5 metas para sua empresa se organizar melhor esse ano

Sabe quando os objetivos e as expectativas anuais de sua empresa não são atingidos? Ou até mesmo quando a organização tanto interna quanto externa de seu empreendimento não está funcionando? 

Provavelmente há uma falha na organização e no estabelecimento de metas para sua empresa.

A organização é a chave para o sucesso de qualquer empreendimento. Manter um negócio desorganizado pode inferir em diversas consequências, como uma falta de resultados, uma queda na satisfação dos funcionários ou até mesmo o enfraquecimento da imagem de sua empresa para o público. 

Portanto, estabelecer metas claras e alcançáveis, visando a organização do empreendimento, pode ajudar a garantir que você esteja no caminho certo para alcançar seus objetivos e resultados.

Porém, como garantir a organização interna de sua empresa no ano atual?

Aqui veremos como estabelecer metas e objetivos para te ajudar a organizar melhor seu empreendimento em 2023:

Meta 1: Melhore a gestão do tempo

Gestão do tempo é um aspecto crucial da organização empresarial, e isso inclui, tanto o planejamento, quanto a execução de tarefas diárias, semanais e mensais.

A fim de aproveitar ao máximo o tempo, é importante estabelecer prioridades claras, delegar tarefas de forma eficiente e evitar interrupções desnecessárias. 

Além disso, a tecnologia pode ser uma grande ajuda na gestão do tempo, fornecendo ferramentas como calendários compartilhados, lembretes e gerenciamento de tarefas.

Com isso, a otimização da gestão de tempo em uma empresa acarreta em diversas consequências positivas, sendo elas:

  • Aumento da produtividade: Quando a gestão de tempo é feita de forma eficiente, é possível concluir mais tarefas em menos tempo, o que aumenta a produtividade da equipe e, consequentemente, da empresa como um todo.
  • Redução do estresse: Uma má gestão de tempo pode levar a prazos apertados, sobrecarga de trabalho e aumento do estresse na equipe. Assim, ao melhorar a gestão de tempo, é possível reduzir esses fatores estressantes, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável
  • Melhora da qualidade do trabalho: Quando os funcionários têm tempo suficiente para realizar suas tarefas, eles podem se concentrar na qualidade do trabalho, em vez de apenas concluí-las rapidamente. Isso resulta em um trabalho de maior qualidade, com menos erros e retrabalho.
  • Aumento da eficiência: Uma boa gestão de tempo permite que a empresa identifique áreas de desperdício e ineficiência, eliminando-as e tornando os processos mais eficientes.
  • Aumento da satisfação do cliente: Com uma gestão de tempo eficiente, a empresa pode cumprir prazos, responder rapidamente às solicitações dos clientes e fornecer um serviço de melhor qualidade, aumentando a satisfação do cliente, e, consequentemente, criando uma confiança e fidelidade com o mesmo.
  • Aumento da lucratividade: Ao aumentar a produtividade, a eficiência e a qualidade do trabalho, a empresa pode reduzir custos e aumentar a lucratividade.

Por esses motivos, é importante que as empresas invistam em melhorar a gestão de tempo. Isso se torna possível, uma vez adotadas técnicas, ferramentas e treinamentos que ajudem os funcionários a gerenciar melhor seu tempo e aumentar sua produtividade.

Meta 2: Tenha um bom planejamento financeiro

Para conseguir organizar as finanças com cuidado e segurança, é necessário montar um planejamento financeiro. Para isso, é essencial ter um bom controle e determinar quais são as necessidades do negócio.

Depois, saiba quanto dinheiro há em caixa, suas expectativas de recebimento e os pagamentos necessários. Com essas informações, os gestores podem montar um planejamento com base em informações precisas e confiáveis, para que a empresa tenha um caminho a seguir durante o ano.

