7 dicas para melhorar a Experiência do Usuário (UX) do seu site

Atualmente, um dos tópicos mais relevantes quando falamos de desenvolvimento web e design é a experiência do usuário. Com avanços tecnológicos, como o desenvolvimento da inteligência artificial, realidade aumentada e interfaces de voz, as expectativas dos usuários no âmbito digital estão cada vez mais altas. 

No mercado, as grandes empresas buscam oferecer interfaces intuitivas, acessíveis e personalizadas para garantir uma experiência agradável e eficiente aos usuários em diferentes dispositivos e plataformas, visando à potencializar suas vendas. A preocupação com a acessibilidade e a inclusão também tem se destacado, buscando criar produtos e serviços que atendam a uma variedade maior de usuários.

Mas, o que é Experiência do Usuário?

A User Experience, comumente chamada de “UX”, refere-se à experiência de um usuário ao interagir diretamente com um produto, serviço, aplicativo ou site. 

No contexto dos sites, a experiência do usuário envolve aspectos como a facilidade de uso, eficiência, satisfação dos visitantes e a qualidade da usabilidade das páginas. Uma boa UX cria um ambiente que atende às expectativas dos usuários, tornando a experiência mais agradável e eficaz. Ter uma boa experiência envolve o design de interfaces amigáveis, a otimização do desempenho do site e a satisfação dos desejos dos usuários para garantir que suas interações tragam resultados positivos e satisfatórios. 

A UX é essencial no âmbito do desenvolvimento web e dos serviços digitais, pois influencia diretamente a satisfação e a fidelidade dos usuários, atraindo novos visitantes e evitando que se desinteressem pelo conteúdo. Tratando-se de Marketing Digital, a UX mostra-se mais importante ainda. Diante disso, reunimos sete dicas que vão te ajudar a desenvolver uma boa experiência para que você possa fazer a diferença, atrair clientes e criar uma boa imagem da sua marca.

Abaixo, seguem as sete dicas mais importantes para potencializar a UX do site da sua marca:

  • Conheça seu público alvo
  • Guie o trajeto do usuário
  • Conteúdo interativo
  • Carregamento rápido
  • Segurança
  • Feedback e suporte ao cliente
  • Evite distrações

  1. Conheça seu público-alvo:

É essencial que você entenda suas preferências, comportamentos e necessidades. Entender esses detalhes dos visitantes da plataforma, a partir de dados demográficos e psicográficos, te ajudará a produzir um conteúdo mais personalizado e, consequentemente, gerará um maior engajamento. 

É conhecendo o seu público-alvo que você vai saber informações como: quantidade de imagens que a página deve conter, grau de formalidade da sua linguagem, paleta de cores para a criação de uma identidade visual, e diversas outras que tornarão o seu site cada vez mais personalizado e adequado aos seus visitantes. 

Uma maneira poderosa para aplicar na prática esses dados coletados acerca do público-alvo é o uso de uma Persona. Essa ferramenta consta de uma representação fictícia de um cliente ideal para seu negócio. Ela permite que a partir das informações retidas sobre os usuários, seja estabelecido um direcionamento e definição de um tom de voz da sua marca para a interação com os usuários de sua plataforma. Assim, garantindo uma maior assertividade em seu marketing digital.

Ao alinhar sua estratégia digital com as características e comportamentos do seu público-alvo, você pode criar uma experiência do usuário mais atraente e satisfatória, o que, por sua vez, pode aumentar a retenção de visitantes.

 2. Guie o trajeto do usuário:

A partir da retenção dessas informações relevantes sobre seu público alvo, é importante guiar visualmente esse visitante para otimizar o engajamento dele com o conteúdo durante seu período de permanência no site. Para isso, é importante compreender as etapas da Jornada do Usuário que esses mesmos realizam.

Mas então, o que é o trajeto do usuário?

Esse caminho consta do histórico de interação do usuário desde o momento de início do contato com o site, até a sua saída da plataforma. Dentro dele são consideradas as etapas de geração de interesse, primeiras impressões e percepções que ele obtém ao consumir os conteúdos disponibilizados. Que, caso sinalizados incorretamente, impactam diretamente na sua experiência e engajamento na página. 

experiência do usuário

Para garantir uma boa resposta de seus visitantes, é imprescindível traçar visualmente a rota de navegação, para qual é indispensável uma boa interface do usuário. A identidade visual da plataforma é fundamental para a retenção de clientes, garantindo boa legibilidade, correta sinalização na landing page, harmonia visual e principalmente uma hierarquia na leitura. A partir dessa hierarquia e arquitetura de informações, é possível manipular a ordem de contato do usuário com as informações dispostas e então, o guiar para a sua melhor experiência na plataforma.

3. Conteúdo Interativo:

Nossa terceira dica para a otimização da Experiência do Usuário na sua plataforma gira em torno da implementação de sistemas interativos! Sabemos que um dos maiores empecilhos no fluxo de visitantes, é a retenção da atenção dos usuários na página. Para sanar esse obstáculo, essas diversas ferramentas atuam tornando o seu site mais dinâmico e atrativo, consequentemente capturando o interesse do público alvo por mais tempo e aumentando a taxa de cliques e redirecionamentos do software.

Os componentes interativos podem variar desde dados que se alteram ao passar do cursor, links internos, barras de busca, mapas interativos, elementos animados até ferramentas de feedbacks do cliente.

