TikTok Shop – Como impulsionar sua marca pelo TikTok em 2024

Em meio ao frenesi da era digital, onde a atenção é o novo recurso mais valioso, o TikTok emergiu não apenas como uma plataforma de entretenimento, mas como uma ferramenta valiosa para negócios que buscam alcançar e envolver seu público-alvo de maneira autêntica e cativante. 

Neste texto, nós vamos explorar em quatro partes como o TikTok se tornou um instrumento indispensável para você impulsionar a sua marca e conquistar mais clientes.

1 – O TikTok como ferramenta para se promover

2 – Exemplos de marcas

3 – Como começar

4 – Estratégias

TikTok
Fonte: Gen Z Media Group

O TikTok como ferramenta para se promover

Até pouco tempo atrás, o aplicativo de vídeos curtos se resumia a uma plataforma descontraída onde era possível encontrar os mais diversos conteúdos, de receitas a “dancinhas” e tutoriais. Nos últimos anos, no entanto, houve o surgimento de um novo comportamento de consumo: o “Shoppertainment”. Essa nova abordagem se trata da união entre o entretenimento e as vendas, utilizando-se do storytelling como método para criar conexões com o público e, consequentemente, conversão em número de compras. 

Dessa forma, o TikTok apareceu como uma plataforma excelente que tem investido fortemente no incentivo a marcas que querem se promover no aplicativo, uma vez que, além de ser uma mídia mais barata que as tradicionais, o que a torna mais acessível para pequenos e médios negócios, possui um algoritmo próprio, com alta capacidade de entrega e alcance. 

Em 2022, como forma de demonstrar apoio às marcas e reconhecer os seus esforços na criação de conteúdo para a rede, o TikTok promoveu o “TikTok Ad Awards”, uma premiação a parte do já existente “TikTok Awards”, que premiou as marcas que mais souberam se utilizar da plataforma para se autopromover. Alguns vencedores emblemáticos foram o Burger King, na categoria “Melhor uso de som” e a Avon, na categoria “Melhor parceria com creator”.  

Segundo uma pesquisa realizada pela OpinionBox, 76% das pessoas afirmam que as marcas e empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores e 28% já comprou algo por causa de um anúncio que viram no TikTok. Esses dados se mostram expressivos quando falamos sobre a necessidade da sua marca se adequar às novas tendências de consumo de seus públicos-alvo.

Exemplos de marcas

A seguir, te mostraremos alguns negócios que se tornaram referência em fazer publicidade através do TikTok:

  • The North Face – um dos maiores exemplos do bom uso da rede para se promover. A empresa soube responder de forma criativa ao vídeo viral de uma cliente insatisfeita com seu casaco à prova d’água. O vídeo envolveu o envio de um novo casaco diretamente para a localização da usuária, em uma região montanhosa na Nova Zelândia, através de um funcionário de helicóptero. Dessa forma, a The North Face provou seu compromisso e preocupação para com os seus consumidores.
  • Granado – a marca tem se utilizado de uma estratégia nova para a produção de conteúdo no TikTok: o ECG, Employee Generated Content. Essa técnica consiste no conteúdo que é gerado pelos próprios funcionários da empresa em seus perfis pessoais, como uma forma de aproximar a comunicação com o cliente. Nesse caso, Priscila Azevedo, coordenadora de comunicação da marca, Gabriela Gatti, funcionária de marketing e Nik Borges, designer da Granado, compartilham seu dia a dia de trabalho de maneira autêntica, transmitindo mais credibilidade para os consumidores.
  • Duolingo – o aplicativo de aprendizado de idiomas encontrou uma maneira divertida e carismática de produzir conteúdo: permitiu a interação dos seus clientes com o mascote da marca, conversando de maneira descontraída, entendendo os interesses do seu público-alvo e se inserindo nas trends do momento.
  • Carmed – outro exemplo de marca brasileira que soube usar o TikTok de maneira inovadora para promover o seu novo lançamento: a linha de hidratantes labiais em parceria com a Fini. Adotando a estratégia de “buzz marketing”, o Presidente João Adibe Marques e a Vice-Presidente Karla Felmanas prepararam uma série de postagens pré-lançamento para instigar o interesse do público. Além disso, o envio antecipado da linha para influenciadores, desencadeou uma busca frenética do público pelo produto, resultando em uma onda de comentários e vídeos que promoveram mais ainda a marca.
  • Salon line – a empresa do ramo de produtos capilares desenvolveu os “HUB Salon Line”, uma espécie de hub digital, onde a marca colabora com influenciadores (os “embaixadores” da marca), que ficam responsáveis por mostrar ao público como incluir os produtos nas suas rotinas de cuidados com o cabelo. Diante dessa estratégia, diversos tutoriais foram feitos e postados no TikTok, permitindo, através desses influencers, uma maior conexão e identificação dos telespectadores com a marca e reforço da imagem da Salon Line como líder em cuidados capilares.
Fonte: TikTok

Agora que já exploramos o cenário atual do aplicativo como uma plataforma de destaque para marcas e discutimos exemplos inspiradores de como algumas empresas têm aproveitado o potencial da plataforma, é hora de mergulharmos mais a fundo em como a sua marca também pode se promover de maneira efetiva no TikTok.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Nielsen, empresa especializada em informação, dados e medição, o TikTok obteve um ROI (return on investments), ou seja, uma taxa de lucro, 73% maior do que outros tipos de mídia online, número que se torna ainda mais expressivo quando falamos de mídias offline, sendo uma média de 80% mais lucrativa.

