Copa do Mundo: 24 horas de cobertura

Sabe-se que a Copa do Mundo é um dos maiores eventos e mais notórios eventos esportivos do mundo. É assistido por milhões de pessoas de diversos países ao redor do globo, independentemente do meio de comunicação escolhido.

Entretanto, ao ser televisionado, a experiência de assistir aos jogos é única e imensamente marcante. A emoção que se sente ao assistir aos jogos é como se sentir presente no estádio. A televisão é capaz de aproximar todos os torcedores de suas seleções. Assistindo de qualquer lugar do planeta, é possível se sentir como se estivesse na cadeira 35 fileira F.

A transmissão

Para filmar e transmitir uma partida de futebol, são necessárias mais ou menos 25 câmeras espalhadas pelo campo, para garantir que nenhuma jogada seja perdida ou despercebida. As câmeras estão presentes de maneira fixa e móvel. As câmeras fixas ficam geralmente atrás do gol e as móveis espalhadas por diferentes localidades do estádio. 

Existem, geralmente, dois repórteres trabalhando no campo, um focado em cada time. Eles utilizam microfones sem fio para se movimentar com rapidez e são acompanhados por um cinegrafista que se esforça para filmar todas as jogadas, dribles e faltas que acontecem no campo.

Todos os equipamentos utilizados são conectados a um caminhão da emissora, que se encontra do lado de fora do estádio. Tudo o que é captado pelas câmeras e microfones vai para esse caminhão. Dali, as imagens são selecionadas e preparados os replays, as chamadas, os VARs e etc. 

Entretanto, somente uma imagem por vez pode ser enviada para a emissora por uma das antenas do caminhão. 

O caminhão transmite as imagens do jogo por sinais de ondas, que viajam até um satélite e são rebatidos para a emissora. A partir daí, a antena do prédio da emissora capta esse sinal e todas as imagens das câmeras são colocadas em uma sala com várias televisões, onde um coordenador, utilizando um ponto eletrônico fala com cada um dos operadores das tvs escolhendo qual imagem estará sendo passada para todas as televisões sintonizadas naquele mesmo canal. 

Assim, a imagem é retransmitida pelo satélite e captada pela antena de cada um dos lugares com televisão e é deste modo que nós assistimos um jogo. Pode parecer muita coisa, mas todo esse processo todo gera um atraso de no máximo 2 segundos entre o que é real e o ao vivo.

Outra novidade sobre a transmissão da Copa do Mundo é que nessa edição, Casemiro, um dos mais notados streamers esportivos e influenciador digital da américa latina, transmitirá ao vivo e gratuitamente nos canais digitais um jogo por dia, incluindo em suas lives todos os jogos da seleção brasileira,as semifinais e a final que acontecerá no dia 18 de dezembro.

Os espectadores

 Estima-se que essa Copa terá um número de torcedores e espectadores maior que nos anos anteriores. 

Além dos diversos fãs de futebol que estarão viajando até o Catar (estimam-se 1300 voos diários até o país), o número de telespectadores também parece crescer. Serão em média 115 canais de televisão aberta ao redor do mundo que irão transmitir os jogos, neste caso, sem contar com os meios digitais. 

Esse ano, o influenciador e um dos maiores streamer do país, Casimiro irá poder transmitir e comentar os jogos. Tal fato é um grande avanço para os meios de transmissão da Copa, visto que anteriormente essa concessão só era cedida a canais de televisão. 

Estratégias de marketing na Copa do Mundo

É comum que, em época de Copa do Mundo, diversas empresas ofereçam e divulguem em suas redes sociais e outros meios de comunicação produtos ou serviços que possuam alguma relação com a temática, ou que tenham uma procura específica durante o campeonato.

Nessa época do ano, é como se todo o país vestisse a camisa da seleção. As lojas, por exemplo, ganham decorações temáticas, promoções em itens esportivos, uma imensa variedade de produtos estampados com a bandeira do Brasil aparecem pelas prateleiras. 

Nesse momento, se dá início a um verdadeiro desfile de moda em torno das variações de modelos masculinos e femininos, de roupas para vestir para torcer e assistir aos jogos. 

Afinal, as ações relacionadas à Copa do Mundo nas empresas são necessárias para aumentar o interesse dos clientes e as vendas neste período.

Mulheres no mundo dos esportes

Essa Copa do Mundo estará focada na representatividade e irá inserir mulheres em funções antes desempenhadas apenas por homens no jornalismo esportivo.

A jornalista Ana Thais será a primeira mulher a comentar os jogos da seleção masculina em Copas do Mundo na emissora TV Globo. Ela estará no Catar, ao lado de Galvão Bueno, de Júnior e do pentacampeão Roque Júnior. A cobertura também terá a participação das primeiras narradoras mulheres em jogos de Copa. A presença de figuras femininas na narração do evento, ainda que limitada, é considerada um avanço significativo, visto que abre múltiplas portas em diversas áreas do jornalismo esportivo. 

A  jornalista Natália Lara  demonstrou seu contentamento com a notícia e afirmou que para que ela pudesse chegar no momento em que está, muitas mulheres lutaram anteriormente, o que faz com que as mulheres que estarão em  suas casas, torcendo se sintam representadas pela primeira vez em uma Copa do Mundo.

Além de sua  carreira como cantora e,  a apresentadora Jojo Toddyinho também estará estreando como comentarista oficial da Copa do Mundo pela emissora Globo.  O programa se chama “Central da Copa”, a influenciadora afirma que está confiante com o novo projeto.

Gostou de saber mais sobre a transmissão dos jogos da Copa do Mundo? Aqui na Empresa-Júnior Puc Rio, temos vários serviços da área de audiovisual que podem transformar você e a sua empresa nos grandes protagonistas do seu próprio evento. Quer saber mais? Clique aqui e marque um diagnóstico gratuito com a gente. 

Veja Mais

Categorias

Entre em contato conosco se você tiver alguma dúvida