4 Dicas para a Maximização dos lucros em épocas festivas

Como maximizar o lucro através de épocas festivas?

As épocas mais importantes para todo empreendedor, ou qualquer dono de negócio, são as épocas festivas. Natal, Copa do Mundo e Black Friday são algumas das principais épocas do ano para a venda de produtos. Isso ocorre graças às estratégias de marketing voltadas para essas datas comemorativas, tendo o objetivo de maximizar todo o potencial lucro das corporações em suas vendas.

Diante disso, iremos explicar o que é a maximização de lucro, assim como importantes estratégias de marketing que devem ser tomadas pelos empreendedores que visam maximizar os ganhos de sua empresa.

O que é maximização de lucro?


A maximização de lucros é um processo o qual uma determinada empresa, ou corporação, através de estratégias (entrada e saída de capital e estipulação de preços) visa maximizar seus ganhos e obter o maior lucro possível, seja a longo ou a curto prazo. E, por isso, a maximização de lucro é um tópico extremamente discutido, tanto dentro de empresas como no ambiente acadêmico.

Para entender o que é a maximização de lucro, é preciso ter em mente que o lucro é a diferença entre a receita das vendas e os custos. Sendo assim, é de extrema importância que se desenvolva um plano estratégico para administrar as entradas e saídas de capital na empresa, assim como um preço ideal, que não prejudique as demandas nos produtos, fato que ocorreria devido aos preços abusivos, nem enfraqueça as receitas do empreendimento, consequência de preços muito abaixo do ideal.

Melhores estratégias para maximizar vendas em épocas festivas

As épocas festivas sempre são boas datas para aumentar as vendas, visto que existem diversas tradições culturais que envolvem dar e ganhar presentes. Pode-se observar a forma na qual os feriados (como Dia das Mães, Natal, Dia dos Namorados, entre outros) levam famílias aos shoppings e aumentam o fluxo de vendas. Dessa forma, essas datas se mostram importantes para a maximização do lucro das empresas.

Porém, a competição entre empresas se mostra cada vez maior e por isso é importante utilizar estratégias para se destacar e se tornar a principal escolha dos consumidores. Assim, as vendas de um empreendimento em épocas festivas precisam de uma série de estratégias para maximizar o lucro. 

Outro fator importante a se considerar é a fidelização dos clientes. As datas comemorativas aumentam a visibilidade das empresas, já que alcançam mais pessoas e são momentos com vendas altas. Mas, caso o consumidor se identifique com a marca e tenha uma boa experiência, a chance dele voltar é mais alta. Segundo Philip Kotler, referência em marketing, conquistar um novo cliente custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter um atual. Tal frase mostra a importância da fidelização dos clientes.

Por isso, separamos as melhores estratégias para aumentar as vendas em épocas festivas e fidelizar os consumidores à marca.

  1. Ações promocionais

As campanhas promocionais são importantes ações dentro do plano de marketing. Elas oferecem ferramentas para aumentar o engajamento dos clientes, fidelização e desenvolvimento do reconhecimento da marca junto ao mercado. 

Ao realizar uma campanha promocional, pretende-se envolver o consumidor em uma interação na qual ele próprio, além de consumir os produtos ou serviços oferecidos, torna-se divulgador da empresa. O engajamento do cliente é uma conquista importante para qualquer organização, pois é um estágio no qual a empresa estabelece um relacionamento mais próximo ao cliente. Ele confia na marca, comprova a qualidade dos produtos e principalmente consome regularmente, além de indicar a terceiros sempre que consultado. 

Através das campanhas promocionais, os clientes são envolvidos em uma interação positiva que favorece o “marketing oral”, isto é, aquele no qual ocorre a divulgação pelos próprios consumidores considerando a própria natureza de atração que um brinde ou desconto oferece. Isto facilita a disseminação da marca e dos produtos vinculados à promoção e colocam em evidência o nome da empresa.

  1. Preparar estoque e pessoal

Outra estratégia extremamente importante para a maximização de vendas e, consequentemente, maior lucratividade, é a preparação do estoque. Em datas comemorativas como natal, dia dos namorados, entre outros, a demanda aumenta muito, e é importante que as lojas estejam preparadas. Para isso, é necessário um planejamento e controle do estoque que preveja tal aumento.

Além disso, mostra-se importante preparar os colaboradores da empresa para conseguir captar clientes e atender a demanda. É necessário que a equipe de marketing esteja devidamente treinada para alavancar as vendas através da divulgação, para tornar supérfluo o esforço de vendas. Além disso, nos pontos de venda físicos é necessário um aumento no número de vendedores na semana da data comemorativa, visto que o fluxo aumenta muito.

  1. Descontos

Oferecer descontos nos valores de alguns produtos pode se tornar uma ótima estratégia para fazer com que a sua loja não tenha prejuízos e se mantenha relevante no mercado, além de fortificar os laços com seus consumidores. 

É importante entender que a realização de promoções aumenta a confiança entre o consumidor e a loja. Isso porque o cliente considera que as pessoas por trás do negócio se preocupam com ele, uma vez que estão oferecendo bons produtos com preços acessíveis.

Vale ressaltar que o ideal é realizar promoções realmente interessantes e vantajosas aos clientes, porque quanto maior for o desconto, mais clientes serão atraídos para a sua loja. Isso faz com que suas vendas aumentem consideravelmente. Dificilmente as pessoas entram em uma loja somente para comprar os produtos que estão em promoção, elas sempre acabam colocando no carrinho itens que não tinham intenção de comprar ou que lembraram que estavam precisando.

  1. Compre, leve

Existem diversas maneiras de utilizar a estratégia de “Compre, leve“, uma delas, por exemplo, é a de “Compre 2, Leve 3”, que faz com que o cliente leve um produto sem pagar por ele. Outra forma de utilizar é criando um brinde exclusivo para todos os clientes que comprarem um produto específico ou gastarem mais do que certa quantia. Nesse tipo de oferta, o consumidor tende a levar mais produtos e deixar o consumidor contente.

A estratégia “Compre, leve” é ótima para fidelizar o cliente e se destacar entre outras empresas, mas é importante analisar a margem de lucro que será realizada. É importante ter as finanças bem analisadas e estruturadas para não ter perda de capital.

É de extrema importância, principalmente para novos empreendedores, que estejam cientes de como maximizar os lucros de seus negócios em épocas festivas, e, por isso, trouxemos diversos pontos estratégicos, e os motivos, os quais favorecem a obtenção de lucro de sua empresa. Gostou do blog? Gostaria de saber mais sobre estratégias de marketing para empresas? Venha conferir outros blogs e conhecer mais sobre a Empresa Júnior PUC-Rio https://empresajunior.com.br/ 

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