5 estratégias de marketing para fazer seu empreendimento se destacar entre os concorrentes

A Black Friday está chegando! Mas, em meio a um período com tantas promoções atrativas aos olhos do público, como garantir que o seu negócio se diferencie dentre todos os outros? Nesse blog, você encontrará não apenas uma, mas cinco respostas. Afinal, sem estratégias de marketing bem definidas para o seu empreendimento, é inviável fazer com que ele se destaque. O marketing é de extrema importância para o crescimento, visibilidade e manutenção da sua empresa. Por isso, separamos algumas estratégias que vão tornar seu negócio único.

1. Inbound Marketing

A primeira estratégia de marketing que trazemos é um conceito essencial ligado à atração de novos clientes: o Inbound Marketing.

O Marketing de Atração é aquele que busca gerar leads (potenciais clientes) de maneira orgânica para o seu empreendimento. Nesse sentido, o Inbound Marketing é nada mais que um conjunto de estratégias que visa, através da criação de conteúdo em plataformas digitais, converter indivíduos que necessitam de assistência em leads que, por sua vez, podem se tornar clientes recorrentes.

CRM

Ao contrário do marketing tradicional, que tem como foco apresentar e oferecer de maneira mais direta o seu produto ou serviço, o Inbound Marketing apresenta um grande diferencial, ao disponibilizar conteúdos e informações relevantes de grande interesse do seu público-alvo. Com isso, a estratégia consiste em ajudar o internauta para, só depois, oferecer algo que possa ser comprado.

Isso faz com que se estabeleça uma relação de maior confiança entre o porta-voz da mensagem e o seu remetente, tornando, assim, um possível consumidor mais propício a comprar um serviço oferecido por você. Portanto, o Inbound Marketing é excelente para potencializar o funil de vendas de sua empresa, desde a sua primeira etapa – justamente a de atrair aqueles que buscam por aprendizado – até a venda e, posteriormente, o pós-venda.

Sendo assim, é fundamental que o seu empreendimento se estabeleça no meio digital, desde uma notável presença em redes sociais – como Instagram e Linkedin – até outros canais de comunicação como, por exemplo, blogs e sites. Essa presença é muito vantajosa já que permite o estabelecimento do seu negócio no dia-a-dia do consumidor, assim como ganhe autoridade e torne-se referência no assunto em questão.

Vale ressaltar que, para uma maior efetividade no estabelecimento do Inbound Marketing da sua empresa, é de grande importância definir o seu público-alvo de maneira coerente. Por fim, e o mais importante de tudo, para dominar o Inbound Marketing, é indispensável o domínio também das técnicas de SEO. Mas, já que isso é tão relevante, vamos desenvolver mais esse conceito.

2. SEO

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization que, traduzido para português, se define como Otimização para Mecanismos de Busca.

Como sabemos, o Google é a plataforma de busca número um da internet, logo, é de extrema importância que o seu empreendimento esteja em evidência nesse meio. Afinal, de acordo com o portal Backlinko, somente 0,78% dos internautas clicam em algum link presente na segunda página dos resultados. 

No entanto, impulsionar o seu conteúdo não é tão simples assim: para que o seu portal tenha um maior volume de tráfego e se destaque no rankeamento orgânico, é crucial que você saiba usufruir das estratégias de SEO, que vão te fazer potencializar a visibilidade online do seu negócio de acordo com métricas pré-definidas que avaliam a boa experiência do usuário. 

Mas que métricas são essas?

Estratégias de marketing

Elas podem ser chamadas de fatores de rankeamento, que estão divididos entre on page e off page.

Os fatores on page são aqueles que avaliam os elementos dentro da própria página na qual está disponibilizado o conteúdo. Dentre esses, são levados em consideração:

  • relevância e qualidade do conteúdo;
  • usabilidade da página;
  • título;
  • URL;
  • uso de imagens;
  • uso de links internos e externos

Para potencializar seus resultados através desses pontos, é essencial também ficar atento às palavras-chaves. Isto é: definir palavras que tendem a ser mais procuradas e que traduzam ou resumam aquilo que você quer abordar. Feito isso, essas palavras devem estar em evidência não só no corpo do seu conteúdo, mas principalmente em seu início, no título, no URL e na descrição.

Já os fatores off page são os maiores responsáveis pelo bom posicionamento orgânico da sua página. Eles geram autoridade para a sua página e determinam a relevância da sua página para o mercado. Isso é feito através da geração de backlinks  e citações presentes em outros domínios que levam o leitor ao seu portal.

Para te ajudar ainda mais nesse campo, deixamos aqui como recomendação o site Page Speed Insights, que serve como uma ferramenta gratuita de análise de métricas relacionadas ao SEO e possibilita um acompanhamento mais simples do desenvolvimento desses fatores.

Para se familiarizar ainda mais com SEO, acesse outros blogs da Empresa Júnior!

Clique aqui para saber 5 benefícios do SEO e aqui para saber o que é preciso para se destacar nesse quesito.

