3 vantagens de uma boa identidade visual

Marcas se edificam a partir do momento em que se estabelecem conceitos, valores e objetivos; porém, como isso chega ao público? A identidade visual entra em campo como protagonista de todo esse processo para o mundo; a partir dos tantos elementos que constituem uma identidade, o espectro visual da marca vai sendo criado a fim de comunicar com seu público alvo, com aquele que estiver suscetível a ser um cliente ou qualquer pessoa que cruze com seu empreendimento. Pensando nisso, trouxemos alguns dos benefícios que uma boa identidade visual pode proporcionar para sua marca, pensando, principalmente, que ela é o primeiro ponto de contato — e talvez o mais importante — com o mundo exterior.

1- Identifica e diferencia

Dentro da prática, a ponte entre público e marca, num primeiro momento, é justamente o contato com a identidade visual; apresentando o caminho que será percorrido e ilustrando esse primeiro impacto causado no cliente. Uma boa identidade visual gera credibilidade, curiosidade, e possivelmente, familiaridade e fidelização.

O processo de criação de uma nova identidade envolve muitos detalhes e muitas etapas. Trazendo como exemplo, temos a definição de uma paleta de cores — entendendo a forma como as cores se comunicam —, de um objetivo compilado dentro de uma tagline — a fim de comunicar diretamente um ideal da empresa — e de outros artigos de design. Sempre com o intuito de provocar uma aproximação com seu público alvo através de nostalgias figurativas ou sentimentos desdobrados a partir desse contato.

Em conjunto com o vínculo criado, o resultado da criação de identidade visual também tem como objetivo provocar uma diferenciação dentre tantos outros similares ao redor. Visto que o conjunto de características é desenvolvido especial e cuidadosamente para o empreendimento em questão, o resultado final é um claro destaque no mercado no qual se está inserido. Uma boa identidade visual é responsável por carregar esse atributo.

2- Unifica 

Todos os caminhos para construir uma identidade visual necessitam seguir uma linha criativa consistente, de maneira que se estabeleça uma unidade. Assim, os elementos contidos nela são trabalhados de maneira que transmitam visualmente todos os pilares da marca para seu público, sempre buscando o modo mais eficaz de fazer isso.

Como pontos de contato necessários para estabelecer esses pilares, temos conceitos, missão, visão, valores, posicionamento, tom de voz, dentre tantos outros, que podem ter sua essência agregada à visualidade da marca. O processo de construção feito por profissionais tem como objetivo unificar esses elementos, trazendo um resultado conciso e uma melhor comunicação.

A identidade visual, assim, se dá como uma maneira uniforme de se posicionar no mercado como marca. Todos os elementos — seja paleta de cores, tipografia, dentre outros — são trabalhados e pensados para melhor atingir esse objetivo. Com essa unificação, esse produto de design provoca uma ação de reforço com os seus a sua volta, construindo um padrão necessário para reconhecimento. E, agregado ao tópico anterior, reforça a diferenciação do empreendimento, visto que cada identidade é única e tem suas próprias características individuais. 

3- Agrega valor

Leonardo Kary, Diretor Sênior de arte no Nubank, disse: “Partindo do logo, essa combinação de elementos vai ajudar a contar histórias, transmitir mensagens,o posicionamento e gerar desejo. Isso tudo, para gerar memória e valor para sua marca”.

 Isso se dá porque, apesar da estratégia da marca existir em seu plano interno, a forma como a marca se coloca no mercado externamente e como envolve seu público também faz parte dos objetivos e fins de uma empresa. Como primeiro ponto de contato com o externo, a identidade visual lida com toda essa mensagem a ser transmitida. 

É trabalho do designer encarregado identificar a melhor forma de transmitir os tópicos citados acima, alinhando sempre os pilares conceituais para que o empreendimento seja visto da exata forma que gostaria. E, por ser concebida com tanto cuidado e atenção, a identidade visual carrega consigo credibilidade, principalmente ao lado do posicionamento da marca. Dessa forma, o conjunto de itens visuais é um esmero essencial que acrescenta camadas ao empreendimento, se aprofundando em detalhes especiais, porém muito necessários para todo o âmbito empresarial. 

4- (Bônus!) Comunica

E, como um benefício extra para você que ficou até aqui… A identidade visual também exerce um grande papel no momento de comunicação com seu público alvo. Ela é projetada com esse importantíssimo ponto em pano de fundo, sempre. Portanto, investir em uma identidade visual vai muito além da estética pura. Também preparamos outro artigo sobre como otimizar a comunicação com seu público alvo que, com certeza, será útil para entender um pouco mais sobre esse aspecto que toda marca tem.

Portanto, acima de tudo, a criação de uma identidade visual valoriza diversos aspectos que são cruciais para o estabelecimento e perpetuação da marca. Além dos benefícios aqui tratados — identificar, diferenciar, unir, agregar valor e comunicar —, outros muitos ainda são atrelados a esse produto de design. Assim, ela se estabelece como o cerne da marca e possui um papel fundamental na relação da mesma; uma boa identidade visual possui poder e tem força. 

Design é o embaixador silencioso da sua marca”, de acordo com Paul Rand, renomado designer responsável por revolucionar a maneira como a identidade visual era usada por grandes empresas. Acrescentando à Rand, o design pode ser silencioso, mas sua presença é imprescindível e vale muito! Assim sendo, entendemos a magnitude de um projeto desses. Aqui na Empresa Júnior, trabalhamos com excelência nesse serviço. Confira alguns cases em nossa página de projetos, e também em nosso portfólio de design.

Podemos te ajudar!

Pensando na importância de uma boa identidade visual — como observado no artigo —, é importante que esse conhecimento seja realmente aplicado de maneira efetiva.

Portanto, caso sua marca ainda não tenha uma identidade visual, esse é seu dia de sorte! Na Empresa Júnior, trabalhamos com a consultoria ideal para executar suas necessidades ao seu lado. Com uma equipe de estudantes capacitados, construiremos uma identidade visual que identifica, diferencia e agrega valor para a sua marca. 

Para mais detalhes, entre em contato conosco e marque uma reunião de diagnóstico gratuita!

Veja Mais

Receba uma consultoria gratuita para o seu negócio

Fale com especialistas em consultoria empresarial

Quer receber apoio profissional para alavancar o seu negócio?

Receba uma consultoria gratuita dos nossos especialistas da Empresa Júnior PUC-Rio

Agende um diagnóstico gratuito da sua empresa e receba um orçamento