Divulgação de marcas por meios desruptivos

Ao pensar no desenvolvimento do seu negócio, um fator que é, ao mesmo tempo que subestimado, fundamental para o sucesso dele é a divulgação. No entanto, em meio a tantas propagandas, como você faz o seu empreendimento brilhar?

É nesse ponto estratégico em que o design entra. Extremamente versátil e multimídia, o design pode ser utilizado de modos inovadores e dinâmicos para atrair os mais variados públicos. Sendo assim, entenda um pouco mais, com o seguinte artigo, como você pode explorar o máximo de suas possibilidades através de exemplos de divulgação de marcas por meios desruptivos.

Como divulgar?

Primeiramente, é necessário entender o público alvo da campanha a ser feita, possibilitando tomar decisões mais táticas e coerentes. Somente dessa maneira é possível estruturar qual a melhor forma de atingir tal público. A fim de atingir esse objetivo, a Empresa Júnior oferece o serviço de pesquisa de mercado mista — tanto qualitativa quanto quantitativa — feita por nossos consultores de Marketing.

Após compreender o seu público alvo, é ideal cogitar como você quer que a informação seja divulgada. As possibilidades são infinitas; com o divulgador podendo optar desde materiais mais visuais, como narrativas ilustrativas, até materiais mais informativos, como infográficos. E, para expor tais informações, é necessário escolher qual suporte é ideal para seu projeto. Algumas tendências na área são:

Totem

Sendo uma estrutura versátil e portátil, o uso de um totem é ideal para apresentação de informações sobre o serviço. Considerando o fácil manuseio para o público, é comumente usado para projetos sazonais, como eventos, feiras e ofertas. Vale ressaltar que sua praticidade não significa que é um equipamento simples, podendo ser moldado em vários formatos de materiais diversos, como MDF, acrílico e papelão. Pode ter diferentes tamanhos e escalas, assim comportando facilmente a quantidade de informações desejadas.

Zine

É um tipo de publicação independente, podendo conter histórias, desenhos, colagens e, também, divulgações. Faz parte de uma vertente que vai contra à meios tradicionais de publicação e teve grande protagonismo em movimentos de contracultura, como o movimento punk, que utilizavam tal suporte como meio de comunicação e divulgação exatamente por ser independente e, normalmente, de baixo custo. É facilmente distribuída e passada de mão em mão, e é um modo de alcançar um público jovem e alternativo.

Realidade aumentada

Unindo tanto o físico quanto o digital, adotar a realidade aumentada permite seguir por diversos partidos, sendo muito flexível para divulgação. Isso se dá pela variedade de formatos e materiais do suporte físico, possibilitando que seja exposto em praticamente qualquer lugar. Alguns exemplos que podem ser utilizados são flyers, lambe-lambes, adesivos (para transportes, elevadores, escadas rolantes e afins), embalagens, painéis… E, atrelado a eles, o meio digital pode trazer novas possibilidades. Seja atrelado a QR Codes ou apenas ao apontar a câmera do celular, a realidade aumentada traz diferentes camadas para a divulgação de seu negócio.

Mas vale a pena?

Nesse momento, então, o seguinte questionamento pode surgir: “para que vou ter esse esforço a mais para divulgar o meu negócio?”. Apesar do trabalho necessário para trazer essa diferenciação à vida, os meios mais fora da caixa de divulgar a sua marca podem trazer numerosos benefícios. Apenas por propor uma divulgação díspar, apresentando informações de jeitos inovadores e em locais inovadores, já é garantido um destaque e um olhar singular para a sua marca.

Ao chamar a atenção, consequentemente, você consegue também uma repercussão mais acelerada da sua marca, se aproveitando, assim, do famoso “de boca em boca”. Em suma, usufruir de meios alternativos de expor sua marca traz uma visibilidade maior e, ao mesmo tempo, específica — o que resulta em uma maior eficiência para o proposto, assim como a possibilidade de um investimento monetário menor. E, claro, para maior eficiência do plano, é preciso que o mesmo seja muito bem estruturado.

Como e o quê usar?

De fato, aplicar esses meios de divulgação sem o conhecimento das circunstâncias para usá-la pode vir a não ser tão benéfico. Sendo assim, para ter um maior sucesso na divulgação da sua marca, leve em consideração os pontos que trazemos a seguir:

  • Conceito da marca. Ao fazer as peças de divulgação, é fundamental pensar em como a marca se apresenta. Afinal, tudo envolvido na produção precisa estar de acordo com a base conceitual da marca. Uma empresa de advocacia imobiliária, por exemplo, não teria corações rosas em suas peças.
  • Localização. É importante pensar onde o seu público alvo vai estar. Se sua marca é feita para pessoas que não saem muito de casa, por exemplo, seria contraditório fazer peças de divulgação em um local público, como shopping, mercado ou backbus.
  • Interação. O fator chamativo é crucial na divulgação da sua marca. Sendo assim, é ideal pensar em como o seu público irá interagir com a(s) peça(s) de divulgação. Seja interação no sentido de movimentação (toque responsivo, imersão) ou apenas de contato (visão, compreensão).
  • Mescla de mídias. Com os tipos de mídia sendo vastos, não há porquê torná-las excludentes. Misturar tipos diferentes, como o impresso e o digital, é um meio de aumentar a visibilidade da sua marca. Lembrando sempre que o que for decidido precisa dialogar perfeitamente com a necessidade do público alvo e com todos os conceitos da marca.
  • Monitoramento. Adaptabilidade é fundamental no mundo da publicidade. E, justamente para poder se adaptar, é necessário que exista uma atenção voltada para como sua divulgação está sendo recebida e repercutida. O monitoramento é importante, inclusive, para gestão de recursos: é preciso continuar a produção, aumentando a quantidade de objetos, ou pará-la de vez, até mesmo recolhendo o que já foi distribuído? Ter esse termômetro e analisá-lo constantemente é preciso.

E, para garantir um sucesso garantido, entre em contato conosco! Aqui na Empresa Júnior, trabalhamos em conjunto para solucionar a necessidade de sua empresa da melhor forma possível. Contamos com um time de consultores de cursos estratégicos para promover uma melhor divulgação de sua empresa, de sua marca, de sua campanha, ou de qualquer outra vertente que seja de seu interesse. Vamos conversar um pouco mais em uma reunião de diagnóstico? 

Veja Mais

Categorias

Entre em contato conosco se você tiver alguma dúvida