Com cada dia mais informações para serem processadas, a dificuldade de manter uma comunicação efetiva no ambiente de trabalho vem aumentando. Por isso, trouxemos 3 ferramentas para impulsionar o seu negócio, permitindo uma melhor estruturação.
Na maioria das corporações, a falta de compartilhamento de informações de maneira efetiva é a principal barreira para a empresa atingir seus objetivos. A partir disso, surgem métodos para tornar a comunicação empresarial mais produtiva, ativa, fluida e estruturada.
Pirâmide de comunicação
A comunicação interna pode se formar como uma pirâmide, assim como acontece muitas vezes com a pirâmide organizacional. Com fluxos de mensagens, se estabelece dentro de um organograma.
Matriz de comunicação
A matriz de comunicação é uma ferramenta muito usada em grandes corporações. Centrada no projeto, ela traz os principais interessados na empreitada e todos os aspectos comunicacionais da mesma. Uma matriz de comunicação pode ter, dentre outros elementos:
- Tipo de comunicação (Título da comunicação, qual o seu |nome|?)
- Objetivo (Por que essa comunicação está sendo feita? Quais os seus objetivos? Qual a mensagem a ser transmitida?)
- Meio (e-mail, mensagem de texto, ligação, videoconferência ou reunião)
- Frequência (Quando essa comunicação deve ser efetuada? Sempre que necessário? Semanalmente? Ou quando há um evento que condicione o contato?)
- Audiência (Quem deve ser informado sobre esse tópico?)
- Proprietário (Quem realiza a comunicação?)
- Materiais (Materiais para serem produzidos para/após a reunião (Por exemplo, a ata da reunião)
Matriz RACI
Também conhecida como Gráfico de Responsabilidade Linear, a Matriz RACI é uma ferramenta que tem como objetivo conectar de maneira didática responsáveis a suas respectivas demandas. A mesma tem formato de matriz e ressalta quem são os agentes que estão envolvidos em tarefas que precisam ser realizadas.
As atribuições realizadas na tabela ocorrem pela classificação de Responsável, Autoridade, Consultado e Informado, em que são designadas as letras R,A,C e I para ilustrar quem executa qual papel diante de determinada meta.
Dessa forma, separamos algumas perguntas para facilitar a separação entre os membros da equipe:
- Responsável: Quem será o designado para realizar a tarefa?
- Autoridade: Quem possui o poder de tomar decisões a respeito da tarefa?
- Consultado: Quem deve ser chamado para colaborar com decisões na execução da tarefa?
- Informado: Quem deve ser notificado sobre o andamento do trabalho?
Sabemos da importância da comunicação interna, por isso separamos essas 3 ferramentas para impulsionar o seu negócio. Quer saber mais dicas de como cuidar da saúde da sua empresa? Confira nossos blogs no site.
Além disso, confira o material que produzimos sobre o tema para você e seu negócio!
Clique aqui e venha saber mais sobre a Empresa Júnior PUC-Rio https://empresajunior.com.br/as-vantagens-de-entrar-na-empresa-junior-puc-rio/