3. Outbound Marketing

A terceira das estratégias de marketing abordadas hoje é o outbound marketing. Entenda como é isso e como potencializá-lo:

Conquistar clientes é uma parte muito importante para qualquer empreendimento e o outbound marketing é uma forma ativa de prospecção. Muitos pensam que o telemarketing é a única opção dessa estratégia, mas a propaganda nas redes sociais, na televisão e rádio também são opções, além de banners e outdoors.

A internet transformou o marketing, tornando o SEO e o marketing de conteúdo fundamentais. O outbound perdeu popularidade, mas o outbound 2.0, focado em segmentação e especialização da equipe de vendas, revitalizou a estratégia. A segmentação é sugerida da seguinte forma:

  • Especialistas em Inteligência de Negócios (BI): Profissionais altamente capacitados na identificação de empresas com um perfil adequado para a adoção de sua solução. Eles fornecem aos prospectores os dados de contato das pessoas que têm autoridade para tomar decisões de compra (smart leads).
  • Caçadores (Hunters): Encarregados de buscar novos clientes, eles dão o primeiro passo, realizando o contato inicial com as leads e conduzindo todo o processo de avaliação e qualificação.
  • Closers: Sua responsabilidade principal é fechar acordos comerciais. Eles recebem os leads previamente qualificados e os convertem em clientes.

Mas por que usar essa estratégia de marketing?

  • Rápida captação de leads: para o inbound marketing dar retorno ao seu negócio, muitas vezes é preciso de tempo. Já o outbound, tem o poder de direcionar a mensagem ao público-alvo assim que a empresa toma a decisão de iniciar o processo de prospecção.
  • Contato mais eficaz: No novo modelo de outbound, a comunicação é direcionada, personalizada e eficaz. Em vendas complexas, essa abordagem em que o vendedor atua como um especialista, é altamente assertiva

4. CRM

CRM (Customer Relationship Management) é uma abreviação que engloba um conjunto de abordagens, estratégias empresariais e tecnologias direcionadas para a gestão e aprimoramento das relações com os clientes.

O CRM desempenha um papel fundamental de recolhimento dos dados pessoais e informações como o histórico de interações, preferências de compras, pesquisas em sites e emails. Portanto, o software de CRM vai além de uma simples lista de contatos, pois reúne e integra dados importantes para capacitar e manter as equipes atualizadas sobre informações pessoais de clientes atuais e potenciais.

Você deve estar se perguntando: por que devo utilizar essa ferramenta?

Um sistema de CRM é uma solução que possibilita à sua empresa abandonar procedimentos desatualizados e o trabalho manual, permitindo, assim, que o seu negócio avance. Essa plataforma organiza informações de contas e contatos de maneira acessível e em tempo real, simplificando e acelerando o processo de vendas.

 Com isso, ao invés de depender de lembretes em post it ou se perder em planilhas, você pode transferir leads de forma rápida e fácil para sua equipe de vendas. Isso significa que cada membro da equipe, não importa onde e quando quiser, sempre terá acesso a informações atualizadas sobre os clientes e suas interações com a empresa.

5. Posicionamento de marca

Fechando as estratégias de marketing, trazemos o posicionamento de marca, que é crucial e indispensável para o sucesso de um negócio em qualquer setor. Ele está relacionado ao branding, que fortalece a identidade da empresa, melhora a percepção dos clientes e impulsiona o crescimento do seu empreendimento no mercado altamente competitivo. 

O posicionamento de marca é uma estratégia de marketing que se concentra na criação de uma identidade exclusiva e memorável para uma marca dentro do mercado. Isso se relaciona com a percepção que os consumidores têm da marca em comparação com suas concorrentes. O objetivo fundamental dessa estratégia de marketing é destacar as características da marca, seus valores e personalidade, com a finalidade de atrair um grupo específico de consumidores e estabelecer uma conexão emocional duradoura com eles.


Ter isso bem estabelecido gera benefícios como vendas constantes, reconhecimento de marca, autoridade no mercado e credibilidade em relação aos concorrentes. No mundo digital, é essencial reforçar a identidade da marca por meio de estratégias como por exemplo as quatro citadas ao longo do blog.

O marketing é de extrema importância para o seu empreendimento, não deixe de aplicar essas 5 estratégias trazidas ao longo do blog para alavancar suas vendas e conseguir se sobressair em relação aos seus concorrentes.

Ainda em dúvida sobre como aplicar essas estratégias de marketing?

Tem dúvidas de como iniciar as campanhas do jeito certo? Como realizar esses estudos e agir com eficiência para que os resultados sejam positivos? Colocamos à disposição um time de especialistas em marketing que te ajudará nesse processo. Marque uma reunião de diagnóstico gratuita conosco para você se proteger dos pontos cegos da sua operação e, então, conseguir se destacar na Black Friday. Ficou interessado? Clique aqui para entrar em contato.

Autores: Pedro Freire e Maria Jansen




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