Como começar

O aplicativo tem se mostrado uma oportunidade única para as marcas alcançarem e engajarem novos clientes de uma maneira mais envolvente. Para isso, reunimos algumas estratégias eficazes que você deve adotar no TikTok para dar mais destaque para a sua empresa. 

Como dissemos anteriormente, o TikTok tem investido fortemente no estímulo à presença de marcas na plataforma. Dessa maneira, o primeiro passo que você deve tomar é criar uma “Business Account”, ou seja, uma conta específica para empreendimentos que vai permitir o acesso às métricas do seu vídeo e dados sobre a performance do seu perfil, bem como às ferramentas de promoção de negócios.

Dentre os diversos recursos que o aplicativo oferece, podemos citar alguns que tem se mostrado bastante eficazes:

  • Branded Mission – possibilita a criação de missões e desafios para a comunidade, onde criadores qualificados podem gravar vídeos realizando o que foi proposto. Os melhores vídeos podem ser impulsionados, gerando um maior alcance e engajamento do público.
  • Geração de Leads – permite a criação de um formulário que irá aparecer para aqueles que clicarem em algum anúncio da sua marca, o que permitirá a obtenção de insights sobre quem são os seus clientes em potencial.
  • TikTok Creator Marketplace – uma espécie de catálogo de criadores onde você pode realizar uma filtragem de acordo com critérios (como número de seguidores e engajamento) para escolher aquele que mais combina com a sua marca e participar da criação de conteúdo. 

Estratégias

Após discutirmos as ferramentas fornecidas pelo próprio TikTok para as marcas que desejam aumentar sua visibilidade e engajamento na plataforma, é hora de explorarmos um aspecto essencial para o sucesso nesse ambiente digital: o tipo de conteúdo que você pode criar para conquistar a atenção do seu público-alvo. 

Fonte: NetShow.me

Vamos explorar algumas estratégias e exemplos inspiradores que podem orientar você nesse caminho rumo ao sucesso no TikTok:

  • Trends – uma ótima alternativa é entender as tendências do momento, ou seja, entender quais vídeos estão viralizando, principalmente entre o seu público-alvo. O “Get Ready With Me” (GRWM) ou “Arrume-se comigo” é um ótimo exemplo que recebe grande engajamento dos telespectadores. Outro exemplo, são os vídeos de ASMR, que têm sido muito utilizados para mostrar o processo de embalagem de encomendas, conteúdo que atrai muita atenção do público. 
  • Marketing de Influência – é uma estratégia que se baseia na utilização da voz, alcance e credibilidade dos influenciadores para disseminar um produto/marca. Um ponto a ser observado é a importância da escolha do influenciador correto, ou seja, de alguém que comunique ideias e visões semelhantes à da sua marca.  Dessa forma, como já há identificação dos telespectadores com aquele tipo de conteúdo, o contato e a transmissão da informação para o público-alvo serão mais assertivos e eficazes.
  • UGC – o “User Generated Content” é todo tipo de material gerado pelo próprio consumidor. Nos últimos tempos, é possível observar um aumento exponencial no número de UGC Creators, ou seja, pessoas que são pagas para produzir conteúdo para o perfil da empresa. O objetivo dessa estratégia é trazer maior credibilidade para a marca e/ou produto, uma vez que, “pessoas comuns” conseguem trazer mais identificação para com o público geral.

Após discutir algumas estratégias que a sua marca pode empregar para criar um conteúdo criativo e autêntico no TikTok, é crucial reconhecer o aplicativo como mais do que uma mera plataforma de entretenimento, mas como um espaço vital para a sua marca se conectar com o seu público-alvo e aumentar o número de vendas.

À medida que avançamos para o futuro, é fundamental que você abrace o potencial ilimitado do aplicativo e esteja preparado para se adaptar e inovar continuamente em sua abordagem. Com criatividade, estratégia e uma compreensão profunda de seu público, você pode verdadeiramente se destacar e conquistar o coração e a mente dos seus consumidores. Afinal, agora você já sabe o porquê a tração do seu negócio depende do TikTok.

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Autores: Branca Rabaça e Rinaldo Andrade

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