Como melhorar o posicionamento da minha marca nas redes sociais

Posicionamento de marca é um conceito de branding utilizado no mercado para se referir a maneira de como as marcas são percebidas pelo público, o que vai influenciar em como as estratégias de marketing serão feitas de forma direta. Ou seja, é uma ferramenta que busca como resultado ocupar um lugar na mente do consumidor de forma única, sendo esse o ponto principal para o desenvolvimento de uma memória do consumidor.  Nos dias de hoje, observa-se o meio tecnológico, como as redes sociais atuando para essa comunicação com o público de forma efetiva e visando uma captação para longo prazo. Nesse blog, iremos mostrar de que forma se pode melhorar o posicionamento de sua marca nas redes sociais.

A importância do posicionamento na identidade da marca

Segundo um artigo publicado pela Harvard Business Review, 64% dos consumidores dizem que o principal motivo para se relacionar com uma marca são os seus valores, o que explica o porquê é tão necessária uma marca definir sua missão, visão e seus valores como empresa. Esse método pode ser utilizado tanto para produtos físicos quanto para serviços, organizações ou até uma figura pública. 

Sempre há uma forma de se posicionar no mercado, não importa o segmento da sua marca no processo, porém para se ter uma definição que se destaque no mercado deve se seguir alguns fatores.

Como construir um posicionamento ideal? 

Para se definir um bom posicionamento para a sua empresa, é necessário seguir alguns pontos para que ele se torne ideal para o público de interesse. É importante ressaltar que o posicionamento vai muito além de promover o serviço da sua empresa, e sim como o seu consumidor vai ter a percepção sobre o seu negócio. 

Para iniciar, um ponto importante para se ter uma definição clara de posicionamento, é ter conhecimento sobre quem é o público-alvo. O público-alvo de uma empresa é definido através de um estudo comportamental, psicográfico e demográfico sobre possíveis consumidores, visando um desenvolvimento de uma imagem e identidade de marca coerente com o grupo focal da empresa. É o grupo de pessoas que você deve criar comunicação e que irá consumir o seu produto de forma contínua e se fidelizar com sua marca. Isso permite com que o método de alcance seja mais eficaz, pois a procura do produto e serviço atinge a expectativa do cliente. 

Além disso, é importante ter conhecimentos sobre as dores que vão ser sanadas pelo seu produto e os prazeres que ele vai atingir, o seu diferencial comparado às concorrências e proposta de atributos que a sua marca deseja possuir. Tudo isso se relaciona em como você quer que a sua marca seja reconhecida no mercado.

A criação de uma experiência para o cliente pode ser um ponto importante para fazer com que a sua marca se torne referência e consolidada. A experiência do consumidor tem se tornado cada vez mais importante para o mercado e para o sucesso de uma marca. O primeiro contato se torna crucial para desenvolver uma relação positiva com a sua marca, desde o momento inicial de interação até o pós-venda. 

A comunicação com o público  se torna um momento chave para a sua marca criar uma fidelização de clientela maior e uma valorização dos seus aspectos de posicionamento como empresa no mercado. 

Imagem que mostra o posicionamento de marca da Heineken
A Plataforma Green Your City da Heineken em São Paulo, visando fortalecer a conexão das pessoas com a cidades através de ocupações culturais

O processo deve ser monitorado de forma constante, pois o mercado se encontra em constante transformação. Dessa forma, é sempre importante estar atento às tendências e mudanças que vão afetar as necessidades dos consumidores, para que o desempenho da sua marca esteja atingindo os resultados que deseja e consiga se adaptar da forma mais estratégica. 

Por fim, algo importante para se falar é sobre o investimento em marketing no ambiente digital. Nesse aspecto, o uso da internet tem se tornado cada vez mais cotidiano para a sociedade. Então, é essencial para uma empresa estar presente no meio online. Porém, as redes sociais possuem as suas próprias estratégias de marketing para que o impulsionamento seja de forma crescente.

Quais estratégias de posicionamento utilizar para impulsionar a rede social

Hoje em dia tem sido muito importante a forma como as empresas se posicionam nas redes sociais. Um estudo feito pela empresa Edelman Earned Brand mostrou que, no ano de 2018, 69% dos brasileiros compravam ou boicotavam uma determinada marca por sua posição em questões sociais e políticas, sendo este número 13% maior do que no ano anterior. 

