Petrobrás

Mapeamento dos processos internos de uma multinacional.

Como começou

A Petrobrás procurou a Empresa Júnior PUC-Rio em 2002 tendo como objetivo compreender a comunicação e as atividades entre a gerência de quatro áreas da EGP – Estratégia de Gestão de Portfólio. Além disso, o projeto também estudou os processos de “input” e “output”da empresa e o fluxo de informações entre as áreas de Marketing, Planejamento de Extração e Produção de Petróleo.

O projeto

A equipe da Área de Processos da Empresa Júnior PUC-Rio prestou o serviço de Mapeamento de Processos para a Petrobrás.

Nossa equipe mapeou as atividades das gerências das quatro áreas da EGP. Este projeto foi subdividido em três etapas: desenho do mapa de relacionamento, mapeamento dos processos críticos e mapeamento dos processos específicos das gerências.

A realização desse serviço foi bastante desafiadora por tratar-se de uma empresa tão grande e por ter sido o primeiro projeto de Mapeamento de Processos da EJ PUC-Rio. Todas as informações eram gravadas em fitas para que depois a equipe pudesse desenhar os mapas no Microsoft Visio, programa até então inutilizado pela empresa. De acordo com relatos da equipe e com a Pesquisa de Satisfação Final do projeto, a Petrobrás considera que o serviço prestado atingiu os objetivos traçados.