O planejamento financeiro fornece uma visão geral das finanças da empresa, permitindo que os gestores tomem decisões informadas. Sem esse planejamento, torna-se mais difícil alocar recursos e utilizar o dinheiro da instituição. Afinal, a gestão corre o risco de tomar decisões precipitadas, deixando de evitar riscos desnecessários e visando objetivos desorganizados, sem ter uma centralização de metas.

Além disso, manter um bom planejamento financeiro pode auxiliar diretamente na antecipação de problemas, uma vez que permite que a empresa identifique problemas, antes que eles se tornem críticos. Ao monitorar o fluxo de caixa e outras métricas financeiras, é possível identificar problemas em potencial e tomar medidas preventivas para evitá-los.

Por essas e outras razões, é importante ter um bom planejamento financeiro, sólido desde o início, e que este plano seja revisado e atualizado regularmente, visando a saúde financeira da empresa e seu sucesso a longo prazo.

Meta 3: Estabeleça metas para cada setor

Um grande segredo de qualquer negócio de sucesso é sempre ter metas de longo, médio e curto prazo traçadas. Através delas, a empresa irá caminhar em maior harmonia em direção ao seu objetivo, atingindo assim o resultado esperado. 

Porém, como podemos estabelecê-las?

Vem conferir algumas dicas:

A primeira etapa seria analisar o cenário atual.

Para pensarmos no futuro da empresa, antes temos que analisar o presente dela, o que está dando errado e deve melhorar e até mesmo, o que está dando certo e deve permanecer, traçando a partir disso metas para o futuro.

O segundo passo seria ver detalhadamente os objetivos da empresa. Para criação de novas metas é preciso saber onde a companhia quer chegar e quais números são esperados no final do ano, pois só assim será possível criar o “como”, e definir o caminho usado para atingir tal objetivo. 

Algo que é importante nessa etapa, é fazer uma espécie de ranking de seus objetivos. A partir disso, é possível traçar diferentes tipos de metas, tendo consciência de quais são as mais emergenciais, quais são de extrema importância, mas irão demandar tempo e quais são aqueles que se encontram no meio do caminho, não tão emergenciais, mas que também não podem esperar tanto. Tendo em vista essa definição, é possível saber como definir metas de curto, médio e longo prazo.

Por último, através de uma análise atual da empresa e um maior detalhamento de seus objetivos para o ano, chegou a hora de traçar as metas para cada setor da companhia. Nessa etapa, você irá entender como cada área da empresa pode atuar para atingir o objetivo final, o que cada área deve mudar ou permanecer realizando.

Assim, uma empresa só consegue se organizar e atingir o que deseja, tendo metas e objetivos bem definidos para cada funcionário, conseguindo assim, um maior alinhamento entre seus setores, consequentemente mais organização, que é o grande segredo de toda grande companhia.

Meta 4: Otimize a Comunicação Interna

Para alcançar os resultados esperados em uma empresa, é necessário uma boa comunicação interna dentro dela. 

Para isso, algumas estratégias podem ser tomadas, como a criação de reuniões regulares, uso de novas plataformas, métodos que irão estar constantemente estimulando que seus funcionários tenham uma boa troca entre si e que a comunicação seja a melhor possível.

O mercado está em constante transformação, sempre com novas tecnologias e tendências, pensando nisso, é importante que a empresa nunca pare de se atualizar. Mesmo que a empresa esteja bem, revisite, pesquise e estude novas plataformas e novos métodos de comunicação. Assim, não ficará para trás com relação a seus concorrentes, além de ficar mais fácil atingir os objetivos esperados.

Meta 5: Revise e otimize seus processos

Para encerrar, trazemos a você, possivelmente, a mais importante dentre as metas para empresa trazidas neste blog. 

Algo perceptível hoje no mercado, é o fato de muitas empresas, até mesmo as grandes, acabarem devido a um bom resultado, se acomodando e não vendo a necessidade de alterarem nada de um ano para o outro, o que é o maior perigo para qualquer empreendimento. 

