Você sabia que o blog é uma ferramenta importante para atrair leads para sua marca? Quando um novo visitante entra no seu site, ele tem que ter sua atenção captada e deve também ser atraído pelo conteúdo ali existente. Os textos de blog ajudam sua empresa a atingir clientes em potencial, além de criar uma rede de confiança e autoridade com quem visita seu site.
O que são leads?
Para entender melhor melhor como atraí-los, é importante primeiro entender quem são. Os leads são potenciais clientes, pessoas que já demonstraram interesse na sua marca, como por exemplo, alguém que baixou um conteúdo do seu site, ou forneceu informações como e-mail para futuro contato. Sendo assim, é importante manter essa possibilidade de negócio por perto e, como veremos, o blog é uma boa ferramenta para esse fim.
Por que o uso do blog?
Um bom blog pode ajudar o site da sua empresa a ser encontrado de forma mais fácil quando possíveis leads pesquisarem sobre serviços ou produtos relacionados com os que vocês oferecem. Isso se deve ao fato de que o Google analisa diversos fatores, como ter conteúdo de qualidade e o tempo de permanência do visitante no seu site, para que o mesmo apareça nos primeiros resultados de busca. Essas demandas podem ser atendidas pelos seus textos de blog, como veremos a seguir.
Conteúdos para seus textos
O marketing de conteúdo vem ascendendo cada vez mais como um trunfo para cativar e atrair novos clientes. A ideia de produzir informação útil e valiosa, de forma a atraí-los, serve não só para estreitar laços, mas também para manter-se em evidência. Quanto mais uma empresa investe em conteúdo de blog de qualidade, mais cliques ela ganha em seu site. Isso possibilita que ela apareça mais e primeiro nas futuras buscas sobre conteúdos abordados em seu blog.
Dito isso, é possível perceber a extrema importância de prospectar assuntos que sejam tanto do interesse do seu público-alvo, como também, conversem com o que a sua empresa vende. Isso lhes trará satisfação com a sua organização, por ter sanado uma possível dúvida ou provido uma nova ideia, conceito ou solução a eles. A consequência é que sua empresa estará sempre rondando a cabeça do cliente, e assim, quando ele precisar de um serviço, as chances de recorrer à sua empresa, aumentam. Isso vale não só para leads que já te conhecem, mas principalmente para novos alvos, que podem vir a te conhecer e formar uma opinião sobre você através dessa técnica de blog.
Tempo de permanência do usuário do site
Outro fator importante é fazer com que os leads se mantenham pelo maior tempo possível no seu site. Isto é, maximizar o tempo no qual eles se mantém em contato com seus produtos, suas produções, enfim, sua marca. Quanto mais tempo o cliente ficar em contato com algo seu, melhor para que você fique em evidência no imaginário dele. É aí que entra a linkagem interna. Ela se baseia em estabelecer links que levem os visitantes para outras áreas do seu próprio site. Daí a importância de produzir conteúdos que estejam interligados entre si, abordando questões sobre temas semelhantes, que podem, também, ser do interesse de quem está lendo. Isso fará com que haja um significativo tráfego interno no seu site, o que mostrará para o algoritmo do buscador que ele é útil e fornece corretamente as informações desejadas a quem o acessa.
Por fim…
Como visto, o blog é uma ótima alternativa no processo de atração e captação de leads para sua empresa. Mas para que isso aconteça, é preciso ter a certeza de que se está falando com o público correto, e da maneira correta. É aí que entra a Empresa Júnior PUC-Rio. Aqui, nós oferecemos diversos serviços para estudar, analisar e melhorar a sua comunicação com seu público. Desde identificar se esse é realmente o público para o qual você deveria estar falando, passando por estabelecer o posicionamento e as estratégias de comunicação ideais, até a montagem de todo o plano de negócios e marketing para a sua empresa.
- Texto realizado pelos sócios Eduardo Villa Nova e Marcello Braga