A melhor época do ano está chegando! É o momento de reduzir o estoque, atrair novos clientes e aumentar suas vendas. Mas você sabe como manter o seu cliente após a Black Friday?
Neste blog, você encontrará 5 dicas de como fidelizar o seu cliente através de um atendimento personalizado, uma experiência única e um relacionamento duradouro.
O processo de fidelização de clientes após a Black Friday é essencial para o sucesso a longo prazo do seu negócio. Já começou a se planejar? A importância de consumidores fiéis vai muito além do aumento das vendas, também está diretamente associado à boa imagem da sua marca, uma vez que clientes satisfeitos recomendam o serviço a outros.
Seguem as 5 dicas de como manter um fluxo exponencial de clientes após a Black Friday:
Manter um contato ativo por meio do e-mail marketing
O e-mail marketing é uma estratégia de comunicação direta entre uma empresa e sua base de clientes. Tal método ocorre via e-mail e é feito por meio de ferramentas de automação. Mas, você sabe por que essa técnica é tão importante para o seu negócio?
Após o período da Black Friday, esse método é uma excelente alternativa de manter um contato ativo com o cliente e criar um relacionamento e conexão com os consumidores através do envio de conteúdos, anúncios e promoções.
Essa estratégia de marketing tem diversas vantagens, como a personalização das mensagens enviadas de acordo com o perfil do cliente, a construção de um relacionamento com consumidores e um alto retorno financeiro para o seu negócio. Além disso, é possível automatizar sequência de email, conhecidos também como réguas, com a finalidade de os organizá-los e encaminhá-los para seus leads.
Importante ressaltar que, como o intuito dessa ferramenta é atingir e se comunicar diretamente com o cliente, é necessário que exista uma autorização dele para o envio das mensagens. Quando a pessoa dá permissão para receber e-mails da sua marca, ela dá a oportunidade de conversar de maneira mais pessoal e conquistá-la de forma mais eficaz.
Assim, percebemos que o pós venda, não é o momento de afastar os clientes e sim, conquistá-los. Ou seja, é mais barato reter um cliente do que conquistar um possível consumidor.
Com esse objetivo em mente, o e-mail marketing é uma das melhores alternativas, uma vez que, ao manter um relacionamento com os consumidores, é possível divulgar novos conteúdos e ofertas e, consequentemente, mantê-los interessados e informados.
Incentivo ao feedback do cliente
Quem pode avaliar sua empresa de forma mais eficaz do que o próprio consumidor? Após a aquisição de um produto, é fundamental que o cliente compartilhe suas percepções sobre a qualidade da experiência, tanto da mercadoria, quanto do serviço.
A pesquisa de satisfação é a ferramenta ideal para analisar o desempenho da empresa, permitindo não só traçar as forças e fraquezas do seu negócio, mas também mostrar que a opinião do cliente é valorizada e que há disposição para acolher suas sugestões.
Os dados podem ser coletados por diversos meios, como: e-mail, questionários no site, entrevistas onlines e presenciais. A escolha do modo que a comunicação será feita depende do público e do objetivo da pesquisa. Para desenvolver os questionamentos das pesquisas é importante se atentar na clareza e objetividade para que a informação coletada seja relevante.
Após contactar os clientes garanta que, independente do método utilizado, os dados coletados estão sendo devidamente registrados e armazenados. Na análise das informações preste atenção em áreas de preocupações e padrões de respostas.
A parte mais importante, é a implementação das mudanças, quando, com base na análise da pesquisa, você aplica melhorias na empresa. Não se esqueça de comunicar seus clientes sobre as mudanças! Assim, mostra a importância do seu feedback e aprimora sua satisfação, criando um atendimento mais exclusivo.
Além disso, existe uma metodologia de satisfação de clientes desenvolvida para avaliar o grau de fidelidade dos clientes chamada NPS (Net Promoter Score). Dessa forma, é possível identificar diferentes tipos de clientes e medir o seu grau de engajamento com a marca.
Programa de fidelidade
Você já ouviu falar sobre programas de fidelidades e seus benefícios? É uma estratégia de marketing que tem como objetivo instigar a compra regular do cliente com recompensas, criando um fortalecimento do relacionamento entre o consumidor e sua marca.
Com esse intuito, vamos falar sobre alguns tipos de programas de fidelidade que podem ser interessantes para melhorar a experiência do seu cliente.
A partir da compra de produtos e serviços, preenchimento de pesquisas e avaliação de produtos, os clientes acumulam pontos que podem ser revertidos em recompensas no futuro. Esses prêmios podem ser por meio de descontos em produtos, amostras ou novos produtos.
