O evento da copa do mundo sempre engaja a maior parte da população mundial. É um momento de diversão, mas também tem suas estratégias. Neste blog, iremos mostrar como o mundo publicitário se move durante esse momento.
História da Copa do Mundo
A copa do mundo é um campeonato mundial com 21 edições, com origem em 1930, no Uruguai. A edição deste ano será no Qatar, com a participação de 32 seleções mundiais. Para o público, a atenção se concentra nas partidas, entretanto, as empresas enxergam esse momento como oportunidade para engajar com o público e reforçar sua marca na memória coletiva.
É um evento de grande escala, que movimenta não só o mercado esportivo, mas como outras empresas pelo espírito de competição e pelo fator de nostalgia, uma estratégia muito popular no meio publicitário para o apelo emocional do futuro comprador.
Para o Brasil a Copa do Mundo é mais do que somente a competição. A seleção brasileira é a única que possui 5 vitórias, com o nosso país sendo conhecido internacionalmente como o “país do futebol”. As partidas e os jogos da seleção brasileira trazem consigo uma relação de união para toda a nação, transpassando a ideia de futebol ser somente um esporte. Um exemplo disso é a copa de 70, quando toda a população se uniu para assistir ao vivo a vitória do Brasil contra Itália com o rei do futebol, Pelé em campo.
E esse ano não é diferente. A população brasileira vem se preparando cada vez mais para ter o título de hexa no ano de 2022 e aumentar ainda mais a tradição e a fama do país com o talento no esporte.
A publicidade no formato ao vivo
É importante destacar que os eventos esportivos televisionados são um dos programas que a televisão se encontra em maior disputa de audiência para permanecer em seus canais. E a Copa do Mundo aumenta essa disputa, já que de todo brasileiro estar abraçado na sensação de união e de nação pelo país nos jogos. Um exemplo disso é a emissora Globo, uma das maiores emissoras do planeta, que arrecadou cerca de R $1,050 bilhões só em propaganda para o evento mundial. Ela possui os programas com maior índice de audiência, tendo uma grande quantidade de público fiel.
Também, marcas como Adidas, Puma e Nike fazem uma divulgação em suas mídias de comunicação sobre os novos modelos para a edição do ano da Copa do Mundo. Isso acontece para fomentar seus pontos de divulgação e trazer novos compradores interessados. Além disso, os patrocinadores dos times usam as camisas para colocar as suas marcas de forma estampada e aparecerem durante a transmissão ao vivo das partidas, aproveitando a grande exposição.
Para além da televisão.
Além das propagandas feitas no momento ao vivo dos jogos, existem as estratégias para antes das partidas começarem e trazerem uma ideia de nação mais presente e aumentar o nome da marca e suas vendas com o evento da copa. A Panini, por exemplo, comercializa seu álbum de figurinhas em todos os anos de copa. Trazendo mais foco para o público infanto-juvenil, o momento de troca e de vontade de completar o álbum proporciona, para a Panini, a oportunidade de estar no boca-a-boca da população, conhecido também como buzz marketing. Mas em 2022, algo surpreendente aconteceu com esse modelo de produto.
A cartas especiais se tornaram um fator diferencial de compra para todos os colecionadores de plantão, trazendo uma vontade maior de comprar os pacotes para encontrar a carta premiada, mesmo com o aumento de preço desde a última copa do mundo para 4 reais um pacote.
Outra marca que é bem conhecida por personalizar suas publicidades durante a copa é o McDonalds, com a produção dos sanduíches de cada país. Esse ano, esses lanches se encontram com o valor de 44 reais, mas vendendo algo além da comida, e sim a experiência de estar vivendo o momento de competição.
Outra marca que é bem conhecida por personalizar suas publicidades durante a copa é o McDonalds, com a produção dos sanduíches de cada país. Esse ano, esses lanches se encontram com o valor de 44 reais, mas vendendo algo além da comida, e sim a experiência de estar vivendo o momento de competição.
Uma marca que também pensa no emocional dos torcedores é a Coca-Cola, que produziu os rótulos com a frase “se ganharmos..” e uma situação que seria vista como fora do comum e feita no impulso, como casar com o seu parceiro. Além disso, a marca se juntou com a Panini para que, quando uma pessoa comprar uma Coca-Cola Zero de 2 litros, em seu interior do rótulo tenha uma figurinha para colocar em seu álbum.
A nova jogada de marketing
Com a chegada do ano 2022, surge um novo questionamento. Além da expectativa pelo tão esperado título, o mercado de marketing acompanha uma competição paralela ao campeonato de futebol. Isso acontece, pois desde a última edição, o avanço das redes sociais, impulsionado pela pandemia, levou o papel dos próprios jogadores a serem questionados. Pesquisas apontam que influenciadores digitais assumem o papel de “garotos-propaganda”, antes ocupado por estrelas do futebol como Neymar. O influenciador Casemiro, será embaixador da Coca-Cola durante a competição mundial deste ano.
Entretanto,apesar das inúmeras oportunidades de propagandas de nicho externos ao do foco do evento é necessário se atentar às regras e normas do evento. O uso inapropriado da publicidade e a prática do marketing de emboscada – atividade que, apesar de proibida, é recorrente em grandes eventos e, dessa forma, também em Campeonatos Mundiais – não será tolerado e pode acarretar em graves consequências.
A FIFA (Federação Organizadora da Copa do Mundo), espera uma audiência de mais de 5 bilhões de pessoas espalhadas por todo o globo. Assim, com 40% da população mundial de olhos abertos, fica fácil entender o grande interesse de pessoas e marcas em se associarem ao evento. O marketing esportivo representa 1% do PIB mundial e a projeção é que esse número aumente significativamente em ano de Copa do Mundo.
O conteúdo desse Blog mostra a importância que o marketing tem para as marcas do mercado. Entender o seu público alvo, traçar suas estratégias de comunicação e abraçar oportunidades é imprescindível para uma empresa que busca resultados. Você dá atenção necessária para o posicionamento da sua marca? Talvez seja isso que está faltando no seu negócio!
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