As pessoas têm se importado cada vez mais com a forma como consomem e o que consomem. Nesse sentido, a adoção de um estilo de vida mais sustentável também vem ganhando força a cada dia que passa. Cientes disso, as empresas têm buscado investir no chamado Marketing Verde com o intuito de também fazer a sua parte e cumprir com essa responsabilidade socioambiental. Por isso este blog irá falar como empresas têm sucesso com a estratégia de Marketing Verde?
O que é Marketing Verde?
O Marketing Verde pode ser entendido como estratégias de marketing voltadas para a venda de determinados produtos ou serviços que baseiam os seus benefícios em questões ambientais. Desse modo, o seu principal objetivo é garantir ao negócio uma imagem ecologicamente consciente.
Como surgiu?
Com o crescimento dos impactos ambientais provocados pela atividade humana, a temática da sustentabilidade entrou em evidência, fazendo com que as pessoas repensassem o seu papel nesse contexto. A adesão às práticas mais responsáveis trouxe também uma preocupação sobre as formas de consumo e uma cobrança quanto ao posicionamento de grandes empresas.
Nessa narrativa, a estratégia do Marketing Verde surgiu a fim de assegurar uma postura mais sustentável, por parte das marcas, que fosse agradável à nova onda de consumidores conscientes.
Como o público recebe essa estratégia?
No cenário atual, temos observado consumidores cada vez mais participativos, bem-informados e conscientes. Os valores de uma marca passaram a ser decisivos no processo de consumo do produto ou serviço oferecido. No entanto, esses são somente alguns dos indícios dessa grande mudança no perfil do consumidor moderno.
O fato de estarem se tornando mais criteriosos, tem proporcionado vantagens às marcas que, além de serem transparentes em seus negócios, se solidarizam com causas sociais e sustentáveis. Nesse contexto, o Marketing Verde tende a ser bem recebido pelo público na medida em que o seu comportamento tem caminhado em direção a um consumo mais consciente.
Com a percepção das pessoas em relação à gravidade das questões ambientais atuais, nasce uma preocupação com a forma de produzir, consumir e descartar mercadorias. Como resultado, nasce também um consumidor que busca se fidelizar às marcas que se propõem a adotar um posicionamento mais sustentável.
Empresas que aplicam o Marketing Verde
Há uma grande quantidade de empresas que alcançaram a sua respectiva posição no mercado através da estratégia do Marketing Verde. Cada uma delas busca as práticas sustentáveis que mais se alinham ao propósito do seu negócio, cumprindo com a sua sustentabilidade empresarial.
1) NATURA
Referência no quesito sustentabilidade, a Natura realiza diversas ações de impacto que visam amenizar os seus efeitos no meio ambiente. Entre elas, a empresa do setor de cosméticos adotou a prática de controlar as suas emissões de carbono, aboliu o teste da sua linha de produtos em animais e promoveu a reutilização de seus frascos.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Corporate Knights em 2019, a Natura está na 15ª posição no ranking global de sustentabilidade. As suas ações chegaram a lhe garantir a posição de medalhista de prata no Brasil.
2) NESTLÉ
A grande multinacional do setor de alimentos e bebidas, não só faz jus ao seu posicionamento sustentável como também é considerada uma das empresas mais sustentáveis a nível mundial.
Além de contar com fábricas que não dispensam resíduos sólidos na natureza, a Nestlé realiza diversas iniciativas em prol de preservar o meio ambiente. A #OOceanoComeçaAqui, por exemplo, é uma das ações realizadas pela marca que incentivou o recolhimento de lixo das ruas.
3) COCA-COLA
Marca de renome no mercado, a Coca-Cola é uma das empresas que adere ao Marketing Verde, promovendo grandes ações de cunho socioambiental. Um dos seus maiores objetivos é garantir um mundo que produza mais embalagens sustentáveis, visando a diminuição de resíduos sólidos.
Assim, ela investe na produção de garrafas retornáveis, utiliza fontes renováveis de energia, contribui para a diminuição da pegada de carbono e promove a redução do volume de água na produção de suas bebidas.
Já pensou em adotar uma postura mais sustentável no seu negócio?
As novas exigências de consumo implicam em uma adaptação das marcas que almejam uma boa posição no mercado. Alinhar-se às tendências é uma das formas de manter um diferencial diante dos concorrentes e, principalmente, de atender a tais exigências.
Nesse cenário, o Marketing Verde é uma estratégia que não só corresponde às expectativas do novo consumidor, mas também garante um posicionamento que está sendo cada vez mais necessário na realidade atual. Como resultado, é possível potencializar o sucesso e o crescimento de qualquer negócio, como foi observado nas marcas que o aderem.
Agora você já sabe como empresas têm sucesso com a estratégia de Marketing Verde! Porém, para além disso, é preciso mais do que uma postura sustentável para atrair e fidelizar clientes. Pensar em como aprimorar a sua experiência também é uma etapa essencial nesse processo. Saiba como melhorar a experiência do seu cliente através do nosso conteúdo: https://empresajunior.com.br/3-dicas-de-como-melhorar-a-experiencia-do-cliente/
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