O que se espera atualmente é que o número de usuários aumente a cada ano que passe. E isso se relaciona fortemente em como se portar e posicionar nas redes sociais, pois caso aconteça um comportamento inadequado, as vendas irão diminuir pelo afastamento da clientela ou em casos mais extremos, um boicote público pode surgir e isso pode resultar em uma grande catástrofe.

7 formas de impulsionar o posicionamento de uma marca nas redes sociais: 

1- Definir os objetivos da marca:

Primeiramente, como o foco principal é melhorar o posicionamento da marca nas redes sociais, é preciso definir estratégias e objetivos da marca relacionados a isso, como metas de relevância, níveis de engajamento e definição de métricas.

2 – Conhecer seu público alvo:

É de extrema importância a empresa conhecer seu público-alvo, pois isso facilita na forma pela qual a marca se comunica em suas redes sociais, já que pode se adaptar de acordo com quem a acompanha.

3 –   Criação de conteúdos relevantes:

Quando se tem conteúdos de maior relevância e mais atrativos, uma maior quantidade de clientes frequenta e acompanha a marca, pois seu conteúdo é de qualidade. Para isso, é preciso de conteúdos dinâmicos e que prendam o cliente. Para isso, nos vídeos, os 5 primeiros segundos são essenciais para o aumento da captação de clientes por meio dessa atração inicial. Já em fotos e carrosséis, tem de ser algo mais dinâmico, fluido e limpo, levando o consumidor a focar apenas no tema central do post, sem desviar a atenção.

4- Interação ativa com os seguidores:

É um fator muito importante para o posicionamento evoluir, uma vez que quando a empresa sempre posta, ela constantemente atualiza seus pensamentos e aparece para seus seguidores, permitindo uma promoção mais frequente da marca.

5 – Utilizar as redes sociais corretas:

Importante que a marca se promova nas redes mais corretas de acordo com seu posicionamento, ou seja, no LinkedIn se mais formal e no Tik Tok se mais informal; se quiser estar em ambas, é necessário adequar seu conteúdo ao seu posicionamento, para transparecer a marca da maneira correta.

6- Acompanhar suas métricas

Medir seus resultados regularmente para entender o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. Use ferramentas de análise para monitorar o engajamento, o alcance e outras métricas importantes. Uma dessas plataformas é o Meta Business Suite, diretamente conectado às redes mais usadas como Instagram e Facebook e muito aplicada para esse tipo de situação, já que traça metas e define engajamento.

7- Utilizar anúncios

Anunciar e promover sua marca nas redes sociais também é importante para a marca crescer, pois ajudam a empresa a ficar mais conhecida por outras pessoas do seu próprio público-alvo. Uma das maneiras de constituir isso é com mídia paga, quando as redes sociais recebem para disponibilizar sua foto ou anúncio para mais contas, elevando seu engajamento.

Exemplos de marcas com posicionamento forte nas redes sociais:

  • Havaianas

A Havaianas se tornou uma empresa de conhecimento mundial, sendo a principal empresa quando se pensa em chinelos. 

Porém, esse reconhecimento da marca surgiu após uma queda excessiva nas vendas nos anos 90, o que resultou na criação de mais de 40 opções de cores e um investimento em propagandas onde celebridades utilizavam o calçado. Isso resultou na mensagem que a marca gostaria de passar: todo mundo usa Havaianas.

Com uma estética visual muito marcante e uma música de comercial chiclete, a marca carioca conseguiu se tornar o empreendimento ideal para o mercado de calçados de praia e para outros acessórios como bolsas, cangas, roupas de praia, etc. 

Em suas redes sociais, encontramos a utilização da frase “Por uma vida mais livre”, o que continua com a ideia de ser um calçado prático e que pode ser usado por todos.Além disso, os conteúdos feitos pela marca mostram ambientes ensolarados, coloridos e com a essência do Brasil, com pessoas de todas as idades, gêneros e grupos raciais posando em ambientes de rua e de cotidiano, o que continua com a mensagem de que todas as pessoas utilizam Havaianas no seu dia a dia.

