3 Dicas para um bom Vídeo Institucional

Antes de tudo, o que é um vídeo institucional?

Um vídeo institucional é um vídeo feito por uma empresa para transmitir uma mensagem interna, divulgar seus valores, produtos e serviços e mostrar a essência de seu negócio aos seus integrantes. Ele é feito para transmitir de forma visual e compacta a alma da marca, tanto para clientes como também para integrantes da organização, sendo uma forma de fortalecimento da marca e de identificação do público para com a mesma. 

Dica 1: Fazer um vídeo que reflita a identidade visual da sua empresa

Por se tratar de uma forma de comunicação entre a sua empresa e seus integrantes, é importante que o vídeo institucional reflita a identidade visual da sua empresa para fortalecer sua cultura organizacional. Ou seja, o vídeo deve ser pensado para transmitir valores e comportamentos desejados na empresa.

A identidade visual é todo o conjunto de elementos visuais que representam uma marca e seus valores. Ela está diretamente ligada ao marketing sensorial, um marketing que estimula nossos sentidos, neste caso, a visão. Ter uma identidade visual bem elaborada é indispensável para transmitir a essência da sua empresa para consumidores e colaboradores e fazê-la ser lembrada pelo público de forma simples, como, por exemplo, com a associação a uma cor específica. No caso do vídeo institucional não é diferente: a aparência do vídeo transmite para o público-alvo uma mensagem sobre a sua empresa — além do que está sendo escrito ou falado — e é fundamental que ela esteja alinhada com os seus valores. 

Se a identidade visual não estiver alinhada com o que a empresa quer expressar, o vídeo pode não alcançar seu objetivo final, fazendo com que se torne um esforço sem objetividade. Por outro lado, se ela for bem utilizada, o vídeo agregará mais valor ao negócio e permitirá que os espectadores sejam mais impactados. Assim, eles poderão ter uma compreensão melhor da mensagem sendo transmitida e da identidade da empresa como um todo. Por isso, é importante ter uma identidade visual bem elaborada presente no seu vídeo institucional.

Dica 2: Fazer um bom planejamento

Ao pensar em fazer um vídeo institucional, é preciso primeiro fazer um planejamento do seu conteúdo. Antes de tudo, é importante definir qual o seu objetivo, onde, o que e como você quer alcançar o fim almejado, deixando claro o público que você deseja alcançar e qual mensagem quer transmitir.

Um dos primeiros passos desse planejamento é a definição do público-alvo. Um vídeo institucional pode ser voltado para clientes, visitantes, funcionários ou diversos outros grupos de interesse da empresa.

Para clientes, um vídeo desse tipo pode ser usado para construir uma relação de confiança e mostrar como funciona o seu negócio. Já para investidores, ele pode ajudar a transmitir os diferenciais da empresa, além de valorizar seus resultados. 

A elaboração de um roteiro também é um ponto essencial, pois ela permitirá uma estruturação mais sólida, assim como o alinhamento com toda a equipe que participará da produção desse vídeo. Com ele, as pessoas terão um objetivo claro a ser alcançado, com uma base clara e efetiva do que deve estar no vídeo, o que impede que conteúdos sejam esquecidos, facilitando na hora da revisão.

Além disso, o formato do vídeo pode variar, para que, por exemplo, ele use ou não locução e apresentadores. Essas características também influenciam na forma como o público receberá o vídeo e na sua efetividade, assim como refletem a imagem da sua empresa.

A trilha sonora é outro ponto importante a ser abordado, já que ela é outra forma de transmitir o tom do vídeo aos espectadores, e pode prejudicar seu entendimento se for mal escolhida.

Por fim, a edição do vídeo deve ser feita tendo em mente os seus objetivos. Uma edição bem feita garante que a mensagem do vídeo seja passada de maneira eficiente, selecionando as melhores imagens a serem usadas e organizando o vídeo de maneira adequada.

Dica 3: Investir na qualidade 

Ao gravar seu vídeo institucional,  é importante  estar atento à qualidade  do resultado final. Um vídeo de má qualidade pode passar para os espectadores a impressão de certo desleixo da empresa para com seus clientes e possíveis leads, espelhando uma imagem que, por mais que fora da realidade, passa a ser o que foi transmitido para o público.

A iluminação e o áudio são dois pontos importantes na hora de fazer a gravação, visto que influenciam na percepção de qualidade do vídeo institucional. Uma iluminação mal feita ou um áudio de baixa qualidade podem prejudicar a compreensão de quem vê o vídeo, diminuindo sua efetividade. Caso queira saber mais sobre esses pontos, clique aqui para algumas dicas de iluminação, e aqui para saber como gravar um áudio de qualidade nos seus vídeos.

Veja Mais

Categorias

Entre em contato conosco se você tiver alguma dúvida