De acordo com a frequência e quantidade consumida pelos clientes, é determinado um crescimento das recompensas, ou seja, prêmios melhores para consumidores mais ativos. Como consequência, há um maior desejo de consumo com a finalidade de elevar o nível de fidelidade.
A partir de campanhas de indicação, é possível ampliar a sua rede de clientela organicamente. Nessa estratégia, é incentivado a indicação de amigos e familiares para o consumo do seu serviço por meio de recompensas que atingem tanto o indicador quanto o indicado.
O cashback é um programa de recompensas que conquista e estimula os clientes por meio do ressarcimento de uma porcentagem do dinheiro investido na compra. Dessa forma, cria-se um incentivo a novas compras e um diferencial em relação aos seus concorrentes.
Com esse método é incentivado um relacionamento de confiança e lealdade com a sua empresa que, por meio da concretização de clientes fiéis, continuará alavancando suas vendas mesmo após o período da Black Friday.
Personalização da experiência do cliente
A experiência do consumidor é essencial para que esses consumidores voltem a consumir o seu produto. Por isso, personalizar a experiência do cliente é de extrema importância. Ao customizar o atendimento ao cliente há uma melhora em toda a sua jornada, contribuindo para uma possível indicação da sua mercadoria para família e amigos.
CRM
O CRM (Customer Relationship Management) se refere ao conjunto de práticas, estratégias e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente. Com esse sistema é possível automatizar, organizar, e coordenar o processo de marketing, vendas, e atendimento ao cliente. Desse modo, as empresas são capazes de gerenciar e analisar as suas interações com os clientes com o objetivo de antecipar suas necessidades e desejos, aumentar as vendas e personalizar campanhas de marketing.
No dia a dia do seu negócio, o CRM operaria da seguinte forma: ao entrar em contato com um cliente, a ferramenta coletaria todas as informações relevantes sobre o consumidor, desde nome, telefone, e-mail e endereço até os produtos e serviços que ela já comprou e as ações que faz dentro do site.
Assim, refere-se a um mapeamento do comportamento do seu cliente que pode te auxiliar a formar estratégias e aperfeiçoamentos dos seus produtos e serviços. Isto é, a maneira mais precisa de colher, mapear e cruzar todos os dados e informações dos clientes.
Ou seja, com o CRM as empresas utilizam todas as informações sobre os seus consumidores para conhecê-los e oferecer o que eles precisam no momento certo e, consequentemente, personalizar a experiência do cliente.
Mapa de Empatia
Outra forma de personalizar o atendimento de seus clientes é através da ferramenta de Mapa de Empatia. Esta auxilia o negócio a entender as necessidades, dores, desejos e ambiente do seu público alvo.
Essa estratégia tem o objetivo de adentrar a mente do seu público-alvo, compreender o que ele deseja e oferecer produtos, serviços e um atendimento personalizado.
É feita normalmente de forma visual em lousas e computadores, post its ou até cartolinas. O mapa é alimentado conforme as perguntas sobre os clientes são respondidas baseadas em diferentes áreas da vida de uma persona.
Mantenha a qualidade dos produtos e serviços
A qualidade dos produtos e serviços é essencial para que o seu público fique satisfeito com a sua experiência e, eventualmente, volte a comprar suas mercadorias.
Ademais, quando uma empresa é conhecida no mercado por oferecer produtos de excelência, ela ganha credibilidade e possíveis novos clientes além de conquistar a confiança dos seus consumidores. Por isso, a qualidade entregue por uma empresa está diretamente relacionada à produtividade e eficiência do negócio. Quando os serviços são bem executados, há uma otimização dos processos internos, por isso, é essencial entender os pontos que devem ser aprimorados no seu empreendimento para aperfeiçoar a execução dos procedimentos.
O investimento em treinamentos da equipe é fundamental para capacitar os funcionários e oferecer um atendimento padronizado. Além disso, o incentivo ao desenvolvimento profissional e a valorização dos colaboradores são muito importantes para um melhor desempenho da equipe.
O estabelecimento de processos de controle de qualidade está relacionado ao planejamento desde o momento da produção até a entrega da mercadoria. Isso não apenas beneficia a empresa, reduzindo os custos e construindo uma boa reputação, mas também garante a satisfação do cliente.
Portanto, com o objetivo de prosperar, preservar uma presença duradoura no mercado e manter o fluxo de clientes após a Black Friday é essencial investir em qualidade de excelência em todos os produtos e serviços e garantir uma ótima experiência do cliente.
Lembre-se que consumidores satisfeitos podem trazer diversos benefícios como a recompra, a indicação de novos clientes e ainda podem reduzir os custos de adquirir novos compradores. Por isso, encontrar estratégias eficazes de manter os clientes satisfeitos após a Black Friday é essencial para o resultado do seu negócio a longo prazo.
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