  • Coca Cola

A Coca-Cola marcou a história do marketing e da publicidade devido às estratégias utilizadas por ela desde os seus primórdios. A marca foi uma das primeiras a se posicionar como uma produtora de experiências e não como um produto. Ela foi responsável por desenvolver a ideia de que beber refrigerante era sinônimo de felicidade. 

A marca conseguiu desenvolver o espaço dentro das casas dos seus consumidores, trazendo o sentimento de confraternização, relações e eventos que ocorrem no cotidiano. Um dos exemplos sobre essa identidade de marca ocorreu com a Copa do Mundo de 2014, em que a empresa fez um set de pequenas garrafas dos países para se colecionar. Isso mostra que a marca sabendo que era um evento onde as pessoas estariam se reunindo e fazendo grandes eventos, já entrou em seu sistema de propaganda e criou um imaginário aos seus consumidores que já ligaria ela com a Copa.

Em suas redes sociais, podemos ver a identidade da marca através das cores utilizadas, sendo elas o vermelho, preto e ultimamente o rosa para a sua colaboração com a cantora Rosália. Em sua descrição podemos encontrar a tagline “Aqui a Magia Acontece”, o que se relaciona com o fato de as coisas acontecerem de forma mais mágica, fantasiosa e lúdica através do consumo de uma garrafa de Coca-Cola, uma mensagem que se comunica com qualquer pessoa e que vai atrair diversos públicos a se tornarem consumidores contínuos da empresa.

  • Netflix

A Netflix tem se tornado uma empresa revolucionária e muito presente nos nossos cotidianos nesses últimos anos, e isso não pode ser discutido. O serviço de streaming tem um investimento de comunicação eficiente, de forma simples e com bastante personalidade. 

Um exemplo dessa personalidade é o post feito para o dia 1 de abril desse ano na rede social do Instagram, onde o conteúdo apresenta os lançamentos do mês com suas datas. A legenda possui um ar descontraído, brincando com o feriado do dia 1 de abril, com as imagens das artes em estilo pop-up e de forma colorida, mas sempre com o tom de vermelho e branco conhecido pela empresa de produção de conteúdo midiático. 

A marca identifica o comportamento dos seus clientes como forma de se aproximar, fazendo com que a compreensão de suas necessidades, desejos e comportamentos ocorra de forma eficaz para conquistar a confiança.

E a empresa da Netflix tem um conhecimento alto sobre o que o seu público tem interesse e consome. Dessa forma, a marca se tornou uma empresa além de um serviço de streaming e sim um lifestyle.

Por fim, a empresa de fast food foi um destaque no ambiente de criar uma experiência e uma relação afetiva com a sua clientela desde a sua fundação.  

Primeiramente uma das principais características estéticas é a utilização das cores tradicionais da empresa, o amarelo e vermelho, em todas as postagens e produções visuais em suas redes sociais. Todos que consomem das imagens publicadas fazem entender que quem está produzindo é o McDonalds. 

Além disso, outro ponto importante para ser observado é que a rede social brasileira da empresa tem em sua descrição o nome “Méqui”. Esse apelido carinhoso fornecido pelos consumidores se tornou a forma conhecida por todos os brasileiros de chamar a empresa. E esse apelido resultou em uma expressão utilizada que é “méquizice”, que é quando se tem comportamentos que se encontram ao se consumir produtos do McDonald ‘s para matar a sua fome. Esse termo surgiu na produção de uma campanha de 2023 em que visava trazer um maior atingimento do público jovem em suas propagandas através da participação de eventos como o Lollapalooza e utilização do metaverso. 

Atualmente, a empresa tem feito produtos comerciais que condizem com a ideia de que o McDonald ‘s é algo além de um fast food e sim o responsável por se tornar as experiências que estão se vivendo realidade.

Vem tendo problemas a respeito do posicionamento da sua marca e o seu alcance nas mídias sociais?

Acha que precisa de algum serviço para impulsionar isso? Aqui na Empresa Júnior PUC-Rio possuímos um serviço de plano de marketing, feito para quem precisa melhorar o direcionamento da sua marca, ocasionando um melhor alcance nas redes. Dessa forma, você consegue focar no que importa e evitar gastos em ações mais defasadas. 

Autores: Ana Zacour e João Muanis

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