Um empreendimento nada mais é do que a sua organização interna. Uma empresa com um ambiente interno desorganizado acaba por externalizar as suas dúvidas, problemas e preocupações diárias aos seus potenciais consumidores. Trabalhar em um local desorganizado traz desmotivação aos funcionários e afeta fortemente o endomarketing, ou seja, a visão e gosto que esses stakeholders têm da instituição na qual trabalham. Por serem stakeholders, afetam diretamente os projetos da empresa, seja positiva ou negativamente, conforme o seu bem estar.

Não há vergonha em usar ferramentas para atingir um ambiente de trabalho positivo e facilitar o acompanhamento do seu dia a dia. São muitos os dados a acompanhar, especialmente para micro e pequenas empresas. Sejam mensagens entre colegas, reuniões de equipes ou análise dos posts nas redes sociais, a quantidade de informações pode ser assustadora e facilmente se misturam.

Por isso, trazemos algumas dicas de aplicativos para ajudar no dia a dia da sua empresa:

Trello:

O Trello é uma plataforma de organização dinâmica e intuitiva para ajudar na visualização macro do seu dia a dia de trabalho. Além disso, no Trello é possível gerenciar processos internos como comunicação, integração de funcionários, atendimento ao cliente, calendário de produção, etc.

A versatilidade da plataforma não para em seus múltiplos usos para um empreendimento, e formas de visualização de tarefas, é possível usar o Trello, também, como um quadro de ideias, para a realização de brainstorming, por exemplo. Cada lista pode ser um macro tópico, e cada cartão, uma ideia diferente. 

Além de todas essas funcionalidades, o Trello ainda pode se conectar com diversas plataformas de armazenamento de arquivos, como Google Drive, Dropbox e OneDrive. Esse processo torna a visualização completa, já que não é preciso a mudança de aba na hora de se organizar e assim, evita retrabalhos.

Google Agenda

De início, o Google Agenda pode parecer uma plataforma casual demais para verdadeiramente ajudar no dia a dia, mas quanto mais se usa, mais fica aparente o impacto de uma agenda organizada na rotina diária. O Google Agenda, além da função clara de marcar tarefas e horários, também serve como uma das muitas possibilidades de integração de equipe. 

Por ter a possibilidade de customizar totalmente sua visualização no site, é possível marcar deadlines junto com outras pessoas, de maneira rápida, tornando a execução de tarefas mais fácil e diminuindo a necessidade de cobranças. Além disso, o aplicativo do Google Agenda também é fundamental na organização diária, visto que ele manda notificações de pendências e reuniões durante o dia, e ainda permite o acesso do Google Meet pelo próprio app, salvando o espaço do seu celular.

Recentemente, o Google disponibilizou uma extensão para o Zoom, possibilitando marcar e entrar em reuniões do Zoom diretamente da sua agenda do Google. Essa ferramenta é extremamente útil, já que, normalmente, o Meet é usado para reuniões menores e o Zoom para reuniões maiores.

Pipedrive

Acompanhar o processo de vendas pode ser confuso e exaustivo, mas não com o Pipedrive. Ele é uma plataforma de gerenciamento de contatos que te ajuda a ter uma visão completa tanto do seu funil de vendas, quanto dos leads, prospects e clientes atuais. Além disso, o Pipedrive guarda todas essas informações na nuvem, então, elas ficam muito bem guardadas.

O Pipedrive permite que você veja todo o seu processo de vendas de uma vez, com os nomes dos clientes, dias passados na negociação e cada etapa do funil separado em uma categoria, para facilitar o entendimento. Além disso, a plataforma é altamente customizável, podendo ser adaptada para quaisquer necessidades que seu empreendimento tiver.

Power BI

O Power BI é uma plataforma de extrema importância para aqueles que querem tirar o máximo dos dados da sua empresa. Por ser uma plataforma da Microsoft, é possível integrá-la a outras plataformas, como por exemplo o Excel, essa integração permite que os dados da sua empresa passem para o Power BI de forma fácil e rápida.

Além disso, o Power BI também deixa seus dados mais dinâmicos e fáceis de entender, transformando planilhas em gráficos e diagramas. Outro recurso encontrado no Power BI é a Inteligência Artificial, que permite que os usuários acessem reconhecimento de imagem e análise de texto dentro da plataforma. 

Slack

O Slack é a melhor plataforma para a realização da comunicação interna de uma empresa. Além de possuir Canais abertos para facilitar a entrada e saída de pessoas em equipes e projetos, ele também fornece mensagens diretas e Canais fechados, se necessário. 

Além das funções básicas como reações e respostas dinâmicas para cada mensagem, é possível usar o Slack como um “robô” com diversas funcionalidades. O Slack pode programar lembretes para você ou para outras pessoas na sua rede de contatos. Ele também pode ser integrado com o Zoom, Google Agenda, Gmail e Trello, para tornar seu dia a dia de trabalho mais dinâmico, reduzindo a necessidade de pular de site para site ou de aplicativo para aplicativo.

Streak

Esse software de rastreamento de e-mails foi desenvolvido para melhorar o seu CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), mas acaba fazendo muito mais do que isso. Esse software permite que você mapeie seus e-mails enviados, mostrando quantas visualizações cada um recebeu e em qual hora e lugar foram abertos. Essa ferramenta é ótima para acompanhar o engajamento dos destinatários com o seu e-mail marketing, mas também pode ser usada para checar a abertura de e-mails por clientes, possíveis prospects e pelo resto da sua equipe. 

Outra função importante do Streak é o modelo Pipeline, que permite a atribuição de fases a cada e-mail enviado. Você adiciona uma espécie de etiqueta editável no seu e-mail, como “enviado”, “aberto”, “respondido” ou “resolvido” – essa classificação fará com que ele apareça na aba do Streak dentro do Gmail e permita que seja movido entre caixas a cada passo avançado.

O Streak é baixado como uma espécie de extensão para a sua conta Google, se conectando, por exemplo, com o seu Gmail, Sheets e Drive. Pode ser usado tanto no desktop como no celular, dentro dos aplicativos Google. 


  • Rafaela Lima e Manuela Werneck
× Agende um diagnóstico