilidade e resultados agradáveis para o processo. Escolher canais bons, traz candidatos bons. Candidatos bons, traz funcionários competentes.

Nos dias de hoje, existem milhares de plataformas que facilitam o encontro de novos talentos e possíveis candidatos. Um ótimo canal de contato com pessoas em busca de emprego que encaixam com as competências necessárias para sua vaga é o LinkedIn. Essa rede social conecta pessoas ao mercado de trabalho, trazendo um networking importante para seu processo seletivo.

Além disso, um canal muitíssimo útil e bem utilizado entre companhias do lado empresarial, são as ilhas de excelência e instituições ligadas a faculdades. Fazer parcerias com ligas acadêmicas, empresas juniores, incubadoras e etc, atrai um grande polo de conhecimento para seu processo seletivo.

Além de trazer notoriedade sobre seu processo seletivo para um público bem qualificado, tais ilhas de excelência podem promover eventos para públicos universitários. Tais eventos divulgam os valores e metas de sua empresa, trazendo pessoas interessadas sobre o assunto e possíveis futuros funcionários de seu empreendimento.

5 – Divulgue as características da vaga, mas com qualidade.

Antes mesmo de botar o processo seletivo em prática, é de extrema importância que a empresa e sua equipe de marketing divulgue as informações e as características da vaga em aberto, para evitar que candidatos desinteressados com a forma de trabalho do cargo desocupado entrem na empresa. Ou seja, é essencial que o processo seletivo seja composto por uma gama de pessoas interessadas e ambiciosas, que realmente desejam alcançar a vaga da empresa, para, assim, obter uma seletiva de qualidade.

Além disso, é vital que a divulgação do processo seletivo seja algo atraente, pois, ainda que a divulgação seja realista e verdadeira mediante as características do cargo, é necessário que possua um senso de atração. Assim, além de convocar candidatos realmente interessados com a vaga da empresa, chama também a atenção de profissionais qualificados e talentosos.

É evidente a importância de possuir um bom processo seletivo que seja eficiente para o seu negócio. Aqui na Empresa Júnior, possuímos consultores capacitados para te ajudar a montar e organizar o seu processo seletivo. 

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