Uma empresa que não tem seus processos organizados como deveriam, acaba tendo uma falta de produtividade, alinhamento entre seus funcionários e não irá conseguir desempenhar bem seu papel ao longo do ano, não conseguindo chegar ao resultado que era esperado.

Assim, algo que é muito necessário em todo começo de ano é revisitar seus processos e reorganizá-los a fim de torná-los cada vez mais otimizados e eficientes. 

Mas afinal, qual a melhor forma de revisitar meus processos e como vou saber o que fazer para melhorá-lo? 

Essa é uma pergunta que muitas empresas fazem e é algo que nós da empresa júnior já trabalhamos a 27 anos, tendo muito sucesso em todos os nossos projetos. 

Aqui realizamos dois serviços que irão resolver esse problema. Com eles, te ajudaremos a otimizar e organizar todos os processos de sua empresa, para que você consiga atingir todos os resultados que almeja, no final do ano.

1 – Mapeamento e redesenho de processos

Um mapeamento de processos tem como objetivo documentar o fluxo de tarefas que ocorre em determinado segmento existente de uma empresa, ou entre segmentos, a fim de entender e institucionalizar todos os cargos envolvidos que fazem parte deste processo e suas respectivas demandas. Em outras palavras, esse mapeamento irá permitir visualizar todos os processos que são feitos em sua empresa, em uma só tela.

O redesenho seria a segunda etapa, ele consiste em analisar o mapeamento de forma a otimizá-lo, ou seja, pensar estrategicamente quais partes do fluxo poderiam ser alteradas ou retiradas para tornar o processo mais produtivo. Ele tem como objetivo aumentar a eficiência das atividades da empresa, com o objetivo de reduzir ou aumentar indicadores como tempo, custo operacional, mão de obra e evitar retrabalhos. 

Além disso, visa eliminar possíveis gargalos, pontos incoerentes, já existentes no processo, além de facilitar a passagem de conhecimento na empresa.

Assim, através da realização de um mapeamento e redesenho, sua empresa conseguiria trabalhar de forma mais proativa, com todos seus processos funcionando da melhor maneira.

2- Organização de processos internos

Esse serviço tem por objetivo estruturar a organização de cargos da empresa, tendo muito contato com o departamento de Recursos Humanos para reduzir as taxas de rotatividade, realizar contratações mais assertivas, montar planos de carreira e caso necessário, criar ou reestruturar departamentos da empresa. Podendo criar e/ou remover cargos, por exemplo. Com isso, será possível ter uma empresa mais organizada, sem cargos ou funcionários que podem estar sendo gargalos no dia a dia, mas que muitas vezes não conseguimos enxergar, o que compromete o bom resultado de toda empresa.

Portanto, é certo dizer que a maior meta para um bom ano em um empreendimento, é revisitar seus processos, tarefa a qual pode até parecer difícil, mas que com nossa ajuda, você conseguirá facilmente.

Venha saber mais!

Esse serviço tem por objetivo estruturar a organização de cargos da empresa, tendo muito contato com o departamento de Recursos Humanos para reduzir as taxas de rotatividade, realizar contratações mais assertivas, montar planos de carreira e caso necessário, criar ou reestruturar departamentos da empresa. Podendo criar e/ou remover cargos, por exemplo. Com isso, será possível ter uma empresa mais organizada, sem cargos ou funcionários que podem estar sendo gargalos no dia a dia, mas que muitas vezes não conseguimos enxergar, o que compromete o bom resultado de toda empresa.

Portanto, é certo dizer que a maior meta para um bom ano em um empreendimento, é revisitar seus processos, tarefa a qual pode até parecer difícil, mas que com nossa ajuda, você conseguirá facilmente.

Autores: Arthur Freire e Pedro Sênior.

Veja Mais

Categorias

Entre em contato conosco se você tiver alguma dúvida