Conteúdos como estes, estimulam a usabilidade da plataforma e auxiliam no alcance do seu marketing digital, propagando cada vez mais seu site para possíveis clientes.

4. Carregamento rápido:

O carregamento de uma página tem um impacto significativo no número de visitantes que seu site atrai: uma menor demora proporciona uma experiência positiva ao usuário. Além disso, diminuir o tempo de carregamento pode atrair os visitantes que não possuem muito tempo ou boa conexão de internet. Uma demora excessiva no carregamento pode aumentar a taxa de rejeição do seu site, pois os internautas tendem a ficar impacientes e abandonar a página antes mesmo de visualizar o seu conteúdo. 

Ter um carregamento rápido e eficiente no seu site pode, também, te dar uma vantagem em relação aos mecanismos de busca. Esses mecanismos, como o Google, consideram a velocidade de carregamento ao classificar as páginas nos resultados de pesquisa. Sites mais rápidos geralmente têm uma classificação mais alta, fazendo com que o seu website tenha mais acessos, já que, normalmente, as pessoas costumam clicar nos primeiros resultados.

Portanto, otimizar a velocidade da sua página é fundamental para melhorar a experiência do usuário e atrair mais visitantes. Isso envolve otimização de imagens, minimização de códigos, utilização de cache, entre outras práticas recomendadas de desenvolvimento web. Clique aqui para ler mais sobre como o carregamento rápido influencia diretamente na experiência do usuário do seu site.

5. Segurança:

A segurança do seu site desempenha um papel crucial na experiência do usuário, pois afeta a confiança, a privacidade e a integridade das informações. Uma das maneiras de garantir que seu usuário se sinta confortável e seguro no seu site é por meio de um certificado SSL. Ter um certificado desses instalado no seu site garante uma conexão segura, o que é indicado pelo “https” na URL. Além disso, existem métodos e softwares como firewalls, antivírus e autenticações fortes que vão oferecer ao seu website mais camadas de segurança contra ameaças online e acessos não autorizados. 

Ao priorizar a segurança do site, você não apenas protege os dados e a privacidade dos usuários, mas também constrói uma base sólida de confiança, o que é essencial para proporcionar uma experiência positiva e duradoura. Uma experiência do usuário segura e confiável aumenta a probabilidade de retenção de visitantes e fortalece a reputação da sua marca.

segurança na experiência do usuário

6. Feedback e suporte ao cliente:

O feedback e o suporte ao cliente desempenham um papel crucial na melhoria da experiência do usuário em seu site. Ter um espaço para que seus visitantes compartilhem feedback te permitirá identificar rapidamente problemas ou áreas de melhoria no seu site. Além disso, isso te ajuda a coletar informações valiosas sobre as necessidades, expectativas e desafios específicos enfrentados pelos usuários. Dessa forma, você poderá proporcionar condições para que a sua página web esteja em constante aprimoramento. 

Além disso, dar esse espaço ao usuário mostra que há uma valorização dos clientes e usuários, gerando uma sensação de confiança com eles e contribuindo para a imagem e reputação da sua marca. 

Os recursos de feedback e suporte ao cliente também criam canais de comunicação muito acessíveis aos clientes. Tornar as opções de contato visíveis e acessíveis, como formulários de contato, chat ao vivo ou suporte por e-mail, facilita e otimiza o contato entre os usuários e a marca. Geralmente, esses meios de comunicação tem um URL próprio, ou ficam armazenados em links no footer da página. Em resumo, feedback e suporte ao cliente são componentes essenciais para aprimorar a UX, proporcionando um ambiente onde os usuários se sintam ouvidos, apoiados e valorizados.

CRM no marketing digital que auxilia na experiência do usuário

 7. Evitar distrações:

Um dos fatores que contribui para a dispersão de usuários no primeiro contato com um site é a irritabilidade causada por interferências de navegação abruptas. Todos já presenciamos o susto ao entrar em um site e logo aparecer na tela a imagem chamativa de Pop-ups e ads. Por mais que sejam ferramentas poderosas na captura de atenção para informações importantes, o formato de exibição desses instrumentos de anúncio geram um desgaste visual repentino para o usuário.

O uso de instrumentos intrusivos, ultrapassa o espaço pessoal do leitor e faz com que eles se sintam manipulados a aderir aos serviços do anúncio, trazendo uma desconfiança acerca da veracidade do site. Assim, se interrompe o trajeto do usuário, e cria-se uma sensação de frustração e desinteresse acerca do conteúdo destacado. 

Para criar um ambiente confortável para que o leitor explore livremente o conteúdo do site, é necessário guiá-lo pela plataforma de uma forma leve e coesa, sem interrupções ou grandes quebras de expectativa.

Quer Otimizar a Experiência Dos Usuários Na Sua Plataforma?

Descubra os benefícios de contratar uma consultoria especializada para a construção de um site congruente com seu perfil de usuário! Possuímos um time de especialistas capacitados prontos para exponenciar a experiência de usuário em sua plataforma. Se certifique da coesão na jornada do seu cliente e marque agora mesmo uma reunião de diagnóstico gratuita com nosso time de especialistas clicando aqui !

Gabriel Fayad e Malu Lamas

Veja Mais

Categorias

Entre em contato conosco se você tiver alguma dúvida